2024

Microclimatologia dos habitats

Nome: Microclimatologia dos habitats
Cód.: GEO13355L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de conhecimentos básicos de Microclimatologia e aplicação destes a ambientes naturais (superfícies nuas, áreas sob ocupação florestal e agrícola, interfaces e heterogeneidades diversas, animais e o homem) e a ambientes modificados pelas actividades humanas (habitações e paisagens urbanas, estufas e cortaventos, fogos, poluição atmosférica, …). Pretende-se que os alunos adquiram competências suficientes que lhes permitam intervir na área do planeamento.

Conteúdos Programáticos

Microclimatologia: Escala dos fenómenos atmosféricos; Camada limite. O Sistema climático: Componentes, propriedades e processos. A energia no Sistema Climático: A radiação solar, terrestre e atmosférica; Balanços de radiação e de energia numa superfície. A água no sistema climático: O ciclo hidrológico. Componentes. Balanço Hidrológico (o caso do Solo). Bases físicas da Microclimatologia: Relações termodinâmicas básicas. Estabilidade atmosférica. Transporte de momento, energia e massa na camada limite: A superfície activa. Vento, temperatura e vapor de água na camada limite.. Temperatura e humidade do solo. O clima de ambientes naturais: Superfícies nuas. Áreas sob ocupação florestal, agrícola ou agro-florestal. Interfaces e heterogeneidades diversas. Animais. O clima de ambientes modificados. Habitações e paisagens urbanas. Estufas e cortaventos. Fogos. Poluição atmosférica. Precipitação Ácida. Instrumentação micrometeorológica.

Métodos de Ensino

As aulas são essencialmente teórico-práticas e, por permitirem a aplicação paralela das temáticas entretanto expostas, visam uma participação mais activa dos alunos (e por isso, mais crítica). Os alunos realizarão um trabalho prático (TP) sobre um tema específico, proposto pela docência ou aceite por esta mediante sugestão dos alunos. Este trabalho será realizado em grupo e ao longo do semestre, e apresentado pelos alunos durante o período das aulas teórico-práticas. Este trabalho será apoiado em bibliografia de referência e outro material didáctico disponibilizado pela docência ou existente na biblioteca.

A avaliação afere a aquisição dos conceitos e a aplicação destes a situações concretas. A avaliação compreende a apreciação de frequências/testes ao longo do semestre ou, em alternativa, um exame final (prova escrita) e apreciação do trabalho prático. Este trabalho corresponde a 25% da Nota Final, enquanto o resultado dos testes ou do Exame equivale a 75% da Nota Final.

Bibliografia

1. Bibliografia de referência:
Arya, S. P. 1988. Introduction to micrometeorology. Academic Press, Inc., San Diego
Campbell, G.S. 1987. An introduction to environmental biophysics. Springer-Verlag, New York
Marsh, W.M. & Dozier, J. 1981. Landscape. An Introduction to Physical Geography.
Oke, T.R. 1978. Boundary layer climates. Methuen & Co LTD, London
Addison-Wesley, Reading MA.
Monteith, J. L. & Unsworth, M. H. 1990. Principles of Environmental Physics. Edward Arnold, London
Rosemberg, N., Blad, B. L. & Verma, S. B. 1983. Microclimate. The biological environmental (2ªed.), John Willey & Sons, New York
2. Apontamentos para as aulas:
Andrade, J. 2011. Energia no sistema Climático. Apontamentos para aulas da disciplina de Microclimatologia dos Habitats. Universidade de Évora. 30 pp.
Andrade, J. 2011. A cascata da água. Apontamentos para aulas da disciplina de Microclimatologia dos Habitats. Universidade de Évora. 71 pp.