2024

Pensamento Geográfico

Nome: Pensamento Geográfico
Cód.: GEO13348L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender de forma abrangente e integrada a evolução das principais ideias, teorias, conceitos e perspetivas da geografia e qual a sua utilidade social.
Conhecimentos:
1. Compreender o papel da geografia enquanto disciplina de charneira, entre as ciências da terra e as ciências sociais e humanas;
2. Identificar os principais momentos da evolução do pensamento geográfico, internacional e nacional, e problematizar o seu futuro;
3. Perceber a utilidade social da geografia, as suas especificidades, os quadros institucionais em que esta se inscreve e desenvolve;
Aptidões e competências:
4. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, tendo em conta os quadros teóricos de referência;
5. Problematizar questões geográficas através da observação e da leitura;
6. Desenvolver espírito de iniciativa e capacidade de trabalho autónomo, individualmente e em equipa.

Conteúdos Programáticos

1. Geografia: teoria, objeto e método
1.1. Unidade e diversidade: geografia física e geografia humana
1.2. A geografia aplicada: contextos e práticas
2. Pensamento geográfico: evolução, debates e controvérsias
2.1. Geografia pré-moderna: antiguidade clássica, renascimento e iluminismo
2.2. Aparecimento da geografia moderna: institucionalização científica e disciplinar
2.3. A perspetiva regional
2.4. A “nova geografia”: revolução quantitativa e ciência espacial
2.5. Geografias humanistas
2.6. Geografias radicais
2.7. Geografias feministas: género e sexualidade
2.8. Geografias pós-coloniais, etnicidade e “raça”
3. A geografia portuguesa: temas e protagonistas
3.1. Das origens a Orlando Ribeiro
3.2. Da revolução de 1974 à atualidade
4. O futuro da geografia: desafios e oportunidades
4.1. Desafios teóricos num mundo pós-paradigmático
4.2. Novos temas e abordagens

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular será assegurada por dois docentes com formações complementares – geografia humana e geografia física – possibilitando aos alunos, sobretudo nos pontos 1 e 4 dos conteúdos programáticos, um primeiro contacto com a diversidade interna da disciplina e os desafios que esta implica. Em termos genéricos, o modelo de ensino-aprendizagem que informa esta unidade curricular é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), privilegiando-se uma abordagem eminentemente prática e integradora das temáticas abordadas. Para além de um teste teórico-prático individual, os alunos terão de elaborar um portefólio constituído por três trabalhos práticos de grupo e um diário reflexivo individual. Cada um dos trabalhos práticos será construído em torno de um desafio e/ou problema que permitirá aos alunos desenvolver competências de investigação básicas e adquirir conhecimentos científicos essenciais.

Bibliografia

Capel H (2012) Filosofia y ciencia en la Geografía contemporánea: Una introducción a la Geografia. Barcelona, Ediciones del Serbal.
Claval P (2006) História da Geografia. Lisboa, Edições 70.
Matthews J A, Herbert D T (2008) Geography: A Very Short Introduction. Oxford, Oxford University Press.
Ribeiro O (2012) O Ensino da Geografia. Porto, Porto Editora.
Unwin T (1992) The Place of Geography. Harlow, Prentice Hall.

Equipa Docente (2023/2024 )