2023
Fundamentos de Orquestração II
Nome: Fundamentos de Orquestração II
Cód.: MUS1918L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer as características técnicas e expressivas dos instrumentos de sopro.
Conhecer em geral os instrumentos da orquestra clássica e dominar as transposições de todos os instrumentos transpositores.
Desenvolver a orquestração pelo prisma da funcionalidade.
Conhecer em geral os instrumentos da orquestra clássica e dominar as transposições de todos os instrumentos transpositores.
Desenvolver a orquestração pelo prisma da funcionalidade.
Conteúdos Programáticos
Instrumentos de sopro, madeiras e metais:
- caraterísticas gerais;
- características individuais;
Análise de orquestrações de obras representativas da escrita orquestral.
Realização de orquestrações para diferentes ensembles de sopros.
Realização de orquestrações para orquestra clássica completa.
É a própria escrita que permite ao aluno compreender, não apenas os limites físicos dos instrumentos, mas também a suas qualidades diferentes em cada registo.
- caraterísticas gerais;
- características individuais;
Análise de orquestrações de obras representativas da escrita orquestral.
Realização de orquestrações para diferentes ensembles de sopros.
Realização de orquestrações para orquestra clássica completa.
É a própria escrita que permite ao aluno compreender, não apenas os limites físicos dos instrumentos, mas também a suas qualidades diferentes em cada registo.
Métodos de Ensino
A uc é lecionada a uma Turma pequena.
Audição e análise de obras com a turma do ponto de vista da orquestração.
Realização de orquestrações de pequenos excertos com a turma.
Correção de trabalhos de forma individual mas sempre com a observação e participação de toda a turma.
Avaliação
- trabalhos letivos semanais ou quinzenais (TL);
- uma frequência (F).
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (TLx0,5) + (Fx0,5)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).
Exame para os alunos que não completarem ou reprovarem na avaliação contínua.
Audição e análise de obras com a turma do ponto de vista da orquestração.
Realização de orquestrações de pequenos excertos com a turma.
Correção de trabalhos de forma individual mas sempre com a observação e participação de toda a turma.
Avaliação
- trabalhos letivos semanais ou quinzenais (TL);
- uma frequência (F).
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (TLx0,5) + (Fx0,5)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).
Exame para os alunos que não completarem ou reprovarem na avaliação contínua.
Bibliografia
ADLER, Samuel, The Study of Orchestration, Second Edition, New York and London: W. W. Norton & Company, 1989.
PISTON, Walter, Orchestration,London Victor Gollancz ltd, Great Britain, 1978.
SCHERCHEN, Hermann, El Arte de Dirigir la Orquesta, Editorial Labor, S.A., Barcelona, 1988.
CARSE, Adam, The History of Orchestration, Dover Publications, New York, 1964.
HEACOX, Arthur, Project in Lessons in Orchestration, Oliver Ditson Company, U.S.A., 1928.
PISTON, Walter, Orchestration,London Victor Gollancz ltd, Great Britain, 1978.
SCHERCHEN, Hermann, El Arte de Dirigir la Orquesta, Editorial Labor, S.A., Barcelona, 1988.
CARSE, Adam, The History of Orchestration, Dover Publications, New York, 1964.
HEACOX, Arthur, Project in Lessons in Orchestration, Oliver Ditson Company, U.S.A., 1928.
Equipa Docente (2021/2022 )
- Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz [responsável]