2024

Análise Musical IV

Nome: Análise Musical IV
Cód.: MUS13004L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

– Compreender as funções musicais da textura, do timbre e da dinâmica;
– Desenvolver competências em leitura de partituras;
– Adquirir uma compreensão da relação entre a teoria e a prática na música;
– Estimular o interesse na capacidade de trabalhar de forma independente;
– Reflectir criticamente sobre a sua própria prática;
– Apresentar ideias com clareza e saber comunicá-las de forma eficiente.

Conteúdos Programáticos

– Os aspectos qualitativos e quantitativos das texturas;
– Tipos de texturas musicais;
Uníssono
Melodia e acompanhamento
Melodia secundária
Escrita por partes
Textura contrapontística
Acordes
Texturas Complexas
– A variação da textura como factor estrutural.

Métodos de Ensino

A Unidade curricular é lecionada em Turma.
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.

Avaliações (AV)

Os alunos podem escolher entre:

- Avaliação Contínua:
• duas frequências (F);
• um trabalho de análise (TA);

A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:

AV = (F1 x 0,3) + (TA x 0,3) + (F2 x 0,4)

O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).

- Exame final:
• exame escrito de duas horas (E)

AV = (E x 1,0)

Avaliação

Avaliações (AV)

Os alunos podem escolher entre:

- Avaliação Contínua:

• Assiduidade (A);
• Duas frequências (F);
• Um trabalho de análise ou uma apresentação oral (TA).

A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (A x 0,15) + (F1 x 0,3) + (F2 x 0,3) + (TA x 0,25)

O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (este limite não se aplica aos alunos que tenham o estatuto de trabalhador estudante).

Trabalhador-estudante:

AV = (F1 x 0,35) + (F2 x 0,35) + (TA x 0,30)


- Exame final:

• Exame escrito de duas horas (E)

AV = (E x 1,0)

Bibliografia

BARRIÈRE, J.-B. (Ed.). (1991). Le timbre. Metaphore pour la composition. Paris: Christian Bourgois éditeur, I.R.C.A.M.
BERRY, W. (1987. ) Structural Functions in Music, New York (NY): Dover Publications.
LIGETI, G. (1958). “Metamorphoses of Musical Form”. in Die Reihe 7, pp. 5–19.
PISTON, W. (1969). Orchestration. London: Victor Gollancz Ldt.
RATNER, L. G. (1980). Classic music: expression, form, and style, New
York (NY): Schirmer.

Bibliografia específica (i.e., de acordo com as obras em análise em cada semestre)

Equipa Docente (2023/2024 )