2024

Instrumento de Jazz III

Nome: Instrumento de Jazz III
Cód.: MUS12986L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Disciplina semestral inserida num conjunto de seis semestres visando o progressivo desenvolvimento técnico artístico na respectiva área especifica de cada instrumento jazz, focando genericamente os seguintes aspectos:
- cognitivos (interpretação de notação e oral, improvisação,  e contextualização histórica dos repertórios em estudo)
- musical/expressivos (descoberta, consciencialização, desenvolvimento da criatividade individual e dos instintos musicais próprios do estudante)
- técnicos (conhecimento de particularidades de funcionamento do instrumento em função dos objectivos interpretativos requeridos pelos repertórios em estudo)
- comunicativos (aspectos extra-musicais da performance: convenções, indumentária)

Conteúdos Programáticos

Estudo (e subsequente apresentação pública) de composições específicas do repertório de jazz. O programa individual, por instrumento, será definido pelo docente para cada estudante no início do semestre, em função das aptitudes específicas, do grau de desenvolvimento e da maturidade técnico/artística deste último. Na sequência de Instrumento Jazz II, fomenta-se progressivo desenvolvimento técnico e artístico nas seguintes áreas:
- Técnica de instrumento (postura, respiração, controlo de efeitos específicos e proficiência geral)
- Improvisação Jazz (formas; relação escala/acorde; ritmo)
- Estudo de escalas e arpejos bem como 'patterns' típicos
- Estudo e prática de repertório standard Jazz das épocas e estilos: Early jazz/New Orleans; Swing; Bebop; Hard Bop; West Coast; Fusion; Avant-garde e Contemporâneo
- Técnicas de arranjo para pequena ensemble
- Transcrição de solos

Métodos de Ensino

Definição do programa individual e da bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno, por parte do docente.
Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Organização de atividades complementares de formação (audições, seminários, master classes, etc.)
Avaliação:
- ponderação de parâmetros de avaliação contínua (participação, assiduidade, desempenho, progressão) - 40%
prova pública perante um júri: performance de cerca de 25 minutos de duração compreendendo um mínimo 2 peças contrastantes e excluindo a apresentação de excertos de orquestra; não deverão ser executadas as repetições indicadas nas obras apresentadas - 60%

Bibliografia

*ABERSOLD, J.Y (1967). A New Approach to Jazz Improvisation, Jamey Abersold
BACHTRAEGL, E. (1985) Modern Rhythm and Reading Script, Manhattan Press
BRUSER, M. (1997). The Art of Practising. New York: Three rivers press.
COLIN, C. (1980). Bebop Duets vols. I-II-III, Treble Clef Editions
COKER, J. (1982). Patterns for Jazz, Alfred Music
ESCHER, W. (1990). Characteristic Jazz Studies. Manhattan Press
HAERLE D. (1983). Scales for Jazz Improvisation, Alfred Music
LIEBERMAN, J. L. (1991). You Are Your Instrument: the definitive musician's guide to practice and performance.
NELSON, O. (2010). Patterns for Improvisation, Jamey Abersold
*Para além de outra bibliografia especifica de acordo com cada área instrumental