2023
Ensemble V
Nome: Ensemble V
Cód.: MUS12982L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O programa visa a aquisição de competências na área da execução, explicação (ou transmissão) e ensino
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
Conteúdos Programáticos
Hard Bop e sub-estilos (Be Bop, Funky/Soul, Art Blakey, Joe Henderson, McCoy Tyner, Coltrane, M. Davis,
Wayne Shorter, Herbie Hancock, etc...)
Señor Blues
Along Came Betty
Whisper Not
Giant Steps
Moments Notice
Maiden Voyage
Children of the Night
Speak No Evil
Cantalupe Island
Watermelon Man
Avant-garde dos anos 60 (free jazz).
The Sphinx (O. Coleman)
Blues Connotation (O. Coleman)
Broadway Blues (O. Coleman)
Fables of Faubus (Mingus)
There Is The Bomb (Don Cherry)
Number Eight (Potsa Lotsa) - (E. Dolphy e B. Little)
Out To Lunch (E. Dolphy)
Love Cry (A. Ayler)
Nefertiti
Theme For Ernie (Archie Shepp)
Jazz-Rock Fusão.
Chameleon
Spain
Birdland
Soul Intro/The Chcken
Red Clay
Jazz recente (a partir da década 80).
Pools (Steps Ahead)
Blue Heaven (Dave Douglas)
Inner Urge (Joe Henderson)
Nothings Personal (Michael Brecker)
Not Ethiopia (The Brecker Brothers)
(Standards tocados de uma maneira pós-moderna).
Wynton Marsalis
Dave Douglas
Jazz Português
Wayne Shorter, Herbie Hancock, etc...)
Señor Blues
Along Came Betty
Whisper Not
Giant Steps
Moments Notice
Maiden Voyage
Children of the Night
Speak No Evil
Cantalupe Island
Watermelon Man
Avant-garde dos anos 60 (free jazz).
The Sphinx (O. Coleman)
Blues Connotation (O. Coleman)
Broadway Blues (O. Coleman)
Fables of Faubus (Mingus)
There Is The Bomb (Don Cherry)
Number Eight (Potsa Lotsa) - (E. Dolphy e B. Little)
Out To Lunch (E. Dolphy)
Love Cry (A. Ayler)
Nefertiti
Theme For Ernie (Archie Shepp)
Jazz-Rock Fusão.
Chameleon
Spain
Birdland
Soul Intro/The Chcken
Red Clay
Jazz recente (a partir da década 80).
Pools (Steps Ahead)
Blue Heaven (Dave Douglas)
Inner Urge (Joe Henderson)
Nothings Personal (Michael Brecker)
Not Ethiopia (The Brecker Brothers)
(Standards tocados de uma maneira pós-moderna).
Wynton Marsalis
Dave Douglas
Jazz Português
Métodos de Ensino
Definir reportório de acordo com os conteúdos programáticos do semestre em parceria com os alunos.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Bibliografia
N/D. (1988). The Real Book. (N/D, Ed.) (5th ed., p. 512). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.