2024

Ensemble IV

Nome: Ensemble IV
Cód.: MUS12981L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa visa a aquisição de competências na área da execução, explicação (ou transmissão) e ensino
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.

Conteúdos Programáticos

Cool (New York anos 50)/West Coast (L.A anos 50)/Third-Stream/”Lennie Tristano style” (New
York/Chicago anos 50).
Boplicity
Jeru
All The Things You Are
Lido Road
Walkin’ Shoes
Take Five
Blue Rondo a la Turk
Early Autumn
Popo (Shorty Rodgers)
Crosscurrent (Tristano)
Palo Alto (Bill Evans/Lee Konitz)
Vendome (Modern Jazz Quartet)

Jazz Modal (finais anos 50)
Milestones
So What
Flamenco Sketches
All Blues
Freddie Freeloader
Mode For Joe (Joe Henderson)
My Favourite Things (versão Coltrane)
Naima
Little Sunflower

“Bill Evans Style” (tocar no estilo do Evans)
Solar
Waltz For Debbie
Nardis
Minority
You Must Believe In Spring
The Peacocks
Tema do M*A*S*H
Beautiful Love
Gloria’s Step
My Romance

Hard Bop e sub-estilos (Be Bop, Funky/Soul, Art Blakey, Joe Henderson, McCoy Tyner, Coltrane, M. Davis,
Wayne Shorter, Herbie Hancock, etc...)
Señor Blues
Along Came Betty
Whisper Not
Giant Steps
Moments Notice
Maiden Voyage
Children of the Night
Speak No Evil
Cantalupe Island
Watermelon Man

Métodos de Ensino

– Definir reportório de acordo com os conteúdos programáticos do semestre em parceria com os alunos.
– Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
– Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
– Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
– Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
– Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
– Execução do tema.
– Manutenção da forma.
– Dinâmica de grupo.
– Interação entre alunos.
Individualmente:
– Som e afinação.
– Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
– Manutenção da forma.
– Comunicação.
– Coerência estilística.
– Presença em palco e atitude perante o erro.

Bibliografia

N/D. (1988). The Real Book. (N/D, Ed.) (5th ed., p. 512). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.

Equipa Docente (2023/2024 )