2023
Ensemble II
Nome: Ensemble II
Cód.: MUS12979L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O programa visa a aquisição de competências na área da execução, explicação (ou transmissão) e ensino de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
Conteúdos Programáticos
Swing (Kansas City/New York anos 30-40)
- Just Squeeze Me
- Cottontail
- Take the A Train
- Lester Leaps In
- Satin Doll
- Honeysuckle Rose (Scrapple From The Apple)
- When It's Sleepy Time Down South
- Lady Be Good
- Stompin' At The Savoy
- Body And Soul
Bebop, Thelonious Monk (New York anos 40)
- Yardbird Suite
- Cherokee
- Billies Bounce
- Now-s The Time
- Blues For Alice
- Donna Lee
- Rhythm-A-Ning (Monk)
- Misterioso (Monk - blues)
- Round About Midnight
- Just Friends
- Lady Bird
Nota: a lista é apenas sugestiva. É possível escolher outros temas.
- Just Squeeze Me
- Cottontail
- Take the A Train
- Lester Leaps In
- Satin Doll
- Honeysuckle Rose (Scrapple From The Apple)
- When It's Sleepy Time Down South
- Lady Be Good
- Stompin' At The Savoy
- Body And Soul
Bebop, Thelonious Monk (New York anos 40)
- Yardbird Suite
- Cherokee
- Billies Bounce
- Now-s The Time
- Blues For Alice
- Donna Lee
- Rhythm-A-Ning (Monk)
- Misterioso (Monk - blues)
- Round About Midnight
- Just Friends
- Lady Bird
Nota: a lista é apenas sugestiva. É possível escolher outros temas.
Métodos de Ensino
Definir reportório de acordo com os conteúdos programáticos do semestre em parceria com os alunos.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Bibliografia
N/D. (1988). The Real Book. (N/D, Ed.) (5th ed., p. 512). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.