2024

Instrumento Principal V

Nome: Instrumento Principal V
Cód.: MUS12964L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fomentar o desempenho artístico do estudante, no seguimento do trabalho efetuado nas UC's Instrumento Principal I, II, III e IV, desenvolvendo as suas aptidões:
a) cognitiva (memorização da partitura e contextualização estilística dos repertórios);
b) musical/expressiva (com particular ênfase no parâmetro textural das obras abordadas);
c) técnica (prossecução do desenvolvimento de capacidades físicas, espaciais e temporais, e de coordenação motora);
d) comunicativa (gestão da ansiedade na performance).

Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes (cfr. Modernos e Contemporâneos), aprofundando noções de adequação estilística na sua abordagem.
Aprofundar uma consciência multidisciplinar da interpretação musical.
Aperfeiçoar estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática instrumental/vocal.

Conteúdos Programáticos

Estudo (e subsequente apresentação pública) de obras específicas do repertório instrumental/vocal, excluindo excertos de orquestra; o programa individual será definido pelo docente para cada estudante no início do semestre, em função das aptitudes específicas, do grau de desenvolvimento e da maturidade técnico-artística deste último, e tendo em consideração o trabalho efetuado nas UC's Instrumento Principal I, II III e IV.

Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.

Revisão de bibliografia específica.

Métodos de Ensino

Definição, pelo docente, do programa individual e da bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno. Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano. Organização de atividades complementares (audições, seminários, masterclasses).
Avaliação
a) ponderação de parâmetros de avaliação contínua (participação, assiduidade, desempenho, progressão)—40%;
b) prova pública perante um júri: performance de cerca de 45 min de duração com, no mínimo, 3 peças contrastantes, sendo 1 composta nos últimos 80 anos (e, para alunos de piano, 1 obra concertante), excluindo excertos de orquestra; não deverão ser executadas as repetições indicadas nas obras apresentadas; o programa deverá ser integralmente interpretado de memória—60%.

Bibliografia

Bibliografia específica definida no início do semestre pelo docente em função do programa individual de trabalho estabelecido para cada aluno.
Partituras várias.
Burkhart, C. (1968). "Debussy Plays La cathédrale engloutie and Solves Metrical Mystery" in Piano Quarterly, 65, pp. 14-16
Buxbaum, E. (1988), "Stravinsky, Tempo, and Le sacre" in Performance Practice Review, 1, pp. 61-70
Read, G. (1993). Compendium of Modern Instrumental Techniques. Westport: Greenwood Press.
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: CUP.
Rink, J. (ed.) (2005). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: CUP.
Wilson, G. D. (2002). Psychology for Performing Artists. London: Whurr Publishers.