2023
Instrumento Principal II
Nome: Instrumento Principal II
Cód.: MUS12961L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Fomentar o desempenho artístico do estudante, no seguimento do trabalho efetuado na UC Instrumento Principal I, desenvolvendo as suas aptidões:
a) cognitiva (leitura da partitura e contextualização histórica dos repertórios em estudo);
b) musical/expressiva (com particular ênfase no sentido rítmico e agógica);
c) técnica (conhecimento de particularidades de funcionamento do instrumento do estudante em função dos objetivos interpretativos requeridos pelos repertórios em estudo);
d) comunicativa (aspetos extra-musicais da performance: conduta pessoal).
Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes (cfr. Clássicos e Contemporâneos), aprofundando noções de adequação estilística.
Estimular uma consciência multidisciplinar da interpretação musical.
Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática
instrumental/vocal.
a) cognitiva (leitura da partitura e contextualização histórica dos repertórios em estudo);
b) musical/expressiva (com particular ênfase no sentido rítmico e agógica);
c) técnica (conhecimento de particularidades de funcionamento do instrumento do estudante em função dos objetivos interpretativos requeridos pelos repertórios em estudo);
d) comunicativa (aspetos extra-musicais da performance: conduta pessoal).
Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes (cfr. Clássicos e Contemporâneos), aprofundando noções de adequação estilística.
Estimular uma consciência multidisciplinar da interpretação musical.
Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática
instrumental/vocal.
Conteúdos Programáticos
Estudo (e subsequente apresentação pública) de obras específicas do repertório instrumental/vocal, excluindo excertos de orquestra; o programa individual será definido pelo docente para cada estudante no início do semestre, em função das aptitudes específicas, do grau de desenvolvimento e da maturidade técnico-artística deste último, e tendo em consideração o trabalho efetuado na UC Instrumento Principal I.
Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.
Revisão de bibliografia específica.
Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.
Revisão de bibliografia específica.
Métodos de Ensino
Definição, pelo docente, do programa individual e da bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno.
Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Organização de atividades complementares (audições, seminários, masterclasses).
Avaliação
a) ponderação de parâmetros de avaliação contínua (participação, assiduidade, desempenho, progressão) 40%;
b) prova pública perante um júri: performance de cerca de 30 minutos de duração com um mínimo 2 peças contrastantes, sendo 1 composta nos últimos 80 anos, excluindo a apresentação de excertos de orquestra; não deverão ser executadas as repetições indicadas nas obras apresentadas 60%.
Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Organização de atividades complementares (audições, seminários, masterclasses).
Avaliação
a) ponderação de parâmetros de avaliação contínua (participação, assiduidade, desempenho, progressão) 40%;
b) prova pública perante um júri: performance de cerca de 30 minutos de duração com um mínimo 2 peças contrastantes, sendo 1 composta nos últimos 80 anos, excluindo a apresentação de excertos de orquestra; não deverão ser executadas as repetições indicadas nas obras apresentadas 60%.
Bibliografia
Bibliografia específica definida no início do semestre pelo docente em função do programa individual de trabalho estabelecido para cada aluno.
Partituras várias.
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP.
Burton, A. (ed.) (2009). A performers guide to music of the Classical period. Londres: ABRSM.
Klickstein, G. (2009). The musicians way: a guide to practice, performance and wellness. New York: Oxford University Press.
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musicians guide to practice and performance.
Marshall, R. L. (2003). Eighteenth-century keyboard music. New York: Routledge.
Read, G. (1993). Compendium of Modern Instrumental Techniques. Westport: Greenwood Press.
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: CUP.
Viret, J. (2010). Rythme et interprétation: Le tempo rubato in J.P. Armengaud (ed.). Vers une musicologie de linterprétation. Paris: LHarmattan.
Partituras várias.
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP.
Burton, A. (ed.) (2009). A performers guide to music of the Classical period. Londres: ABRSM.
Klickstein, G. (2009). The musicians way: a guide to practice, performance and wellness. New York: Oxford University Press.
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musicians guide to practice and performance.
Marshall, R. L. (2003). Eighteenth-century keyboard music. New York: Routledge.
Read, G. (1993). Compendium of Modern Instrumental Techniques. Westport: Greenwood Press.
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: CUP.
Viret, J. (2010). Rythme et interprétation: Le tempo rubato in J.P. Armengaud (ed.). Vers une musicologie de linterprétation. Paris: LHarmattan.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Gonçalo André Dias Pescada
- Monika Streitová [responsável]
- Ana Isabel Telles Antunes Béreau
- Ana Maria Mendes Carvalho dos Santos
- André Manuel Fialho Conde
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas
- Dejan Ivanovich
- Duarte José Pereira Martins
- Eduardo Daniel Sirtori
- Gonçalo André Dias Pescada
- Gonçalo Jorge Teodoro Gomes de Almeida Gouveia
- Jean Aroutiounian
- Kodo Yamagishi
- Liliana Margareta Bizineche
- Luís Miguel Oliveira Gomes
- Luís Miguel Simões Marques
- Marco André Alves Fernandes
- Maria Margarida Pinto Lopes
- Mário Dinis Coelho da Silva Marques
- Monika Streitová [responsável]
- Pedro Manuel Pereira Monteiro
- Rafael Tomás Ribeiro de Azevedo
- Taíssa Poliakova Pacheco Cunha Marchese
- Yuliia Kompaniiets