2023

História da Música ocidental V

Nome: História da Música ocidental V
Cód.: MUS12952L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de uma compreensão contextualizada das grandes correntes da História da Música Ocidental referentes ao período cronológico em causa - o século XIX até início do século XX. Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

- Virtuosismo, génio e transcendência (grandes mitos);
- Música absoluta e programática;
- Ópera: continuidade dramático-musical (Wagner);
- Música sacra;
- Música no processo de distinção e afirmação da burguesia e classe média;
- Circulação do gosto musical;
- Virtuosismo e Interpretação;
- Interacção entre cosmopolitismo, Nacionalismo, Naturalismo e Exotismo: caminhos
para a modernidade;
- Outros Nacionalismos: Escandinavo, Checo;
- Romantismo tardio. A música austro-alemã após Wagner;
- Desenvolvimento motívico-temático, tonal: “Prosa musical”.

Métodos de Ensino

Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Audição e visualização de exemplos seleccionados.
Avaliação: Teste presencial com questões de menor e/ou maior desenvolvimento.
Avaliação do trabalho de individual apresentado pelos alunos nas aulas:
- Redacção do trabalho: Escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
- Profundidade e qualidade da investigação.
- Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
- Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação.

Bibliografia

DAHLHAUS, Carl, Nineteenth-Century Music, University of California Press, Berkeley, 1989
DAHLHAUS, Carl, Between Romanticism and Modernism: Four Studies in the Music of the Later Nineteenth Century, University of California Press, Berkeley, 1989
ROSEN, Charles, The Romantic Generation, Massachusetts, Harvard University Press, 1995
STRUNK, Oliver (ed.), Source Readings in Music History. The Romantic Era, vol. 5 , W.W. Norton & Company, New York & London, 1965
WAGNER, Richard, A Obra de Arte do Futuro, Antígona, Lisboa, 2003
WAGNER, Richard, A Arte e a Revolução , Antígona, Lisboa, 2000
WEBER, William, Music and the Middle Class. The Social Structure of Concert life in London, Paris and Vienna between 1830 and 1840, Ashgate, 2004, England.
WEBER, William, The Musician as Entrepeneur 1700-1914. Managers, Charlatans and Idealists, Indiana University Press, 2004.

Equipa Docente (2022/2023 )