2023
Etnomusicologia II
Nome: Etnomusicologia II
Cód.: MUS12945L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aquisição de uma compreensão contextualizada das grandes correntes e das circunstâncias históricas que determinaram a emergência da etnomusicologia como disciplina científica e a sua evolução histórica; leitura e discussão de obras e autores relevantes no campo; compreensão e estudo da natureza interdisciplinar da Etnomusicologia, nomeadamente sua relação com musicologia histórica, antropologia, cultura tradicional, estudos de linguística e estudos culturais; Reconhecer a música como elemento integrante dos sistemas culturais.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
A etnomusicologia no quadro das ciências musicais (História e desenvolvimento)
Perspectiva histórica sobre a etnomusicologia em Portugal
Objecto e método da etnomusicologia
Trabalho de campo (1960 até ao presente)
- estudos de caso de tradições musicais enquanto exemplos relevantes de diferentes culturas e como ponto de partida para compreensão e discussão do desenvolvimento, objecto, teoria e práticas da etnomusicologia contemporânea,
- Análise da filmografia de M. Giacometti
- Análise da influência do trabalho da Etnomusicologia na produção musical em Portugal.
- Noções de Identidade, mudança, hibridez, apropriação
- Aplicação do conceito de cultura musical a uma tradição musical local.
Perspectiva histórica sobre a etnomusicologia em Portugal
Objecto e método da etnomusicologia
Trabalho de campo (1960 até ao presente)
- estudos de caso de tradições musicais enquanto exemplos relevantes de diferentes culturas e como ponto de partida para compreensão e discussão do desenvolvimento, objecto, teoria e práticas da etnomusicologia contemporânea,
- Análise da filmografia de M. Giacometti
- Análise da influência do trabalho da Etnomusicologia na produção musical em Portugal.
- Noções de Identidade, mudança, hibridez, apropriação
- Aplicação do conceito de cultura musical a uma tradição musical local.
Métodos de Ensino
Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, leitura e discussão de textos fundamentais de autores relevantes, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Audição e visualização de exemplos seleccionados.
Avaliação: Teste presencial com questões de menor e/ou maior desenvolvimento.
Avaliação do trabalho de individual apresentado pelos alunos nas aulas:
- Redacção do trabalho: Escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
- Profundidade e qualidade da investigação.
- Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
- Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação.
Avaliação: Teste presencial com questões de menor e/ou maior desenvolvimento.
Avaliação do trabalho de individual apresentado pelos alunos nas aulas:
- Redacção do trabalho: Escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
- Profundidade e qualidade da investigação.
- Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
- Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação.
Bibliografia
Blacking, J. (1973) How musical is man?, The University of Washington Press, Seattle/Londres.
Brailoiu, C. (1984) Problems of ethnomusicology, Cambridge University Press.
Castelo-Branco, Salwa (1997) , Voix du Portugal, Cité de la Musique/Actes Sud, Paris.
Landa, E. C. (2003), Etnomusicología, Ed. Instituto Complutense de Ciencias Musicales, Madrid.
Merriam, Alan P. (1980) The anthropology of music, Northwestern University Press, Evanston.
Myers, H. (1992), Ethnomusicology. An introduction, Norton, New York.
Nettl, B., (1983) The study of ethnomusicology. Twenty-nine issues and concepts, University of Illinois Press, Urbana / Chicago.
Vários (Dir. Nettl, B. e Bohlman, Ph. V.) (1991)Comparative musicology and anthropology of music. Essays on the history of ethnomusicology, Un. Chicago Press, Chicago / Lonon.
Seeger, Anthony (1992) Ethnography of Music In Myers, Helen (ed) (1992) Ethnomusicology: An Introduction. (The Norton/Grove Handbooks in Music) NY, London: WW Norton &
Brailoiu, C. (1984) Problems of ethnomusicology, Cambridge University Press.
Castelo-Branco, Salwa (1997) , Voix du Portugal, Cité de la Musique/Actes Sud, Paris.
Landa, E. C. (2003), Etnomusicología, Ed. Instituto Complutense de Ciencias Musicales, Madrid.
Merriam, Alan P. (1980) The anthropology of music, Northwestern University Press, Evanston.
Myers, H. (1992), Ethnomusicology. An introduction, Norton, New York.
Nettl, B., (1983) The study of ethnomusicology. Twenty-nine issues and concepts, University of Illinois Press, Urbana / Chicago.
Vários (Dir. Nettl, B. e Bohlman, Ph. V.) (1991)Comparative musicology and anthropology of music. Essays on the history of ethnomusicology, Un. Chicago Press, Chicago / Lonon.
Seeger, Anthony (1992) Ethnography of Music In Myers, Helen (ed) (1992) Ethnomusicology: An Introduction. (The Norton/Grove Handbooks in Music) NY, London: WW Norton &
Equipa Docente (2022/2023 )
- Pedro Filipe Russo Moreira [responsável]