Orquestração II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver as características técnicas e expressivas dos instrumentos de sopro e de cordas e dominar sua aplicação concreta ao contexto estilístico do classicismo (último quartel do século XVIII).
Desenvolver a orquestração pelo prisma da funcionalidade. Distinguir as funções subjacentes à escrita (tecido temático, acompanhamento, etc.) e a sua clara correspondência na construção do plano orquestral.
Conteúdos Programáticos
Instrumentos de arco:
- desenvolvimento das suas características individuais.
Instrumentos de sopro, madeiras e metais:
- desenvolvimento das suas características individuais.
Análise de orquestrações de obras representativas da escrita orquestral do período clássico.
Realização de orquestrações para diferentes ensembles de sopros, madeiras, metais e mistos.
Realização de orquestrações para orquestra de cordas.
Realização de orquestrações para orquestra clássica completa.
É a própria escrita que permite ao aluno compreender, não apenas os limites físicos dos instrumentos, mas também a suas qualidades diferentes em cada registo.
Métodos de Ensino
Turma pequena.
Audição e análise de obras com a turma do ponto de vista da orquetração.
Realização de orquestrações de pequenos excertos com a turma.
Correcção de trabalhos de forma individual mas sempre com a observação e partipação de toda a turma.
Bibliografia
ADLER, Samuel, The Study of Orchestration, Second Edition, New York and London: W. W. Norton & Company, 1989.
PISTON, Walter, Orchestration,London Victor Gollancz ltd, Great Britain, 1978.
SCHERCHEN, Hermann, El Arte de Dirigir la Orquesta, Editorial Labor, S.A., Barcelona, 1988.
CARSE, Adam, The History of Orchestration, Dover Publications, New York, 1964.
HEACOX, Arthur, Project in Lessons in Orchestration, Oliver Ditson Company, U.S.A., 1928.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz [responsável]