Orquestração I
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer as características técnicas e expressivas dos instrumentos de corda e dominar sua aplicação concreta ao contexto estilístico do classicismo (último quartel do século XVIII).
Pensar a orquestração pelo prisma da funcionalidade. Distinguir as funções subjacentes à escrita (tecido temático, acompanhamento, etc.) e a sua clara correspondência na construção do plano orquestral.
Conhecer em geral os instrumentos da orquestra clássica e dominaras transposições de todos os instrumentos transpositores.
Conteúdos Programáticos
Instrumentos de arco:
- caraterísticas gerais;
- características individuais;
- acordes cadenciais e cordas duplas, triplas e quádruplas;
- arcadas, articulação, harmónicos, modificações no timbre, indicações particulares.
Instrumentos de sopro, madeiras e metais:
- caraterísticas gerais;
- características individuais;
Análise de orquestrações de obras representativas da escrita orquestral do período clássico, com especial enfoque nas cordas mas não esquecendo de abordar os sopros
Realização de orquestrações para orquestra de cordas.
É a própria escrita que permite ao aluno compreender, não apenas a melhor disposição acústica do acorde mas, sobretudo, os limites físicos dos instrumentos;
Pensar nas funções composicionais na orquestração:
- onde colocar o tecido temático; onde colocar o baixo; como tratar o acompanhamento; etc.
Redução para piano: concomitantemente, o aluno deve aprender a técnica inversa: partir de uma passagem orquestral e reduzi-la para piano condensando, nomeadamente, o baixo e o acompanhamento numa figura única e adaptada à idiomática pianística.
Realização de orquestrações para orquestra clássica completa de um trecho simples.
Métodos de Ensino
A uc é lecionada a uma Turma.
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada a pesquisa e o estudo analítico, também fora da aula, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado, na aula e fora dela, o debate sobre as questões fundamentais em análise.
Bibliografia
ADLER, Samuel, The Study of Orchestration, Second Edition, New York and London: W. W. Norton & Company, 1989.
PISTON, Walter, Orchestration,London Victor Gollancz ltd, Great Britain, 1978.
SCHERCHEN, Hermann, El Arte de Dirigir la Orquesta, Editorial Labor, S.A., Barcelona, 1988.
CARSE, Adam, The History of Orchestration, Dover Publications, New York, 1964.
HEACOX, Arthur, Project in Lessons in Orchestration, Oliver Ditson Company, U.S.A., 1928.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz [responsável]