2023
Desenvolvimento ao Longo da Vida
Nome: Desenvolvimento ao Longo da Vida
Cód.: PSI13365L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Proporciona uma visão longitudinal e contextualizada do desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida, conferindo instrumentos de análise, interpretação e reflexão do processo de desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conceptualizar o desenvolvimento enquanto um conjunto de processos de transformação que ocorrem ao longo de todo o ciclo vital;
Conhecer as transformações desenvolvimentais que ocorrem ao longo da infância, adolescência, idade adulta e velhice, através da reflexão em torno das teorias do desenvolvimento e do contacto com as diferentes etapas do ciclo de vida.
Compreender uma compreensão do desenvolvimento humano ao longo da vida que passe pela capacidade de descrever, explicar e intervir na promoção do mesmo;
Relacionar as diferentes trajetórias desenvolvimentais com os fatores que influenciam a sua construção e com os contextos que as determinam;
Conceptualizar as relações entre desenvolvimento e bem-estar;
Promover nos alunos a reflexão sobre o seu próprio processo de desenvolvimento, potenciando a capacidade de pensar sobre si e sobre os outros.
Conhecer as transformações desenvolvimentais que ocorrem ao longo da infância, adolescência, idade adulta e velhice, através da reflexão em torno das teorias do desenvolvimento e do contacto com as diferentes etapas do ciclo de vida.
Compreender uma compreensão do desenvolvimento humano ao longo da vida que passe pela capacidade de descrever, explicar e intervir na promoção do mesmo;
Relacionar as diferentes trajetórias desenvolvimentais com os fatores que influenciam a sua construção e com os contextos que as determinam;
Conceptualizar as relações entre desenvolvimento e bem-estar;
Promover nos alunos a reflexão sobre o seu próprio processo de desenvolvimento, potenciando a capacidade de pensar sobre si e sobre os outros.
Conteúdos Programáticos
1. Desenvolvimento ao longo da vida: Factores psicológicos, relacionais e contextuais implicados
1.1. Conceito de desenvolvimento
1.1.1. Perspetivas e conceções de desenvolvimento
1.2. Desenvolvimento, mudança, percursos e trajectória de vida
1.3. Relações afectivas e desenvolvimento
1.4. Desenvolvimento e bem-estar
2. Do nascimento à entrada na escola: Desenvolvimento na infância
2.1. Desenvolvimento na primeira infância
2.2. Desenvolvimento entre os 2 e os 6 anos
3. Da entrada na escola à adolescência: A criança em desenvolvimento
4. Desenvolvimento e adolescência
5. Desenvolvimento e idade adulta
6. Desenvolvimento e velhice
1.1. Conceito de desenvolvimento
1.1.1. Perspetivas e conceções de desenvolvimento
1.2. Desenvolvimento, mudança, percursos e trajectória de vida
1.3. Relações afectivas e desenvolvimento
1.4. Desenvolvimento e bem-estar
2. Do nascimento à entrada na escola: Desenvolvimento na infância
2.1. Desenvolvimento na primeira infância
2.2. Desenvolvimento entre os 2 e os 6 anos
3. Da entrada na escola à adolescência: A criança em desenvolvimento
4. Desenvolvimento e adolescência
5. Desenvolvimento e idade adulta
6. Desenvolvimento e velhice
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva de interpretação dos processos desenvolvimentais e de intervenção na promoção do desenvolvimento, procurando-se uma permanente articulação entre as fundamentações teóricas e as práticas em contexto clínico e de saúde. As aulas teóricas são centradas na exposição/reflexão dos conteúdos programáticos e na sua relação com os mecanismos e intervenções promotoras do desenvolvimento. Nas aulas práticas trabalham-se competências de entrevista/recolha de dados, avaliação e análise dos processos desenvolvimentos. Os tempos de orientação tutorial visam apoiar e suportar o processo de estudo e aprendizagem dos estudantes, bem como acompanhar o desenvolvimento dos seus trabalhos. A avaliação divide-se em duas componentes obrigatórias: individual (prova escrita composta por quatro perguntas de desenvolvimento) e de grupo (cada grupo de alunos/as deve entrevistar um(a) pessoa de cada uma das cinco etapas desenvolvimentais estudadas).
Bibliografia
Berk, L. (2014). Development through the lifespan . London, UK: Pearson Education Editions.
Boyd, D., & Bee, H. (2015). Lifespan Development . London, UK: Pearson Education Editions.
Bronfenbrenner, U. (Ed.) (2005). Making human beings human: Bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks, CA: Sage
Coll, C., Palacios, J. & Marchesi, A. (Comp.) (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação I. Psicología evolutiva. Porto Alegre: ArtMed
Fonseca, A. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores
Harris, M., & Westermann, G. (2015). A student ́s guide to developmental psychology . New York: Psychology Press.
Slater, A., & Bremner, G. (Eds). (2017). An introduction to developmental psychology. Hoboken: BPS.TextBooks.
Steinberg, L., Bornstein, M., Vandell, D., & Rook, K. S. (2011). Lifespan development: Infancy through adulthood . Belmont, CA: Wadsworth.
Weiner, I. (ed.) (2003). Handbook of psychology, volume VI Developmental psychology. New Je
Boyd, D., & Bee, H. (2015). Lifespan Development . London, UK: Pearson Education Editions.
Bronfenbrenner, U. (Ed.) (2005). Making human beings human: Bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks, CA: Sage
Coll, C., Palacios, J. & Marchesi, A. (Comp.) (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação I. Psicología evolutiva. Porto Alegre: ArtMed
Fonseca, A. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores
Harris, M., & Westermann, G. (2015). A student ́s guide to developmental psychology . New York: Psychology Press.
Slater, A., & Bremner, G. (Eds). (2017). An introduction to developmental psychology. Hoboken: BPS.TextBooks.
Steinberg, L., Bornstein, M., Vandell, D., & Rook, K. S. (2011). Lifespan development: Infancy through adulthood . Belmont, CA: Wadsworth.
Weiner, I. (ed.) (2003). Handbook of psychology, volume VI Developmental psychology. New Je
Equipa Docente (2022/2023 )
- Sofia Alexandra da Conceição Tavares [responsável]