2023
Língua Estrangeira-Espanhol
Nome: Língua Estrangeira-Espanhol
Cód.: LLT12484L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Estudo da Língua Espanhola no nível A1 através do desenvolvimento das destrezas orais e escritas, com sessões teórico-práticas e participação dos alunos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
(Nível QECR: A1)
I. Objetivos:
- Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas; apresentar-se e apresentar outros e fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
II. Competências:
A. Produção oral: É capaz de produzir expressões simples e isoladas sobre pessoas e lugares.
B. Produção escrita: é capaz de escrever expressões e frases simples.
C. Compreeensão do oral: É capaz de seguir um discurso muito pausado e muito cuidadosamente articulado, com pausas longas que lhe permitam assimilar os significados.
D. Compreensão na leitura: É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário. Vocabulário específico de Enfermagem.
I. Objetivos:
- Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas; apresentar-se e apresentar outros e fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
II. Competências:
A. Produção oral: É capaz de produzir expressões simples e isoladas sobre pessoas e lugares.
B. Produção escrita: é capaz de escrever expressões e frases simples.
C. Compreeensão do oral: É capaz de seguir um discurso muito pausado e muito cuidadosamente articulado, com pausas longas que lhe permitam assimilar os significados.
D. Compreensão na leitura: É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário. Vocabulário específico de Enfermagem.
Conteúdos Programáticos
Cumprimentos e despedidas.
- Apresentações e descrição física/psicológica.
- A rotina diária e actividades de lazer.
- Indicar gostos e preferências.
- Indicar estados de ânimo e saúde.
- Falar de planos futuros.
- Descrever pessoas e lugares no passado.
- Explicar uma situação passada.
- Mostra acordo e desacordo.
Conteúdos gramaticais
- Os pronomes pessoais em espanhol. Usos de tú / usted. Fórmulas de apresentação e introdução na conversação.
- O artigo: artigo determinado e artigo indeterminado. Usos, formas e funções.
- Os interrogativos.
- O género e o número dos nomes em espanhol: a formação do plural.
- Os demonstrativos.
- O presente de indicativo (verbos regulares, reflexos e irregulares).
- O pretérito imperfecto de indicativo (verbos regulares e irregulares).
- O futuro simple (verbos regulares e irregulares).
- A concordância substantivo-adjectivo.
Os numerais cardinais e ordinais.
- Os possessivos. Formas, usos e posição.
- Principais verbos auxiliares em espanhol: Ser / Estar / Haber.
- Algumas preposições e advérbios de lugar.
- Apresentações e descrição física/psicológica.
- A rotina diária e actividades de lazer.
- Indicar gostos e preferências.
- Indicar estados de ânimo e saúde.
- Falar de planos futuros.
- Descrever pessoas e lugares no passado.
- Explicar uma situação passada.
- Mostra acordo e desacordo.
Conteúdos gramaticais
- Os pronomes pessoais em espanhol. Usos de tú / usted. Fórmulas de apresentação e introdução na conversação.
- O artigo: artigo determinado e artigo indeterminado. Usos, formas e funções.
- Os interrogativos.
- O género e o número dos nomes em espanhol: a formação do plural.
- Os demonstrativos.
- O presente de indicativo (verbos regulares, reflexos e irregulares).
- O pretérito imperfecto de indicativo (verbos regulares e irregulares).
- O futuro simple (verbos regulares e irregulares).
- A concordância substantivo-adjectivo.
Os numerais cardinais e ordinais.
- Os possessivos. Formas, usos e posição.
- Principais verbos auxiliares em espanhol: Ser / Estar / Haber.
- Algumas preposições e advérbios de lugar.
Métodos de Ensino
(1) exposição direta ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos jornais, revistas, etc. Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação direta em interação comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/catividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua:
a. 2 frequências escritas (50% cada);
(2) Avaliação por exame:
a. Exame escrito (100%)
(2) participação direta em interação comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/catividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua:
a. 2 frequências escritas (50% cada);
(2) Avaliação por exame:
a. Exame escrito (100%)
Bibliografia
- J. Gómez de Enterría. Servicios de Salud. Sgel. Madrid, 1994
- F. Reyes y Ruíz Martínez. Ciencias de la Salud. Univ. de Alcalá. Alcalá, 2007
- Aragonés y Palencia. Gramática de uso del español actual. SM. Madrid. 2005
- AA.VV. Gramática Básica del estudiante de español. Difusión. Madrid,2011
-Penadés Martínez y Martí Sánchez. Gramática española básica. Edinumen. Madrid, 2010
- González Hermoso y Romero Dueñas. Gramática del Español Lengua Extranjera. Edelsa, Madrid , 2011
- Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Gramática española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid,2002
- Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Fonética española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid, 2002
- C.A. Duarte. Diferencias de usos gramaticales entre español y portugués. Edinumen. Madrid, 2005
- Diccionario de español para extranjeros. Ediciones SM. Madrid, 2010
- F. Reyes y Ruíz Martínez. Ciencias de la Salud. Univ. de Alcalá. Alcalá, 2007
- Aragonés y Palencia. Gramática de uso del español actual. SM. Madrid. 2005
- AA.VV. Gramática Básica del estudiante de español. Difusión. Madrid,2011
-Penadés Martínez y Martí Sánchez. Gramática española básica. Edinumen. Madrid, 2010
- González Hermoso y Romero Dueñas. Gramática del Español Lengua Extranjera. Edelsa, Madrid , 2011
- Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Gramática española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid,2002
- Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Fonética española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid, 2002
- C.A. Duarte. Diferencias de usos gramaticales entre español y portugués. Edinumen. Madrid, 2005
- Diccionario de español para extranjeros. Ediciones SM. Madrid, 2010