2023
Ensino Clínico VII - Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria
Nome: Ensino Clínico VII - Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria
Cód.: ENF13409L
10 ECTS
Duração: 15 semanas/260 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Reconhecer a importância da educação para o desenvolvimento sustentável através do ODS e da Educação de qualidade expressa através do objetivo 2, 2.1. e 2.2
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo
- Desenvolver competências para a prestação de cuidados à criança /jovem /família no processo saúde-doença.
O estudante apresenta competências instrumentais, interpessoais e sistémicas:
Demonstra conhecimento e capacidade cognitiva para a compreensão de situações de saúde-doença da criança/jovem/família.
Aplica conhecimentos de forma metodologica e em tecnicas corretas nos cuidados de acordo com as especificidades inerentes ao desenvolvimento e situação de saúde-doença da criança/jovem/família.
Apresenta competências de linguistica clara onde comunica ideias, problemas e soluções.
Apresenta competências de autoaprendizagem, capacidade de interação com a criança e familia, capacidade de interação e cooperação com os pares.
Apresenta capacidade de realizar julgamentos toma decisões e intervém nas situações de cuidados à criança/jovem/família, em colaboração com o supervisor clínico
Revela competências de autoaprendizagem e utiliza a evidência disponível no processo de cuidados
- Desenvolver competências para a prestação de cuidados à criança /jovem /família no processo saúde-doença.
O estudante apresenta competências instrumentais, interpessoais e sistémicas:
Demonstra conhecimento e capacidade cognitiva para a compreensão de situações de saúde-doença da criança/jovem/família.
Aplica conhecimentos de forma metodologica e em tecnicas corretas nos cuidados de acordo com as especificidades inerentes ao desenvolvimento e situação de saúde-doença da criança/jovem/família.
Apresenta competências de linguistica clara onde comunica ideias, problemas e soluções.
Apresenta competências de autoaprendizagem, capacidade de interação com a criança e familia, capacidade de interação e cooperação com os pares.
Apresenta capacidade de realizar julgamentos toma decisões e intervém nas situações de cuidados à criança/jovem/família, em colaboração com o supervisor clínico
Revela competências de autoaprendizagem e utiliza a evidência disponível no processo de cuidados
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular advêm dos contributos de distintas UCs antecedentes e que dão contributos relevantes ao Ensino Clínico a realizar em contexto de cuidados diferenciados. Relevam-se conteúdos programáticos inerentes às seguintes temáticas:
- Urgência e Hospitalização da criança; parentalidade e parceria de cuidados.
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado à criança/jovem /família em situação de crise por doença
- Processo de cuidados de saúde-doença e resposta interdisciplinar, à criança/jovem /família.
- Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem à criança/jovem /família em situação de crise por doença aguda e crónica
- Introdução do processo de gestão e organização dos cuidados
- Processo de continuidade de cuidados.
- Urgência e Hospitalização da criança; parentalidade e parceria de cuidados.
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado à criança/jovem /família em situação de crise por doença
- Processo de cuidados de saúde-doença e resposta interdisciplinar, à criança/jovem /família.
- Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem à criança/jovem /família em situação de crise por doença aguda e crónica
- Introdução do processo de gestão e organização dos cuidados
- Processo de continuidade de cuidados.
Métodos de Ensino
As metodologias que orientam a UC são a supervisão clínica e a pedagógica e envolvem três intervenientes: Estudante, enfermeiro (supervisor clinico) e professor.
O estudante é responsável pela sua formação e pela aquisição de competências. As estratégias são: Aplicar nas diversas situações as fases do processo de enfermagem, sempre com orientação, supervisão direta, demonstração, discussão de situações clínicas e análise dos processos de cuidados. A orientação do professor é para a discussão e análise das situações clínicas relacionadas com o processo de cuidados
A avaliação é contínua, com dois momentos formais. A grelha de avaliação é partilhada com o estudante com o supervisor, reflete a evolução da aprendizagem e orienta para melhorias. O professor partilha a avaliação com o supervisor e com o estudante. A notação do EC resulta da avaliação da prestação de cuidados, e com o estudo dos casos clínicos que o estudante desenvolve. A avaliação do professor corresponde a 40%
O estudante é responsável pela sua formação e pela aquisição de competências. As estratégias são: Aplicar nas diversas situações as fases do processo de enfermagem, sempre com orientação, supervisão direta, demonstração, discussão de situações clínicas e análise dos processos de cuidados. A orientação do professor é para a discussão e análise das situações clínicas relacionadas com o processo de cuidados
A avaliação é contínua, com dois momentos formais. A grelha de avaliação é partilhada com o estudante com o supervisor, reflete a evolução da aprendizagem e orienta para melhorias. O professor partilha a avaliação com o supervisor e com o estudante. A notação do EC resulta da avaliação da prestação de cuidados, e com o estudo dos casos clínicos que o estudante desenvolve. A avaliação do professor corresponde a 40%
Bibliografia
Chora, M. A. (2020). A criança do um aos três anos. In A. Ramos & M.C. Barbiere-Figueiredo (org,) Enfermagem em saúde da criança e do jovem (Child and youth health nursing) (pp. 135-147). Portugal: Lidel.
Hockenberry, J., Wilson, D. & Winkelstein, L. (2014). Wong Enfermagem da criança e do Adolescente (9ª ed). Loures: Lusociência.
Hockenberry, J., Wilson, D. & Winkelstein, L. (2014). Wong Enfermagem da criança e do Adolescente (9ª ed). Loures: Lusociência.