2023
Ensino Clínico VI - Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
Nome: Ensino Clínico VI - Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
Cód.: ENF13408L
10 ECTS
Duração: 15 semanas/260 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
UC de caráter prático em que se pretende a aquisição de competências teóricas, científicas e práticas na área da Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica da mulher/família.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo:
Adquirir competências instrumentais e relacionais para a prestação de cuidados a grávidas, puérperas, RN, família e a utentes do foro ginecológico.
Competências:
Demonstra conhecimento e capacidades de compreensão na área da SMO;
Aplica os conhecimentos e a capacidade adquirida, evidenciadas no desenvolvimento da prática na área da saúde materna e obstetrícia;
Mostra capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que o habilite a fundamentar as soluções que preconizem e os juízos que emitem,
incluindo na análise os aspetos sociais científicos e éticos relevantes na área da saúde materna e obstetrícia;
Revela habilidades que lhe permite comunicar informação, ideias, problemas e soluções,
tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas na área da saúde materna e obstetrícia;
Mostra aptidões que lhe permita uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia na área da SMO
Adquirir competências instrumentais e relacionais para a prestação de cuidados a grávidas, puérperas, RN, família e a utentes do foro ginecológico.
Competências:
Demonstra conhecimento e capacidades de compreensão na área da SMO;
Aplica os conhecimentos e a capacidade adquirida, evidenciadas no desenvolvimento da prática na área da saúde materna e obstetrícia;
Mostra capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que o habilite a fundamentar as soluções que preconizem e os juízos que emitem,
incluindo na análise os aspetos sociais científicos e éticos relevantes na área da saúde materna e obstetrícia;
Revela habilidades que lhe permite comunicar informação, ideias, problemas e soluções,
tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas na área da saúde materna e obstetrícia;
Mostra aptidões que lhe permita uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia na área da SMO
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos resultam da aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do seu percurso formativo e do respetivo desenvolvimento, conjugando-se a mobilização teórico-prática.
Realçam-se em particular os novos aspetos para a aprendizagem:
- Cuidados no processo gravídico puerperal;
- Cuidados ao RN;
- Vinculação;
- Cuidados à mulher no climatério;
- Desvios de saúde.
Realçam-se em particular os novos aspetos para a aprendizagem:
- Cuidados no processo gravídico puerperal;
- Cuidados ao RN;
- Vinculação;
- Cuidados à mulher no climatério;
- Desvios de saúde.
Métodos de Ensino
EC em regime de supervisão clinica por peritos da prática, no contexto pedagógico, por professor da escola, implicando forte coresponsabilização do estudante nos resultados da aprendizagem.
No decurso do EC serão efetuadas duas reuniões com a presença do estudante, do enfermeiro supervisor e do professor. A primeira ocorre a meio do EC e tem caracter formativo com atribuição de menção qualitativa. Na segunda será realizada a avaliação sumativa a qual terá uma classificação de natureza quantitativa. A avaliação realiza-se através de dois momentos de avaliação individual formal: Um dos momentos avalia as competências adquiridas no contexto da prática através de instrumento de avaliação, o segundo momento realiza-se através de um trabalho escrito sujeito a uma grelha de critérios previamente definidos. Nota final=70% da nota da prática clinica e 30% nota do trabalho escrito. O professor é responsável pela orientação das atividades desenvolvidas pelo estudante e pela avaliação final.
No decurso do EC serão efetuadas duas reuniões com a presença do estudante, do enfermeiro supervisor e do professor. A primeira ocorre a meio do EC e tem caracter formativo com atribuição de menção qualitativa. Na segunda será realizada a avaliação sumativa a qual terá uma classificação de natureza quantitativa. A avaliação realiza-se através de dois momentos de avaliação individual formal: Um dos momentos avalia as competências adquiridas no contexto da prática através de instrumento de avaliação, o segundo momento realiza-se através de um trabalho escrito sujeito a uma grelha de critérios previamente definidos. Nota final=70% da nota da prática clinica e 30% nota do trabalho escrito. O professor é responsável pela orientação das atividades desenvolvidas pelo estudante e pela avaliação final.
Bibliografia
Canavarro, M. (2001). Psicologia da gravidez e da maternidade.Quarteto.Coimbra
Comité Português para a UNICEF (2012). Manual de Aleitamento Materno.Lisboa:Comité Português para a UNICEF.
Eduardo Pandolfi Passos...[et al.] (2017). Rotinas em ginecologia. 7 ed. Porto Alegre : Artemed
Fraser, D.; Cooper, M. (2010) Assistência Obstétrica.Rio de Janeiro:Elsevier
Lowdermilk, D. & Perry, S. (2011). Saúde da mulher e Enfermagem Obstétrica. 10ª Ed Brazil:Editora Elsevier Health Sciences.
Mannel, R., Martens, P. & Walker, M. (2011). Manual prático para consultores de lactação. Loures: Lusociência.
Montenegro, C.; Rezende Filho, J. (2011). Rezende Obstetrícia (11ª Ed.). Rio de Janeiro:Guanabara Koogan.
Néne, M; Marques, R & Amado Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstétrica. Lisboa:Lidel
Sérgio H. Martins-Costa...[et al.] (2017). Rotinas em obstetrícia. 7 ed. Porto Alegre: Artemed
Zugaib M. (2016). Obstetrícia. 3ª edição. Barueri, SP:Monole
Comité Português para a UNICEF (2012). Manual de Aleitamento Materno.Lisboa:Comité Português para a UNICEF.
Eduardo Pandolfi Passos...[et al.] (2017). Rotinas em ginecologia. 7 ed. Porto Alegre : Artemed
Fraser, D.; Cooper, M. (2010) Assistência Obstétrica.Rio de Janeiro:Elsevier
Lowdermilk, D. & Perry, S. (2011). Saúde da mulher e Enfermagem Obstétrica. 10ª Ed Brazil:Editora Elsevier Health Sciences.
Mannel, R., Martens, P. & Walker, M. (2011). Manual prático para consultores de lactação. Loures: Lusociência.
Montenegro, C.; Rezende Filho, J. (2011). Rezende Obstetrícia (11ª Ed.). Rio de Janeiro:Guanabara Koogan.
Néne, M; Marques, R & Amado Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstétrica. Lisboa:Lidel
Sérgio H. Martins-Costa...[et al.] (2017). Rotinas em obstetrícia. 7 ed. Porto Alegre: Artemed
Zugaib M. (2016). Obstetrícia. 3ª edição. Barueri, SP:Monole