2022
Ensino Clínico V - Enfermagem Comunitária
Nome: Ensino Clínico V - Enfermagem Comunitária
Cód.: ENF13407L
10 ECTS
Duração: 15 semanas/260 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Permite o desenvolvimento de habilidades para prestar cuidados de enfermagem com foco especial na promoção da saúde da mulher/criança/adolescente / família, no contexto dos cuidados de saúde primários
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJETIVO
Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem fundamentais ao individuo, com particular enfoque na mulher (grávida ou puérpera) e criança/adolescente, em contexto de Cuidados de Saúde Primários
COMPETÊNCIAS
- Identifica áreas de atenção relevantes para a enfermagem (foco) no âmbito da saúde do individuo ao longo do seu ciclo de vida
- Elabora diagnósticos de enfermagem utilizando a taxonomia da CIPE
- Planeia as intervenções a desenvolver - no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença ao individuo.
- Desenvolve, com supervisão, as intervenções planeadas
- Avalia e documenta os progressos no sentido dos resultados esperados
- Utiliza os princípios da comunicação na Educação para a Saúde, prevenção da doença e recuperação da saúde da criança/adolescente/família
- Revela competências de autoaprendizagem e utiliza a evidência disponível na resposta aos cuidados centrados na criança/adolescente/família
Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem fundamentais ao individuo, com particular enfoque na mulher (grávida ou puérpera) e criança/adolescente, em contexto de Cuidados de Saúde Primários
COMPETÊNCIAS
- Identifica áreas de atenção relevantes para a enfermagem (foco) no âmbito da saúde do individuo ao longo do seu ciclo de vida
- Elabora diagnósticos de enfermagem utilizando a taxonomia da CIPE
- Planeia as intervenções a desenvolver - no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença ao individuo.
- Desenvolve, com supervisão, as intervenções planeadas
- Avalia e documenta os progressos no sentido dos resultados esperados
- Utiliza os princípios da comunicação na Educação para a Saúde, prevenção da doença e recuperação da saúde da criança/adolescente/família
- Revela competências de autoaprendizagem e utiliza a evidência disponível na resposta aos cuidados centrados na criança/adolescente/família
Conteúdos Programáticos
- Os conteúdos programáticos desta unidade curricular advêm dos contributos de distintas UCs antecedentes e que dão contributos relevantes ao Ensino Clínico a realizar em contexto de Cuidados de Saúde Primários.
- Metodologia de intervenção Comunitária, educação para a saúde, autocuidado.
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado à prevenção da doença, promoção e recuperação da saúde do individuo ao longo do ciclo vital.
- Processo de cuidados de saúde-doença e resposta interdisciplinar, ao individuo/ família.
- Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem ao individuo/família, em situação de vigilância de saúde, recuperação e gestão da doença.
- Introdução do processo de gestão e organização dos cuidados no âmbito da consulta de enfermagem e visita domiciliar.
- Processo de continuidade de cuidados.
- Metodologia de intervenção Comunitária, educação para a saúde, autocuidado.
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado à prevenção da doença, promoção e recuperação da saúde do individuo ao longo do ciclo vital.
- Processo de cuidados de saúde-doença e resposta interdisciplinar, ao individuo/ família.
- Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem ao individuo/família, em situação de vigilância de saúde, recuperação e gestão da doença.
- Introdução do processo de gestão e organização dos cuidados no âmbito da consulta de enfermagem e visita domiciliar.
- Processo de continuidade de cuidados.
Métodos de Ensino
O Ensino Clinico decorre em regime de preceptoria. O estudante sob orientação dos enfermeiros da unidade de saúde e supervisão do docente da escola, planeia, executa e avalia intervenções de enfermagem ao individuo em situação de saúde/doença nos contextos de Cuidados de Saúde Primários. O enfermeiro da unidade de saúde é responsável pela orientação direta e avaliação do desempenho prático do estudante.
O docente da escola é responsável pela supervisão e orientação pedagógica, competindo-lhe assegurar o cumprimento dos objetivos e o desenvolvimento de estratégias que respeitem o ritmo de aprendizagem do estudante. É também da responsabilidade do docente a avaliação final do estudante e do ensino clinico.
A avaliação é contínua e obedece ao Regulamento Especifico para o Curso de Licenciatura em Enfermagem.
A nota do campo clínico terá ponderação três e a nota da reflexão ponderação um.
O docente da escola é responsável pela supervisão e orientação pedagógica, competindo-lhe assegurar o cumprimento dos objetivos e o desenvolvimento de estratégias que respeitem o ritmo de aprendizagem do estudante. É também da responsabilidade do docente a avaliação final do estudante e do ensino clinico.
A avaliação é contínua e obedece ao Regulamento Especifico para o Curso de Licenciatura em Enfermagem.
A nota do campo clínico terá ponderação três e a nota da reflexão ponderação um.
Bibliografia
- Caldeira, E., Lopes, M. (2017). Educação sexual na escola: contextos para mudança . RIASE - Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, 3(3),1147-1164.
https://www.researchgate.net/publication/342223908_EDUCACAO_SEXUAL_NA_ESCOLA_-_CONTEXTOS_PARA_A_MUDANCA
-Direção-Geral de Saúde. Programas Nacionais Prioritários. Consultáveis em: www.dgs.pt
- Hockenberry, M. J. & Wilson D. (2014) - Wong. Enfermagem da criança e do adolescente (9ª Edição). Loures: Lusociência, Edições técnicas e científica Lda. ISBN 978-989-748-004-1.
- Loureiro, I., & Miranda, N. (2018). Promover a saúde: dos fundamentos à ação (3ª ed.). Coimbra: Ed. Almedina
- Mecugni, D., Gradellini, C., Caldeira, E., Aaberg, V., Dias, H., Gómez-Cantarino, S., Frias, A., Barros, M., Sousa, L., & Sim-Sim, M.(2021). Sexual Competence in Higher Education: Global Perspective in a Multicentric Project in the Nursing Degree. Healthcare (Basel),9(2). https://doi.org/10.3390/healthcare9020166
http://hdl.handle.net/10174/30082
https://www.researchgate.net/publication/342223908_EDUCACAO_SEXUAL_NA_ESCOLA_-_CONTEXTOS_PARA_A_MUDANCA
-Direção-Geral de Saúde. Programas Nacionais Prioritários. Consultáveis em: www.dgs.pt
- Hockenberry, M. J. & Wilson D. (2014) - Wong. Enfermagem da criança e do adolescente (9ª Edição). Loures: Lusociência, Edições técnicas e científica Lda. ISBN 978-989-748-004-1.
- Loureiro, I., & Miranda, N. (2018). Promover a saúde: dos fundamentos à ação (3ª ed.). Coimbra: Ed. Almedina
- Mecugni, D., Gradellini, C., Caldeira, E., Aaberg, V., Dias, H., Gómez-Cantarino, S., Frias, A., Barros, M., Sousa, L., & Sim-Sim, M.(2021). Sexual Competence in Higher Education: Global Perspective in a Multicentric Project in the Nursing Degree. Healthcare (Basel),9(2). https://doi.org/10.3390/healthcare9020166
http://hdl.handle.net/10174/30082