2023

Ensino Clínico IV - Cuidados de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

Nome: Ensino Clínico IV - Cuidados de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Cód.: ENF13406L
10 ECTS
Duração: 15 semanas/260 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

UC de natureza clínica, que tem como finalidade o desenvolvimento de competências na área de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo Geral
- Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem à pessoa adulta/idosa
com perturbações de saúde mental e psiquiátricas.

Competências
- Recolhe dados pertinentes sobre o doente, com relevância para a enfermagem;
- Identifica com orientação, sinais e sintomas de doença mental;
- Formula em colaboração, diagnósticos de enfermagem;
- Planeia em colaboração, cuidados de enfermagem envolvendo o doente, e se possível o familiar/cuidador;
- Executa com supervisão, cuidados de enfermagem, em ambiente terapêutico;
- Regista e analisa os dados obtidos para avaliar os cuidados prestados;
- Atualiza o planeamento de acordo com a avaliação, em colaboração com os orientadores;
- Assume a responsabilidade pela aprendizagem;
- Analisa crítica e reflexivamente as suas experiências como forma de desenvolvimento pessoal e profissional.

Conteúdos Programáticos

Conteúdos programáticos das várias unidades curriculares lecionadas nos 3 semestres precedentes, com especial relevância para:
- Raciocínio clinico e avaliação diagnóstica de enfermagem
- Síndromes psicopatológicos mais frequentes
- Principais instrumentos terapêuticos de intervenção no processo saúde-doença mental.
- Processos de interação e relação terapêutica em enfermagem
Nota: importa referir que dada a natureza de algumas das UC precedentes, é facultado aos estudantes o desenvolvimento de competências clinicas em ambiente simulado (Laboratórios).

Métodos de Ensino

Supervisão clínica e supervisão pedagógica do estudante. Atividades do estudante centradas na observação e recolha de informações necessárias à prestação de cuidados de enfermagem, análise da informação recolhida para realização da avaliação diagnóstica, planeamento de cuidados e sua execução.
Orientação e análise das etapas do relacionamento terapêutico, através da análise e apreciação das interações com os doentes. Semanalmente e para estimular a reflexão crítica e capacidade de análise, haverá momentos de avaliação formativa registados, sob orientação do docente. A avaliação dos cuidados é utilizada para refletir sobre as práticas e reformulação do planeamento face às necessidades de cuidados identificadas. Avaliação contínua com base numa grelha de registo criada para o efeito: 3ª semana avaliação formativa com os três intervenientes; 6ª semana avaliação sumativa. Método de quantificação: prestação direta de cuidados 70%; fundamentação e raciocínio sobre o processo de cuidados 30%

Bibliografia

American Psychiatric Association (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais:DSM-5. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed
Butcher, H. K., Bulechek, G. M., Dochterman, J.M. & Wagner, C.M. (2018). Nursing Interventions Classification (NIC).7th Ed. Missouri: Elsevier Health Sciences
Conselho Internacional de Enfermeiros (2016). CIPE versão 2015-Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Edição Portuguesa: Ordem dos Enfermeiros. Lusodidacta
Moorhead, S., Johnson, M., Maas, M. L., & Swanson, E. (2018). Nursing Outcomes Classification (NOC): Measurement of health outcomes. 6th Ed. Missouri: Elsevier Health Sciences.
Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lidel
Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental, diagnósticos e intervenções. Lidel