2023
Ensino Clínico XI - Enfermagem em Cuidados Hospitalares
Nome: Ensino Clínico XI - Enfermagem em Cuidados Hospitalares
Cód.: ENF13397L
15 ECTS
Duração: 15 semanas/390 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta Unidade curricular pretende que os estudantes em contexto clínico adquiram e desenvolvam competências de prestação de cuidados à pessoa com necessidades complexas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo Geral
- Prestar cuidados de enfermagem à Pessoa com Problemas de Saúde Complexos em Contexto Hospitalar
Competências:
- Demostra conhecimento e capacidade de compreensão em situações de cuidados mais complexos
- Aplica conhecimentos e compreende os cuidados de enfermagem à pessoa com necessidades de cuidados mais complexos
- Realiza julgamentos e toma decisões sobre as situações de cuidados à pessoa com necessidades de cuidados mais complexos
- Comunica ideias, problemas e soluções sobre situações de saúde-doença mais complexas
- Revela capacidade de autoaprendizagem.
- Prestar cuidados de enfermagem à Pessoa com Problemas de Saúde Complexos em Contexto Hospitalar
Competências:
- Demostra conhecimento e capacidade de compreensão em situações de cuidados mais complexos
- Aplica conhecimentos e compreende os cuidados de enfermagem à pessoa com necessidades de cuidados mais complexos
- Realiza julgamentos e toma decisões sobre as situações de cuidados à pessoa com necessidades de cuidados mais complexos
- Comunica ideias, problemas e soluções sobre situações de saúde-doença mais complexas
- Revela capacidade de autoaprendizagem.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular advêm dos contributos de distintas UCs antecedentes e que dão contributos relevantes ao Ensino Clínico a realizar em contexto hospitalar.
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos
- Processo de cuidados de saúde-doença à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos, incluindo a família e cuidadores informais
-Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos
- Processo de gestão e organização dos cuidados em unidades diferenciadas
- Processo de continuidade de cuidados a partir de unidades diferenciadas
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos
- Processo de cuidados de saúde-doença à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos, incluindo a família e cuidadores informais
-Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos
- Processo de gestão e organização dos cuidados em unidades diferenciadas
- Processo de continuidade de cuidados a partir de unidades diferenciadas
Métodos de Ensino
As metodologias que orientam a UC são a supervisão clínica e a supervisão pedagógica e envolve três intervenientes: Estudante, enfermeiro (supervisor clínico) e professor. As estratégias utilizadas são: orientação, supervisão directa, discussão de situações clínicas e análise dos processos de cuidados. A orientação do professor é para a discussão e análise das situações clínicas relacionadas com o processo de cuidados, serão estabelecidos 5 contactos com os estudantes e o professor, dos quais 3 serão reuniões formais, com o estudante e o supervisor clínico. A avaliação ocorre numa escala de 0 a 20 valores. Serão utilizados 3 instrumento próprios e a nota final obtida resulta:
Avaliação da prática clínica-Classificação igual ou superior a 10 valores, ponderação seis.
Avaliação da apresentação e discussão de um estudo de caso, ponderação três.
Avaliação de um estudo de caso em formato de "paper", ponderação um.
Ao docente cabe a responsabilidade final pela avaliação dos estudantes
Avaliação da prática clínica-Classificação igual ou superior a 10 valores, ponderação seis.
Avaliação da apresentação e discussão de um estudo de caso, ponderação três.
Avaliação de um estudo de caso em formato de "paper", ponderação um.
Ao docente cabe a responsabilidade final pela avaliação dos estudantes
Bibliografia
-Butcher, H.K., Bulechek, G.M., Dochterman, J.M., & Wagner, C.M. (2018). Nursing Interventions classification. 7th Ed. Missouri : Elsevier Health Sciences
-Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. LIDEL edições técnicas, Lda.
-Brunner & Suddarth (2017). tratado de Enfermagem médico-cirúrgica, volume 2, Janice L. Hinkle, Kerry H. Cheever; tradução Patrícia Lydie Voeux , et al. 13ª ed, Rio de Janeiro: Guanabara koogan
- Folgado, D. C., Dias, F., Ramalhinho, J., de Sousa, L. M. M., Bico, I., Marques, M.C., & Frias, A. M. A (2021). Risco de infeção em pessoas com doença renal crónica submetidos a hemodiálise: estudo de caso. Frias, A.M.A (org.) Políticas Sociais e de Atenção, Promoção e Gestão em Enfermagem 2. Ponta Grossa: Atena
-Sequeira, A., Pousa, O. & Amaral, C. (2020). Procedimentos de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica, Lisboa: Lidel
-Marques-Vieira, C. , et al. (2021). Cuidados de enfermagem à pessoa com doença aguda. Loures: Lusodidacta.
-Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. LIDEL edições técnicas, Lda.
-Brunner & Suddarth (2017). tratado de Enfermagem médico-cirúrgica, volume 2, Janice L. Hinkle, Kerry H. Cheever; tradução Patrícia Lydie Voeux , et al. 13ª ed, Rio de Janeiro: Guanabara koogan
- Folgado, D. C., Dias, F., Ramalhinho, J., de Sousa, L. M. M., Bico, I., Marques, M.C., & Frias, A. M. A (2021). Risco de infeção em pessoas com doença renal crónica submetidos a hemodiálise: estudo de caso. Frias, A.M.A (org.) Políticas Sociais e de Atenção, Promoção e Gestão em Enfermagem 2. Ponta Grossa: Atena
-Sequeira, A., Pousa, O. & Amaral, C. (2020). Procedimentos de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica, Lisboa: Lidel
-Marques-Vieira, C. , et al. (2021). Cuidados de enfermagem à pessoa com doença aguda. Loures: Lusodidacta.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Isabel Maria Tarico Bico [responsável]