2023
Ensino Clínico X - Enfermagem na Comunidade
Nome: Ensino Clínico X - Enfermagem na Comunidade
Cód.: ENF13396L
15 ECTS
Duração: 15 semanas/390 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Ensino Clinico centrado na prestação de cuidados de enfermagem complexos nos 4 níveis de prevenção e em programas de educação e promoção da saúde dirigido a indivíduos, famílias, grupos e comunidade.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos
-Adquirir e desenvolver competências para a prestação de cuidados centrados na Pessoa ao longo do ciclo vital e familiar, em Contexto Comunitário
-Demonstrar competências para a capacitação de indivíduos e grupos de forma a garantir a integração e a continuidade de cuidados
-Desenvolver competências no âmbito de projetos de promoção e educação para a saude e da vigilância epidemiológica
Competências
-Demonstra capacidade de coligir e interpretar dados clínicos e sociofamiliares para a sustentação de juízos de enfermagem
-Revela conhecimentos sobre a integração e a continuidade de cuidados e mobiliza-os na capacitação do individuo e família para a gestão do seu percurso no sistema de saúde e nos Programas Prioritários do PNS
-Aplica conhecimentos e evidencia capacidade de conceção e fundamentação na resolução de problemas e tomada de decisão
-Demonstra ser capaz de prestar cuidados centrados no indivíduo/família garantindo a integração e a continuidade de cuidado
-Adquirir e desenvolver competências para a prestação de cuidados centrados na Pessoa ao longo do ciclo vital e familiar, em Contexto Comunitário
-Demonstrar competências para a capacitação de indivíduos e grupos de forma a garantir a integração e a continuidade de cuidados
-Desenvolver competências no âmbito de projetos de promoção e educação para a saude e da vigilância epidemiológica
Competências
-Demonstra capacidade de coligir e interpretar dados clínicos e sociofamiliares para a sustentação de juízos de enfermagem
-Revela conhecimentos sobre a integração e a continuidade de cuidados e mobiliza-os na capacitação do individuo e família para a gestão do seu percurso no sistema de saúde e nos Programas Prioritários do PNS
-Aplica conhecimentos e evidencia capacidade de conceção e fundamentação na resolução de problemas e tomada de decisão
-Demonstra ser capaz de prestar cuidados centrados no indivíduo/família garantindo a integração e a continuidade de cuidado
Conteúdos Programáticos
Cuidados dirigido a indivíduos, famílias, grupos e comunidade, centrados na prestação de cuidados de enfermagem complexos e na promoção da saúde, com especial ênfase na promoção e educação para a saúde, prevenção da doença e reabilitação (nomeadamente em Cuidados Continuados Integrados);
Organização e gestão dos Cuidados de Saúde Primários;
Vigilância epidemiológica e Indicadores de saúde da comunidade;
Programas de Saúde Prioritários definidos pela DGS, no âmbito da intervenção na comunidade:
Prevenção e Controlo do Tabagismo
Promoção da Alimentação Saudável
Promoção da Atividade Física
Diabetes
Doenças Cérebro-cardiovasculares
Doenças Oncológicas
Doenças Respiratórias
Infeção VIH/Sida e Tuberculose
Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos
Saúde Mental
Organização e gestão dos Cuidados de Saúde Primários;
Vigilância epidemiológica e Indicadores de saúde da comunidade;
Programas de Saúde Prioritários definidos pela DGS, no âmbito da intervenção na comunidade:
Prevenção e Controlo do Tabagismo
Promoção da Alimentação Saudável
Promoção da Atividade Física
Diabetes
Doenças Cérebro-cardiovasculares
Doenças Oncológicas
Doenças Respiratórias
Infeção VIH/Sida e Tuberculose
Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos
Saúde Mental
Métodos de Ensino
O Ensino Clínico decorre em Unidades Funcionais dos Centros de Saúde e Unidades de Saúde Publica e em Unidades de Convalescença e de Cuidados Paliativos da Rede de Cuidados Continuados Integrados em regime de supervisão clinica, por enfermeiros e supervisão pedagógica, pelo docente, com forte coresponsabilização do estudante nos resultados da aprendizagem.
A supervisão pedagógica do processo de ensino/aprendizagem inclui 2 deslocações programadas acrescidas sempre que a sua presença for requerida pelos estudantes ou supervisores clínicos e/ou por dificuldades de aprendizagem o justifiquem. É ainda assegurada a supervisão semanal à distância, com recurso às tecnologias disponíveis. Cada aluno será avaliado pelo seu desempenho na prática clínica e por um relatório final. A avaliação far-se-á através de instrumentos próprios, quer para a prática clínica, quer para o relatório/reflexão final (75%+25%) e a aprovação implica a obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores.
A supervisão pedagógica do processo de ensino/aprendizagem inclui 2 deslocações programadas acrescidas sempre que a sua presença for requerida pelos estudantes ou supervisores clínicos e/ou por dificuldades de aprendizagem o justifiquem. É ainda assegurada a supervisão semanal à distância, com recurso às tecnologias disponíveis. Cada aluno será avaliado pelo seu desempenho na prática clínica e por um relatório final. A avaliação far-se-á através de instrumentos próprios, quer para a prática clínica, quer para o relatório/reflexão final (75%+25%) e a aprovação implica a obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
Cruz, M. M., & Bourget, M. M. (2010)A visita domiciliária na Estratégia de Saúde da Família: conhecendo as percepções das famílias. Saúde e Sociedade, 19(3),605-613
Mendes, F.,Gemito, L.,Caldeira, E.,Serra,I. et al(2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. The continuity of health care from the perspective of users Revista Ciência & Saúde Coletiva, 3(22), 841-853
Nies, M. A. & McEwen, M. (2011). Community/Public Health Nursing: Promoting the Health of Populations. St. Louis: Elsevier.
Sines, D. et al (2005). Community Health Care Nursing. 3a ed. Oxford: Blackwell Publishing.
Stanhope, M.; Lancaster, J.(2011).Enfermagem de Saúde Pública. Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. Lisboa:Lusociência.
Wright, L. M. & Leahey, M. (2012). Nurses And Families : A Guide To Family Assessment And Intervention A Guide To Family Assessment And Intervention. F.A. Davis Company.
http://www.who.int/social_determinants/en/
www.dgs.pt
WWW.WHO.INT/EN/
Mendes, F.,Gemito, L.,Caldeira, E.,Serra,I. et al(2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. The continuity of health care from the perspective of users Revista Ciência & Saúde Coletiva, 3(22), 841-853
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WWW.WHO.INT/EN/