2023

Ensino Clínico IX - Enfermagem em Saúde Comunitária e Familiar

Nome: Ensino Clínico IX - Enfermagem em Saúde Comunitária e Familiar
Cód.: ENF13395L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A prestação de cuidados será dirigida a indivíduos, famílias, grupos e comunidade, centrada na promoção da saúde, com especial ênfase na educação para a saúde, na prevenção da doença e reabilitação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVO
Adquirir e desenvolver competências clínicas de apreciação/diagnóstico, planeamento, prestação de cuidados e avaliação que lhes permita cuidados de enfermagem ao longo do ciclo vital e familiar, em contexto de Cuidados de Saúde Primários.

COMPETENCIAS
Aplica conhecimentos e identifica áreas de atenção relevantes para a enfermagem, no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença;
Aplica instrumentos para avaliação da saúde da família e implementa o processo de prestação de cuidados;
Intervém junto de famílias de acordo com as suas potencialidades, necessidades e problemas;
Avalia e documenta os progressos;
Colabora com a família na revisão dos progressos utilizando habilidades de comunicação;
Utiliza os dados da avaliação para atualizar o plano de cuidados;
Avalia e toma decisões sobre situações de prestação de cuidados ao individuo/família;
Demonstra conhecimento sobre estratégias de Educação para a Saúde;
Revela capacidade de autoaprendizagem.

Conteúdos Programáticos

A prestação de cuidados será dirigida a indivíduos, famílias, grupos e comunidade, centrada na promoção da saúde, com especial ênfase na educação para a saúde, na prevenção da doença e reabilitação.
A prestação de cuidados dirige-se a todos as fases do ciclo de vida e apoia-se em instrumentos para a avaliação da necessidade de cuidados de saúde e qualidade de vida dos indivíduos (Índice de Katz, Mini Mental State, Índice de Lawton, Escala de Norton, Escala de Braden, Índice de Barthel,…).
Para a avaliação da saúde da família utiliza o Modelo de Calgary, Genograma, Ecomapa entre outros.
Toda a atuação do estudante é sustentada na metodologia do processo de enfermagem, do raciocínio clínico, do pensamento crítico e nas técnicas de resolução de problemas. Desenvolve atividades tendo em conta os contextos locais de prestação de cuidados, assim como as funções do enfermeiro de cuidados gerais. Presta cuidados de enfermagem a grupos e comunidade de acordo com o diagnóstico de saúde.

Métodos de Ensino

O Ensino Clinico decorre em regime de preceptoria. O estudante sob orientação dos enfermeiros da unidade de saúde, planeia, executa e avalia intervenções de enfermagem ao individuo e família em situação de saúde/doença nos contextos de CSP.
O enfermeiro da unidade de saúde é responsável pela orientação direta e avaliação do desempenho prático do estudante.
O docente da escola é responsável pela supervisão e orientação pedagógica, competindo-lhe assegurar o cumprimento dos objetivos e o desenvolvimento de estratégias que respeitem o ritmo de aprendizagem do estudante. É também da responsabilidade do docente a avaliação final do estudante e do EC.
As horas de orientação tutorial são geridas no sentido de facilitar o processo de desenvolvimento e consolidação de competências dos alunos.

A avaliação é contínua, utilizando gelhas próprias e obedece ao Regulamento Especifico para o Curso de Enfermagem.
A nota do campo clínico terá ponderação três e a nota da reflexão final ponderação um.

Bibliografia

-International Council of Nurses. (2011). Classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE) Versão 2. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros
- Marcon, S., Teston, E., Barreto M. & Elsen, I. (2019). A família como foco no fazer cotidiano do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem. Londrina: Eduel
- Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública. Lisboa: Lidel
- Mendes F., Gemito L., Zangão O., Lopes, M., Chora MA., Sampaio M & Alegria J. (2020). Quebrar Silêncios – Guia orientador para a prevenção da violência sobre pessoas idosas. Évora: UÉ
- Mendes F., Gemito L., Caldeira E., Serra I. & Casas-Novas, M. (2017). Continuity of care from the perspective of users. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 22(3), 841-853
- World Health Organization. (2020). The Family Health Nurse Context, Concept, Conceptual Framework and curriculum. Regional Office for Europe, Copenhagen, https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/53860/E92341.pdf