2023
Ensino Clínico VIII - Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Reabilitação
Nome: Ensino Clínico VIII - Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Reabilitação
Cód.: ENF13394L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta Unidade curricular pretende que os estudantes em contexto clínico adquiram e desenvolvam competências de prestação de cuidados à pessoa com necessidade de cuidados complexos em internamento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo Geral
Desenvolver e consolidar competências de Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica de Enfermagem à Pessoa Adulta com Problemas de Saúde Complexos em Contexto Hospitalar
Competências:
- Demonstra conhecimento de Avaliação diagnóstica face à pessoa adulta com problemas de Saúde complexos
- Demonstra conhecimento de intervenção terapêutica à pessoa adulta com problemas de Saúde complexos
- Compreende situações de cuidados ao individuo/família com problemas de Saúde complexos
- Aplica conhecimento de avaliação diagnóstica e intervenção terapêutica face à pessoa adulta com problemas de Saúde complexos
- Analisa situações de cuidados à pessoa adulta com problemas de Saúde complexos em contexto hospitalar
- Realiza julgamentos e toma decisões sobre as situações de cuidados à pessoa/família
- Sintetiza e comunica ideias, problemas e soluções sobre situações de cuidados
- Revela capacidade de aprendizagem, de reflexão e crítica sobre as situações vivenciadas
Desenvolver e consolidar competências de Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica de Enfermagem à Pessoa Adulta com Problemas de Saúde Complexos em Contexto Hospitalar
Competências:
- Demonstra conhecimento de Avaliação diagnóstica face à pessoa adulta com problemas de Saúde complexos
- Demonstra conhecimento de intervenção terapêutica à pessoa adulta com problemas de Saúde complexos
- Compreende situações de cuidados ao individuo/família com problemas de Saúde complexos
- Aplica conhecimento de avaliação diagnóstica e intervenção terapêutica face à pessoa adulta com problemas de Saúde complexos
- Analisa situações de cuidados à pessoa adulta com problemas de Saúde complexos em contexto hospitalar
- Realiza julgamentos e toma decisões sobre as situações de cuidados à pessoa/família
- Sintetiza e comunica ideias, problemas e soluções sobre situações de cuidados
- Revela capacidade de aprendizagem, de reflexão e crítica sobre as situações vivenciadas
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular advêm dos contributos de distintas UCs antecedentes e que dão contributos relevantes ao Ensino Clínico a realizar em contexto hospitalar.
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos
- Processo de cuidados de saúde-doença à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos, incluindo a família e cuidadores informais
-Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos
- Processo de gestão e organização dos cuidados em unidades diferenciadas
- Processo de continuidade de cuidados a partir de unidades diferenciadas
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos
- Processo de cuidados de saúde-doença à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos, incluindo a família e cuidadores informais
-Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem à pessoa ao longo do ciclo de vida com necessidades de cuidados mais complexos
- Processo de gestão e organização dos cuidados em unidades diferenciadas
- Processo de continuidade de cuidados a partir de unidades diferenciadas
Métodos de Ensino
As metodologias que orientam a UC são a supervisão clínica e a supervisão pedagógica e envolve três intervenientes: Estudante, enfermeiro (orientador cooperante) e professor.
Estratégias utilizadas: orientação, supervisão direta, discussão de situações clínicas e análise dos processos de cuidados. A orientação do professor é para a discussão e análise das situações clínicas relacionadas com o processo de cuidados, serão estabelecidos 6 contactos com os estudantes e o professor, dos quais 3 serão reuniões formais, com o estudante e o precetor. A avaliação ocorre numa escala de 0 a 20 valores. Serão utilizados 3 instrumento próprios e a nota final obtida resulta:
Avaliação da prática clínica-Classificação igual ou superior a 10 valores, ponderação 4
Apresentação e discussão de um estudo de caso, com entrega de trabalho escrito, ponderação 3
Ao docente cabe a responsabilidade final pela avaliação dos estudantes em ensino clínico.
Estratégias utilizadas: orientação, supervisão direta, discussão de situações clínicas e análise dos processos de cuidados. A orientação do professor é para a discussão e análise das situações clínicas relacionadas com o processo de cuidados, serão estabelecidos 6 contactos com os estudantes e o professor, dos quais 3 serão reuniões formais, com o estudante e o precetor. A avaliação ocorre numa escala de 0 a 20 valores. Serão utilizados 3 instrumento próprios e a nota final obtida resulta:
Avaliação da prática clínica-Classificação igual ou superior a 10 valores, ponderação 4
Apresentação e discussão de um estudo de caso, com entrega de trabalho escrito, ponderação 3
Ao docente cabe a responsabilidade final pela avaliação dos estudantes em ensino clínico.
Bibliografia
- Butcher, H.K., Bulechek, G.M., Dochterman, J.M., & Wagner, C.M. (2018). Nursing Interventions classification. 7th Ed. Missouri : Elsevier Health Sciences
- Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. LIDEL edições técnicas, Lda.
-Doenges, M., Moorhouse, M., & Murr, A. (2019). Chapter 1: The nursing process: the foundation of quality client care. In , Nursing Diagnosis Manual: Planning, Individualizing, and Documenting Client Care, 6th ed Philadelphia, F.A. Davis Company.
- Herdman, H.T., & Kamitsuru, S. editors. (2018). NANDA international nursing diagnoses: definitions & classification 2018-2020. 11th Ed. New York : Thieme Publishers
-Moorhead, S., Johnson, M., Maas, M.L., & Swanson, E. (2018) Nursing Outcomes Classification (NOC): Measurement of Health Outcomes. 6th Ed. Missouri : Elsevier Health Sciences
- Williams, L., & Hopper, P. (2019). Chapter 1: Critical Thinking and the Nursing Process. In , Understanding Medical Surgical Nursing, 6th ed Philadelphia
- Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. LIDEL edições técnicas, Lda.
-Doenges, M., Moorhouse, M., & Murr, A. (2019). Chapter 1: The nursing process: the foundation of quality client care. In , Nursing Diagnosis Manual: Planning, Individualizing, and Documenting Client Care, 6th ed Philadelphia, F.A. Davis Company.
- Herdman, H.T., & Kamitsuru, S. editors. (2018). NANDA international nursing diagnoses: definitions & classification 2018-2020. 11th Ed. New York : Thieme Publishers
-Moorhead, S., Johnson, M., Maas, M.L., & Swanson, E. (2018) Nursing Outcomes Classification (NOC): Measurement of Health Outcomes. 6th Ed. Missouri : Elsevier Health Sciences
- Williams, L., & Hopper, P. (2019). Chapter 1: Critical Thinking and the Nursing Process. In , Understanding Medical Surgical Nursing, 6th ed Philadelphia
Equipa Docente (2022/2023 )
- Ana Lúcia da Silva João
- Isabel Maria Tarico Bico [responsável]
- José Manuel Afonso Moreira
- Maria do Céu Mendes Pinto Marques
- Miguel Jorge Serra Sapateiro Pinto Pedrosa
- Susana Maria Sobral Mendonça
- Telmo Duarte Canelas Pequito
- Isabel Maria Tarico Bico [responsável]