2023

Enfermagem de Família

Nome: Enfermagem de Família
Cód.: ENF13391L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Contempla um corpo de conhecimentos e de competências para compreensão dos fenómenos da saúde familiar, visando a autonomia e a tomada de decisão em processos de avaliação e intervenção familiar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
- Compreender o processo saúde – doença da pessoa em contexto familiar;
- Desenvolver competências clínicas de apreciação, diagnóstico e prestação de cuidados de enfermagem à família em diferentes contextos.

Competências:
Competências de Natureza Intelectual e Académica
- Compreende e analisa de forma crítica a conceptualização da Enfermagem de Família no atual contexto sócio – cultural e de enfermagem;
- Discute e analisa aspetos da transversalidade da Enfermagem de Família, na disciplina de Enfermagem;
Competências de Natureza Instrumental
- Conhece e analisa o conceito de avaliação de Enfermagem da Família e o modo como se operacionaliza recorrendo a instrumentos específicos;
- Conhece e analisa o conceito de intervenção de Enfermagem na Família e o modo como se operacionaliza recorrendo a estratégias específicas.

Conteúdos Programáticos

Diferentes abordagens teóricas da família
Configurações familiares na sociedade atual
Evolução da família ao longo do ciclo de vida
Os domínios inerentes à parentalidade
A influência do funcionamento familiar na saúde dos seus membros
A influência da doença aguda, crónica e mental, na família
As influências socioculturais, políticas, étnicas, espirituais e religiosas
A promoção da saúde familiar
Conceito de avaliação de Enfermagem da Família
Instrumentos para avaliação de Enfermagem da Família
A avaliação de enfermagem da família, identificação dos focos de atenção e elaboração de diagnósticos de enfermagem (CIPE)
Conceito de intervenção de Enfermagem na Família e estratégias específicas
O contributo da avaliação de enfermagem à família na definição de objetivos e ações de enfermagem no âmbito da promoção da saúde e da prevenção da doença.
O contributo da intervenção de enfermagem na família no desenvolvimento de ações adequadas ao diagnóstico de enfermagem

Métodos de Ensino

Na lecionação do programa previsto serão selecionadas estratégias pedagógicas que estimulem a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes, co-responsabilizando-os pelo processo de ensino aprendizagem, assentes num trabalho de pesquisa, reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial.

A avaliação da unidade curricular realiza-se através de um momento de avaliação formal individual, através de uma prova escrita, e de um trabalho de grupo para operacionalização do modelo de avaliação familiar. Os estudantes estão sujeitos ao Regime de Avaliação previsto no Regulamento Escolar Interno da UÉ. Os regimes de avaliação e a proposta de calendarização das provas presenciais, seja a avaliação contínua ou avaliação final, serão acordadas com os alunos na primeira aula, tendo em conta o Calendário Escolar.

Bibliografia

- Coreil, J. (2009). Social and behavioral foundations of public health (2ª ed.). London: Sage Publications
- Cruz, M. M., & Bourget, M. M. (2010).). A visita domiciliária na Estratégia de Saúde da Família: conhecendo as percepções das famílias. Saúde e Sociedade, 19(3), 605-613
- Dias, M. O. (2011). O Processo de Comunicação no Sistema Familia. Gestão e Desenvolvimento, pp. 39-156.
- Figueiredo, M. H., & Martins, M. M. (setembro de 2010). Avaliação Familiar: do Modelo de Calgary de Avaliação da Família aos Focos da Prática de Enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde, 9(3) p. 553-559
- Hanson, S. M. H. (2005). Enfermagem de cuidados de saúde à família – Teoria, prática e investigação (2ª ed.). Loures: Lusociência
- Stanhope, M. & Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública: cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Loures: Lusodidacta
- Wright, L. M. & Leahey, M. (2012). Enfermeiras e famílias – um guia para a avaliação e intervenção na família São Paulo:ROCA