2023
Enfermagem de Família
Nome: Enfermagem de Família
Cód.: ENF13391L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Contempla um corpo de conhecimentos e de competências para compreensão dos fenómenos da saúde familiar, visando a autonomia e a tomada de decisão em processos de avaliação e intervenção familiar.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
- Compreender o processo saúde doença da pessoa em contexto familiar;
- Desenvolver competências clínicas de apreciação, diagnóstico e prestação de cuidados de enfermagem à família em diferentes contextos.
Competências:
Competências de Natureza Intelectual e Académica
- Compreende e analisa de forma crítica a conceptualização da Enfermagem de Família no atual contexto sócio cultural e de enfermagem;
- Discute e analisa aspetos da transversalidade da Enfermagem de Família, na disciplina de Enfermagem;
Competências de Natureza Instrumental
- Conhece e analisa o conceito de avaliação de Enfermagem da Família e o modo como se operacionaliza recorrendo a instrumentos específicos;
- Conhece e analisa o conceito de intervenção de Enfermagem na Família e o modo como se operacionaliza recorrendo a estratégias específicas.
- Compreender o processo saúde doença da pessoa em contexto familiar;
- Desenvolver competências clínicas de apreciação, diagnóstico e prestação de cuidados de enfermagem à família em diferentes contextos.
Competências:
Competências de Natureza Intelectual e Académica
- Compreende e analisa de forma crítica a conceptualização da Enfermagem de Família no atual contexto sócio cultural e de enfermagem;
- Discute e analisa aspetos da transversalidade da Enfermagem de Família, na disciplina de Enfermagem;
Competências de Natureza Instrumental
- Conhece e analisa o conceito de avaliação de Enfermagem da Família e o modo como se operacionaliza recorrendo a instrumentos específicos;
- Conhece e analisa o conceito de intervenção de Enfermagem na Família e o modo como se operacionaliza recorrendo a estratégias específicas.
Conteúdos Programáticos
Diferentes abordagens teóricas da família
Configurações familiares na sociedade atual
Evolução da família ao longo do ciclo de vida
Os domínios inerentes à parentalidade
A influência do funcionamento familiar na saúde dos seus membros
A influência da doença aguda, crónica e mental, na família
As influências socioculturais, políticas, étnicas, espirituais e religiosas
A promoção da saúde familiar
Conceito de avaliação de Enfermagem da Família
Instrumentos para avaliação de Enfermagem da Família
A avaliação de enfermagem da família, identificação dos focos de atenção e elaboração de diagnósticos de enfermagem (CIPE)
Conceito de intervenção de Enfermagem na Família e estratégias específicas
O contributo da avaliação de enfermagem à família na definição de objetivos e ações de enfermagem no âmbito da promoção da saúde e da prevenção da doença.
O contributo da intervenção de enfermagem na família no desenvolvimento de ações adequadas ao diagnóstico de enfermagem
Configurações familiares na sociedade atual
Evolução da família ao longo do ciclo de vida
Os domínios inerentes à parentalidade
A influência do funcionamento familiar na saúde dos seus membros
A influência da doença aguda, crónica e mental, na família
As influências socioculturais, políticas, étnicas, espirituais e religiosas
A promoção da saúde familiar
Conceito de avaliação de Enfermagem da Família
Instrumentos para avaliação de Enfermagem da Família
A avaliação de enfermagem da família, identificação dos focos de atenção e elaboração de diagnósticos de enfermagem (CIPE)
Conceito de intervenção de Enfermagem na Família e estratégias específicas
O contributo da avaliação de enfermagem à família na definição de objetivos e ações de enfermagem no âmbito da promoção da saúde e da prevenção da doença.
O contributo da intervenção de enfermagem na família no desenvolvimento de ações adequadas ao diagnóstico de enfermagem
Métodos de Ensino
Na lecionação do programa previsto serão selecionadas estratégias pedagógicas que estimulem a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes, co-responsabilizando-os pelo processo de ensino aprendizagem, assentes num trabalho de pesquisa, reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial.
A avaliação da unidade curricular realiza-se através de um momento de avaliação formal individual, através de uma prova escrita, e de um trabalho de grupo para operacionalização do modelo de avaliação familiar. Os estudantes estão sujeitos ao Regime de Avaliação previsto no Regulamento Escolar Interno da UÉ. Os regimes de avaliação e a proposta de calendarização das provas presenciais, seja a avaliação contínua ou avaliação final, serão acordadas com os alunos na primeira aula, tendo em conta o Calendário Escolar.
A avaliação da unidade curricular realiza-se através de um momento de avaliação formal individual, através de uma prova escrita, e de um trabalho de grupo para operacionalização do modelo de avaliação familiar. Os estudantes estão sujeitos ao Regime de Avaliação previsto no Regulamento Escolar Interno da UÉ. Os regimes de avaliação e a proposta de calendarização das provas presenciais, seja a avaliação contínua ou avaliação final, serão acordadas com os alunos na primeira aula, tendo em conta o Calendário Escolar.
Bibliografia
- Coreil, J. (2009). Social and behavioral foundations of public health (2ª ed.). London: Sage Publications
- Cruz, M. M., & Bourget, M. M. (2010).). A visita domiciliária na Estratégia de Saúde da Família: conhecendo as percepções das famílias. Saúde e Sociedade, 19(3), 605-613
- Dias, M. O. (2011). O Processo de Comunicação no Sistema Familia. Gestão e Desenvolvimento, pp. 39-156.
- Figueiredo, M. H., & Martins, M. M. (setembro de 2010). Avaliação Familiar: do Modelo de Calgary de Avaliação da Família aos Focos da Prática de Enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde, 9(3) p. 553-559
- Hanson, S. M. H. (2005). Enfermagem de cuidados de saúde à família Teoria, prática e investigação (2ª ed.). Loures: Lusociência
- Stanhope, M. & Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública: cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Loures: Lusodidacta
- Wright, L. M. & Leahey, M. (2012). Enfermeiras e famílias um guia para a avaliação e intervenção na família São Paulo:ROCA
- Cruz, M. M., & Bourget, M. M. (2010).). A visita domiciliária na Estratégia de Saúde da Família: conhecendo as percepções das famílias. Saúde e Sociedade, 19(3), 605-613
- Dias, M. O. (2011). O Processo de Comunicação no Sistema Familia. Gestão e Desenvolvimento, pp. 39-156.
- Figueiredo, M. H., & Martins, M. M. (setembro de 2010). Avaliação Familiar: do Modelo de Calgary de Avaliação da Família aos Focos da Prática de Enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde, 9(3) p. 553-559
- Hanson, S. M. H. (2005). Enfermagem de cuidados de saúde à família Teoria, prática e investigação (2ª ed.). Loures: Lusociência
- Stanhope, M. & Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública: cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Loures: Lusodidacta
- Wright, L. M. & Leahey, M. (2012). Enfermeiras e famílias um guia para a avaliação e intervenção na família São Paulo:ROCA