2023
Fundamentos de Investigação em Enfermagem
Nome: Fundamentos de Investigação em Enfermagem
Cód.: ENF13390L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos
- Compreender o processo de construção e de translação do conhecimento
- Conhecer os principais paradigmas de investigação
- Desenvolver competências básicas de consumidor de investigação:
- Critérios de análise de artigos de investigação
- Revisão integrativa e revisão sistemática
- Regras de utilização de fontes
- Desenvolver competências básicas de investigação
- Conhecer elementos estruturantes e as diferentes fases do processo de investigação
- Desenvolver um pré-projecto de investigação
- A ética na investigação
Competências:
Domínio teórico
- Demonstra conhecer:
- o processo de construção e translação do conhecimento
- os elementos estruturantes e as diferentes fases do processo de investigação
- os princípios éticos subjacentes à investigação
- critérios de análise de artigos de investigação
- o processo de revisão integrativa e sistemática
Domínio teórico-prático
-Constrói um pré-projeto de investigação
-Utiliza adequadamente fontes eletrónicas e físicas
- Compreender o processo de construção e de translação do conhecimento
- Conhecer os principais paradigmas de investigação
- Desenvolver competências básicas de consumidor de investigação:
- Critérios de análise de artigos de investigação
- Revisão integrativa e revisão sistemática
- Regras de utilização de fontes
- Desenvolver competências básicas de investigação
- Conhecer elementos estruturantes e as diferentes fases do processo de investigação
- Desenvolver um pré-projecto de investigação
- A ética na investigação
Competências:
Domínio teórico
- Demonstra conhecer:
- o processo de construção e translação do conhecimento
- os elementos estruturantes e as diferentes fases do processo de investigação
- os princípios éticos subjacentes à investigação
- critérios de análise de artigos de investigação
- o processo de revisão integrativa e sistemática
Domínio teórico-prático
-Constrói um pré-projeto de investigação
-Utiliza adequadamente fontes eletrónicas e físicas
Conteúdos Programáticos
1. O processo de construção e a translação de conhecimento;
2. Os princípios éticos na investigação
3. Paradigmas de investigação
4. Fundamentos de investigação em Enfermagem
5. Utilização da investigação produzida - competências básicas de consumidor de investigação:
a. Critérios de análise de artigos de investigação
b. Revisão integrativa e revisão sistemática
c. Regras de utilização de fontes
6. Produção de investigação - O processo de investigação
a. Enquadramento e formulação de problemas de investigação
b. Definição da População e Amostra
c. Técnicas e instrumentos de recolha de dados; entrevistas e questionários
d. Tratamento e análise de dados
i. Análise Estatística
ii. Análise qualitativa de dados
e. Interpretação e análise de investigação produzida
7. Esboço de um pré-projecto de investigação
2. Os princípios éticos na investigação
3. Paradigmas de investigação
4. Fundamentos de investigação em Enfermagem
5. Utilização da investigação produzida - competências básicas de consumidor de investigação:
a. Critérios de análise de artigos de investigação
b. Revisão integrativa e revisão sistemática
c. Regras de utilização de fontes
6. Produção de investigação - O processo de investigação
a. Enquadramento e formulação de problemas de investigação
b. Definição da População e Amostra
c. Técnicas e instrumentos de recolha de dados; entrevistas e questionários
d. Tratamento e análise de dados
i. Análise Estatística
ii. Análise qualitativa de dados
e. Interpretação e análise de investigação produzida
7. Esboço de um pré-projecto de investigação
Métodos de Ensino
O aluno é co-responsável pela sua aprendizagem e espera-se participação ativa em sala de aula. Prevêem-se aulas expositivas para os conteúdos mais abstratos e aulas teórico-práticas para aprendizagem, treino e exemplificação da aplicação das matérias. A turma é dividida em grupos nas aulas teórico-praticas, no sentido de melhor interação professor-aluno, por exemplo na pesquisa em base de dados, exercícios de gestão de referências, planos de investigação. As OT são utilizadas para tutoria individual ou em pequenos grupos conforme situação.
Regime de Avaliação de Conhecimentos
1) Avaliação Contínua: Um momento de avaliação por exercício individual (60%) e um momento de avaliação por exercício em grupo (40%). O aluno que não realize qualquer um destes momentos opta pelo regime de exame.
2) Avaliação por exame: prova escrita com a duração de 90 minutos.
A Época Normal e Recurso, de acordo com o calendário escolar
Regime de Avaliação de Conhecimentos
1) Avaliação Contínua: Um momento de avaliação por exercício individual (60%) e um momento de avaliação por exercício em grupo (40%). O aluno que não realize qualquer um destes momentos opta pelo regime de exame.
2) Avaliação por exame: prova escrita com a duração de 90 minutos.
A Época Normal e Recurso, de acordo com o calendário escolar
Bibliografia
Gray, J., Grove, S. & Burns, N. (2013). The practice of Nursing Research. London: Elsevier.
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. (ReportNumber, Ed.) (7a). Retrieved from https://www.wook.pt/livro/analise-estatistica-com-o-spss-statistics-joao-maroco/22106579
Oliveira, A. (2009). Bioestatistica, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações. Lisboa: Lidel.
Polit, D. F., & Beck, C. T. (2010). Essentials of nursing research: appraising evidence for nursing practice (7th ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins.
Ruiz Olabuénaga, J. I. (2012). Teoría y práctica de la investigación cualitativa. UNIV. DEUSTO FILOSOFIA. Retrieved from https://www.wook.pt/livro/teoria-y-practica-de-la-investigacion-cualitativa-jose-ignacio-ruiz-olabuenaga/14663631
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. (ReportNumber, Ed.) (7a). Retrieved from https://www.wook.pt/livro/analise-estatistica-com-o-spss-statistics-joao-maroco/22106579
Oliveira, A. (2009). Bioestatistica, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações. Lisboa: Lidel.
Polit, D. F., & Beck, C. T. (2010). Essentials of nursing research: appraising evidence for nursing practice (7th ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins.
Ruiz Olabuénaga, J. I. (2012). Teoría y práctica de la investigación cualitativa. UNIV. DEUSTO FILOSOFIA. Retrieved from https://www.wook.pt/livro/teoria-y-practica-de-la-investigacion-cualitativa-jose-ignacio-ruiz-olabuenaga/14663631
Equipa Docente (2022/2023 )
- Ana Lúcia da Silva João
- Maria Margarida Palma Goes [responsável]