2023

Enfermagem Comunitária II

Nome: Enfermagem Comunitária II
Cód.: ENF13389L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A enfermagem comunitária II estuda a capacitação das comunidades possibilitando o desenvolvimento de competências no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença da criança/adolescente/família.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
Compreender as dinâmicas atuais dos cuidados de enfermagem à criança e à família baseados na comunidade
Adquirir conhecimentos que potenciem a capacidade para a conceção e prestação de cuidados no âmbito da saúde da criança e do adolescente, inseridos na família
Compreender a necessidade, natureza e abrangência dos programas de Educação para a saúde
Competências:
Identifica a filosofia atual dos cuidados em saúde infantil e juvenil
Identifica os principais programas nacionais de saúde infantil e juvenil
Descreve e explica detalhadamente os momentos e a metodologia de vigilância de saúde da Criança e do adolescente
Desenvolve a capacidade de planeamento, execução e avaliação da consulta de vigilância de Saúde Infantil
Utiliza os princípios da comunicação na Educação para a Saúde dirigidos à criança e adolescente/família
Revela competências de autoaprendizagem e utiliza a evidência disponível na resposta aos cuidados centrados na criança e adolescente/família

Conteúdos Programáticos

Dinâmicas atuais dos cuidados de enfermagem à criança/família baseados na comunidade
Saúde Infantil e Juvenil em Portugal: indicadores do Plano Nacional de Saúde
Programas Nacionais de Saúde
A consulta de vigilância da Saúde Infantil nas diferentes faixas etárias
Crescimento e desenvolvimento: Parâmetros de avaliação
Vacinação:
- Programa Nacional de Vacinação (PNV) e vacinas extra PNV
- Princípios básicos da administração de vacinas
- Redes de frio nas vacinas
Desenvolvimento do adolescente e vivências saudáveis
Sexualidade na adolescência
Comportamentos de risco na adolescência
Educação para a saúde e intervenção na comunidade – o trabalho com a população infantil e juvenil:
- Identificação de necessidades
- Definição de objetivos
- Seleção de estratégias
- Métodos e técnicas mais utilizadas na EpS
Modelos utilizados em EpS e implicações na prática de cuidados dos enfermeiros enquanto educadores

Métodos de Ensino

Na lecionação do programa previsto serão selecionadas metodologias que estimulem a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes, assentes num trabalho de pesquisa reflexão questionamento crítico e análise contínua
Serão também criados espaços de trabalho individual e de grupo, no âmbito de cada bloco de assuntos, recorrendo à utilização de técnicas de leitura orientada, debates em sala de aula e pesquisa bibliográfica. As aulas práticas laboratoriais serão atempadamente agendadas. O método usado nestas aulas será a simulação da consulta de enfermagem à criança/adolescente e o desenvolvimento de sessões de Educação para a Saúde
O regime de avaliação contempla a avaliação contínua e regime de exame de acordo com o Regulamento Escolar Interno (REI)
Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevêem-se dois momentos de avaliação (50%+50%)
Os alunos que não obtiverem nota igual ou superior a 9,5 valores ficam sujeitos a exame de acordo com o REI

Bibliografia

- Caldeira, E., Lopes, M. (2017). Educação sexual na escola: contextos para mudança . RIASE - Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, 3(3),1147-1164.
https://www.researchgate.net/publication/342223908_EDUCACAO_SEXUAL_NA_ESCOLA_-_CONTEXTOS_PARA_A_MUDANCA
-Caldeira, E. (2015). Promoção da saúde e desenvolvimento dos adolescentes: A educação sexual em contexto escolar. Universidade de Lisboa. Tese de doutoramento em enfermagem, Lisboa. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/20228
-Gomez-Cantarino, S.; Espina-Jerez, B.; Dominguez-Isabel, P.; Bouzas-Mosquera, C.; Dias, H.; Caldeira, E.; Sim-Sim, M. (2019). P16 Students’ attitudes toward the patient’s sexuality versus the perception of their sexual life. European Journal of Public Health 29 (Supplement_2), junho 2019, ckz093. 01. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz093.011
- Loureiro, I., & Miranda, N. (2018). Promover a saúde: dos fundamentos à ação (3ª ed.). Coimbra: Ed. Almedina

Equipa Docente (2022/2023 )