2023
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria Infanto-Juvenil
Nome: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria Infanto-Juvenil
Cód.: ENF13388L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos
- Compreender a importância da família no desenvolvimento da saúde mental da criança e adolescente
- Conhecer os quadros psicopatológicos mais frequentes na fase infantojuvenil
- Desenvolver capacidades de avaliação diagnóstica no âmbito da enfermagem de saúde mental e psiquiatria infantojuvenil
- Desenvolver capacidades de intervenção clinica nas crianças e jovens com perturbações da saúde mental
Competências:
- Identifica tipologias familiares promotoras de saúde mental infantojuvenil
- Conhece as perturbações de saúde mental e psiquiatria infantojuvenil mais frequentes
- Constrói diagnósticos de enfermagem consistentes com as manifestações clinicas, em laboratório
- Propõe intervenções terapêuticas de acordo com a situação clinica, em laboratório
- Pesquisa de forma autónoma e adequada, literatura cientifica sobre as temáticas exploradas
- Compreender a importância da família no desenvolvimento da saúde mental da criança e adolescente
- Conhecer os quadros psicopatológicos mais frequentes na fase infantojuvenil
- Desenvolver capacidades de avaliação diagnóstica no âmbito da enfermagem de saúde mental e psiquiatria infantojuvenil
- Desenvolver capacidades de intervenção clinica nas crianças e jovens com perturbações da saúde mental
Competências:
- Identifica tipologias familiares promotoras de saúde mental infantojuvenil
- Conhece as perturbações de saúde mental e psiquiatria infantojuvenil mais frequentes
- Constrói diagnósticos de enfermagem consistentes com as manifestações clinicas, em laboratório
- Propõe intervenções terapêuticas de acordo com a situação clinica, em laboratório
- Pesquisa de forma autónoma e adequada, literatura cientifica sobre as temáticas exploradas
Conteúdos Programáticos
Tipologias familiares e padrões de funcionamento
Padrões de relações pais / filhos e saúde mental
As fratrias e as suas dinâmicas
Perturbações de expressão somática:
- Alimentares
- Eliminação
- Sono
Perturbações da ansiedade e humor; medos e fobias
Perturbações do desenvolvimento:
- Autismo
- Perturbação de Asperger e perturbação de Rett
- Síndrome de Down e síndrome de West
Perturbações motoras e de comportamento:
- Síndrome de Gilles de la Tourette
- Hiperatividade e défice de atenção
- Comportamento antissocial
Situações particulares:
- Negligência; maus tratos; abuso sexual
Instrumentos de intervenção terapêutica
Padrões de relações pais / filhos e saúde mental
As fratrias e as suas dinâmicas
Perturbações de expressão somática:
- Alimentares
- Eliminação
- Sono
Perturbações da ansiedade e humor; medos e fobias
Perturbações do desenvolvimento:
- Autismo
- Perturbação de Asperger e perturbação de Rett
- Síndrome de Down e síndrome de West
Perturbações motoras e de comportamento:
- Síndrome de Gilles de la Tourette
- Hiperatividade e défice de atenção
- Comportamento antissocial
Situações particulares:
- Negligência; maus tratos; abuso sexual
Instrumentos de intervenção terapêutica
Métodos de Ensino
Método expositivo, método de resolução de problemas e método autorreflexivo. Técnicas audiovisuais para ilustrar algumas das perturbações da saúde mental das crianças e adolescentes. Será estimulado o diálogo, a exposição de ideias preferencialmente fundamentadas em leituras prévias indicadas pelo docente, mas também baseadas nas experiências individuais, de modo a estimular o raciocínio crítico e a capacidade de expressão oral. Nas aulas práticas, será dado ênfase à construção e análise de situações clínicas, visando a definição obrigatória de estratégias de intervenção terapêutica de acordo com a CIPE. Discussão grupal com recurso à metodologia da Tempestade de ideias.
Teste escrito a meio do semestre e um trabalho de grupo sobre uma situação clinica que se enquadra nas temáticas abordadas. A situação clínica é escolhida pelo estudante e validada pelo docente.
A nota final resulta da seguinte fórmula: teste escrito (75%) +trabalho de grupo (25%)
Teste escrito a meio do semestre e um trabalho de grupo sobre uma situação clinica que se enquadra nas temáticas abordadas. A situação clínica é escolhida pelo estudante e validada pelo docente.
A nota final resulta da seguinte fórmula: teste escrito (75%) +trabalho de grupo (25%)
Bibliografia
Deborah, A A (2006) Semiologia:bases para a prática assistencial Rio de Janeiro:Guanabara Koogan
Dias, JCB & Carvalho, JC (2017) Enfermagem em pedopsiquiatria:especificidades do cuidar Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (17) 65-70
Marques, C & Cepêda, T (2009) Recomendações para a prática clinica da Saúde Mental infantil e juvenil nos cuidados de saúde primários Lisboa:Coordenação Nacional para a Saúde Mental
Neeb, K (2000) Fundamentos de enfermagem de saúde mental Loures:Lusociência
Potter, P A (2002) Semiologia em enfermagem 4ª ed Rio de Janeiro:Reichmann & Affonso
Santos, MC (2015) Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes Lisboa:Sílabo
Stuart, G W (2002) Enfermagem psiquiátrica 4ª ed Rio de Janeiro:Reichmann & Affonso
Townsend, MC (2002) Enfermagem psiquiátrica:conceitos de cuidados 3ª ed Rio de Janeiro:Guanabara Koogan
Townsend, MC (2011) Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica:conceitos de cuidado na prática baseada na evidência 6ª ed Loures:Lusociência
Dias, JCB & Carvalho, JC (2017) Enfermagem em pedopsiquiatria:especificidades do cuidar Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (17) 65-70
Marques, C & Cepêda, T (2009) Recomendações para a prática clinica da Saúde Mental infantil e juvenil nos cuidados de saúde primários Lisboa:Coordenação Nacional para a Saúde Mental
Neeb, K (2000) Fundamentos de enfermagem de saúde mental Loures:Lusociência
Potter, P A (2002) Semiologia em enfermagem 4ª ed Rio de Janeiro:Reichmann & Affonso
Santos, MC (2015) Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes Lisboa:Sílabo
Stuart, G W (2002) Enfermagem psiquiátrica 4ª ed Rio de Janeiro:Reichmann & Affonso
Townsend, MC (2002) Enfermagem psiquiátrica:conceitos de cuidados 3ª ed Rio de Janeiro:Guanabara Koogan
Townsend, MC (2011) Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica:conceitos de cuidado na prática baseada na evidência 6ª ed Loures:Lusociência