2023
Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Nome: Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Cód.: ENF13387L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
A unidade curricular pretende habilitar o estudante para cuidar a criança/família ao longo do ciclo vital,reforçando a importância da vigilância do desenvolvimento e crescimento na construção da sua saúde,capacita-o para cuidar a criança/famila em situação de doença.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos.
- Compreender os cuidados de enfermagem á criança/família.
- Compreender as estratégias de intervenção adequadas á hospitalização da criança/família.
- Adquirir conhecimentos para a comunicação com a criança, nos diferentes estádios do seu desenvolvimento.
- Adquirir conhecimentos sobre os principais procedimentos técnicos na criança, relacionando-os com a sua idade e fase de desenvolvimento.
Competências:
- Utiliza a atual filosofia, parceria de cuidados á criança/família.
- Reconhece as principais necessidades de cuidados da criança aquando da sua hospitalização.
- Analisa criticamente os cuidados a efetuar e utiliza estratégias na minimização dos seus efeitos.
- Desenvolve a capacidade de diagnostico, planeamento, execução e avaliação nas intervenções de enfermagem á criança doente, nos diferentes estádios do seu desenvolvimento.
- Compreender os cuidados de enfermagem á criança/família.
- Compreender as estratégias de intervenção adequadas á hospitalização da criança/família.
- Adquirir conhecimentos para a comunicação com a criança, nos diferentes estádios do seu desenvolvimento.
- Adquirir conhecimentos sobre os principais procedimentos técnicos na criança, relacionando-os com a sua idade e fase de desenvolvimento.
Competências:
- Utiliza a atual filosofia, parceria de cuidados á criança/família.
- Reconhece as principais necessidades de cuidados da criança aquando da sua hospitalização.
- Analisa criticamente os cuidados a efetuar e utiliza estratégias na minimização dos seus efeitos.
- Desenvolve a capacidade de diagnostico, planeamento, execução e avaliação nas intervenções de enfermagem á criança doente, nos diferentes estádios do seu desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos
A criança em Portugal e no Mundo
- A filosofia e as práticas dos cuidados às crianças. Evolução histórica e social do valor da infância
- Análise aos indicadores de saúde específicos
- As competências do enfermeiro em Pediatria
- A aliança com os pais e o empowerment parental.O Modelo de parceria de cuidados. Os cuidados atraumáticos
O crescimento e desenvolvimento do recém-nascido ao adolescente
- A Criança doente e a hospitalização
- O impacte da doença e hospitalização na criança e família. A Entrevista de acolhimento para a apreciação diagnostico planeamento e avaliação, das estratégias a usar na díade
O RN de Risco
A criança/família com doença cronica
- A criança com dor
A criança submetida a cirurgia. O pré e o pós-operatório
Intervenções de enfermagem à criança nas doenças mais comuns
A criança maltratada ou negligenciada
Urgências/Emergências na criança (Intoxicações, acidentes, traumatismos, Traumatismos Crânio-encefálicos )
Procedimentos e Técnicas em Enf Pediatrica
- A filosofia e as práticas dos cuidados às crianças. Evolução histórica e social do valor da infância
- Análise aos indicadores de saúde específicos
- As competências do enfermeiro em Pediatria
- A aliança com os pais e o empowerment parental.O Modelo de parceria de cuidados. Os cuidados atraumáticos
O crescimento e desenvolvimento do recém-nascido ao adolescente
- A Criança doente e a hospitalização
- O impacte da doença e hospitalização na criança e família. A Entrevista de acolhimento para a apreciação diagnostico planeamento e avaliação, das estratégias a usar na díade
O RN de Risco
A criança/família com doença cronica
- A criança com dor
A criança submetida a cirurgia. O pré e o pós-operatório
Intervenções de enfermagem à criança nas doenças mais comuns
A criança maltratada ou negligenciada
Urgências/Emergências na criança (Intoxicações, acidentes, traumatismos, Traumatismos Crânio-encefálicos )
Procedimentos e Técnicas em Enf Pediatrica
Métodos de Ensino
Privilegiar-se-ão as metodologias promotoras da aprendizagem, centradas no desenvolvimento das competências previamente definidas.
Serão ministradas aulas teóricas, através do método expositivo, para os temas estruturantes.
Serão fomentadas pesquizas, em bases de dados de forma á coresponsabilização do aluno, na aprendizagem e na auto -reflexão.
Nas aulas práticas será dado ênfase à aprendizagem de técnicas e estratégias específicas na intervenção pediátrica.
A avaliação deverá ter como instrumento base um teste de conhecimentos, centrando-se na componente teórica, teórico-prática.
O teste terá um peso de 70% na classificação final da unidade curricular.
A realização de trabalhos de grupo e sua apresentação em aulas teórico-práticas será obrigatória, tendo um peso de 15% na classificação final da unidade curricular.
A avaliação das aulas práticas terá um peso de 15% na avaliação final.
Serão ministradas aulas teóricas, através do método expositivo, para os temas estruturantes.
Serão fomentadas pesquizas, em bases de dados de forma á coresponsabilização do aluno, na aprendizagem e na auto -reflexão.
Nas aulas práticas será dado ênfase à aprendizagem de técnicas e estratégias específicas na intervenção pediátrica.
A avaliação deverá ter como instrumento base um teste de conhecimentos, centrando-se na componente teórica, teórico-prática.
O teste terá um peso de 70% na classificação final da unidade curricular.
A realização de trabalhos de grupo e sua apresentação em aulas teórico-práticas será obrigatória, tendo um peso de 15% na classificação final da unidade curricular.
A avaliação das aulas práticas terá um peso de 15% na avaliação final.
Bibliografia
Batalha, Luís (2010) Dor em pediatria: compreender para mudar. Lidel.
Behrman, R.& kliegman, R. (2012). Nelson: Tratado de Pediatria.1 9ª Ed. Elsevier
Brazelton,T.B.Greenspan S.I. (2002)-A criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem. Lisboa: Editorial Presença.
Cloherty, John; Eichenwald, Eric & Stark, Ann (2010) Manual de neonatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Hockenberry, Marilyn J.& Wilson, David. (2014). Wong Enfermagem da Criança e do Adolescente. 9ª ed, Vol I e Vol II. Lusociência - Edições Técnicas e Cientificas.
Ministério da saúde. Direcção-Geral da Saúde (2013). Saúde Infantil e Juvenil: Programa Nacional. Lisboa:
Potts, Nicki; Mandleco, Barbara(2012) Pediatric nursing: caring for children and their families. NY: Delmar
Pimentel, J. et al. (2010) - E quando atendemos crianças... diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Behrman, R.& kliegman, R. (2012). Nelson: Tratado de Pediatria.1 9ª Ed. Elsevier
Brazelton,T.B.Greenspan S.I. (2002)-A criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem. Lisboa: Editorial Presença.
Cloherty, John; Eichenwald, Eric & Stark, Ann (2010) Manual de neonatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Hockenberry, Marilyn J.& Wilson, David. (2014). Wong Enfermagem da Criança e do Adolescente. 9ª ed, Vol I e Vol II. Lusociência - Edições Técnicas e Cientificas.
Ministério da saúde. Direcção-Geral da Saúde (2013). Saúde Infantil e Juvenil: Programa Nacional. Lisboa:
Potts, Nicki; Mandleco, Barbara(2012) Pediatric nursing: caring for children and their families. NY: Delmar
Pimentel, J. et al. (2010) - E quando atendemos crianças... diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.