2023

Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia

Nome: Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
Cód.: ENF13386L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A metodologia utilizada, permite que sejam atingidos os objetivos e as competências da Unidade Curricular,, dando também resposta aos ODS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
- Compreender os cuidados de enfermagem nas fases de Preconceção, Conceção, Nascimento e Puerpério.
- Compreender os cuidados de enfermagem ao recém-nascido
- Desenvolver habilidades especificas nos cuidados à mulher e ao recém-nascido
- Compreender os cuidados à mulher no climatério.
- Compreender os cuidados à mulher com patologia ginecológica.

Competências
- Conheça e mostre capacidade de compreensão sobre o ciclo gravídico- puerperal.
- Aplica conhecimentos e compreende o processo de saúde e seu desvio no ciclo gravídico- puerperal
- Realiza julgamentos com ajuda e revela capacidade de resolução de problemas em enfermagem em situações simuladas.
- Revela habilidades que permitem a comunicação de informações, ideias, problemas e soluções na área da saúde materna e obstetrícia.
- Revela capacidade de autoaprendizagem.

Conteúdos Programáticos

Período pré-concecional
Percurso dos cuidados de enfermagem em saúde materna
Planeamento Familiar e Contraceção
Procriação medicamente assistida
Abortamento
Competências parentais
Período pré-natal
Fecundação, desenvolvimento embrionário e fetal
Incompatibilidade sanguínea
Consulta pré-natal
Alterações fisiológicas na gravidez
Desvios de saúde no processo de gravidez
Período de parto e pós-parto
Métodos farmacológicos e não farmacológicos no trabalho de parto
Cuidados de enfermagem no trabalho de parto e nascimento
Processo de trabalho de parto normal e distócico
Cuidados imediatos ao recém-nascido
Cuidados no processo de adaptação à vida extrauterina
Avaliação de enfermagem ao recém-nascido
Alterações fisiológicas do período puerperal
Complicações fisiológicas e psicológicas do período puerperal
Promoção do autocuidado após a alta clínica
Aleitamento materno
Período pós-concecional
Conceptualização de climatério
Promoção da saúde e bem-estar no climatério e menopausa

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino-aprendizagem serão desenvolvidas através de sessões teóricas e práticas laboratoriais. Centram-se nos estudantes e são predominantemente ativas e participativas, recorrendo a exposição, reflexão, interrogação e demonstração. A aulas das práticas laboratoriais são realizadas em pequenos grupos (8-10 estudantes) de forma a permitir a articulação simultânea com os conteúdos teóricos que vão sendo lecionados.
A avaliação é contínua, através de 2 provas de avaliação escrita individual e uma prova prática individual, apoiada em grelhas previamente definidas. A classificação final resulta da média ponderada dos resultados obtidos nos três momentos de avaliação: média das duas provas de avaliação escrita - 65%; prova prática individual – 35%, devendo ter pelo menos 9,5 valores em cada uma das componentes.
A avaliação final por exame de época normal/recurso, consta de uma prova teórica individual com duração de 90 minutos e uma prova prática com duração até 30 minutos.

Bibliografia

-Barros, M. L. (2008). "Comportamentos na dor do trabalho de parto em primíparas", Nursing Revista de Formação Contínua em Enfermagem. 18, 236: 6 - 15.
-Borges, C., José, C. Sancho, P., Barros, M. & Sim-Sim, M. (2017). Labor Pain: Perception of the Parturient and Midwife Evaluation, American Journal of Nursing Science. 6(2), pp. 80-86. doi: 10.11648/j.ajns.20170602.12
-Néne, M; Marques, R & Amado Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstétrica. Lisboa: Lidel
-Williams, M., Stevens, K., Gessler, S., Cella, M. & Baxter, J. (2013). What influences midwives in estimating labour pain? Eur J Pain, 17, 86-93.
-Zangão, O. & Sim-Sim, M. (2011). Sexual double standard and affective-sexual behaviors In adolescence. Journal of Nursing UFPE Online [JNUOL]/ Revista de Enfermagem, 5 (2):328-35. DOI: 10.5205/01012007