2023

Ensino Clínico II - Cuidados de Enfermagem Médica

Nome: Ensino Clínico II - Cuidados de Enfermagem Médica
Cód.: ENF13384L
10 ECTS
Duração: 15 semanas/260 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo Geral
- Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem no processo saúde-doença ao Adulto e Idoso com afeções médicas.

Competências:
- Demonstra conhecimento e capacidade de compreensão sobre ao processo saúde-doença do Adulto e Idoso com afeções médicas.
- Aplica conhecimentos e compreende os cuidados de enfermagem ao Adulto e Idoso
- Realiza julgamentos e toma decisões sobre as situações de cuidados ao Adulto e Idoso em colaboração.
- Comunica ideias, problemas e soluções.
- Revela capacidade de autoaprendizagem

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular advêm dos contributos de distintas UCs antecedentes e que dão contributos relevantes ao Ensino Clínico a realizar em contexto de cuidados diferenciados.
- Metodologia do processo de enfermagem aplicado aos adultos e idosos em situação de saúde-doença
- Processo de cuidados de saúde-doença e resposta interdisciplinar, aos adultos e idosos envolvendo a família e cuidadores informais.
- Raciocínio clínico associado aos cuidados de enfermagem a adultos e idosos em situação de doença aguda e crónica
- Introdução do processo de gestão e organização dos cuidados
- Processo de continuidade de cuidados.

Métodos de Ensino

As metodologias são a supervisão clínica e a supervisão pedagógica e envolve: Estudante, enfermeiro (orientador cooperante) e professor.
O estudante é sujeito ativo, responsável pela sua formação na perspetiva da aquisição das competências e de cidadania. As estratégias utilizadas são: orientação, supervisão direta, colaboração, demonstração, discussão de situações clínicas e análise dos processos de cuidados. A orientação do professor é para a discussão e análise das situações clínicas relacionadas com o processo de cuidados, de modo a torna-lo mais compreensivo.
A avaliação é contínua, com reuniões formativas. Uma grelha partilhada pelo estudante, o supervisor e o professor, reflete a evolução da aprendizagem e orienta para melhorias. O professor regista a sua avaliação, partilha-a com o supervisor e depois com o estudante. A notação do EC resulta da avaliação da prestação direta de cuidados e da fundamentação dos mesmos. A avaliação do professor corresponde a 40% da notação.

Bibliografia

Berman, A., Snyder, S., & Frandsen, G. (2016). Kozier & Erb's Fundamentals of Nursing Concepts, Process and Practice (10 ed.). Essex: Pearson Education
Humberto Machado (Coord.). (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Katzung, B. G., & Trevor, A. J. (2017). Farmacologia básica e clinica (13 ed.). Porto Alegra: Artmed AMGH Editora Ltda.
Lourenço, M. J., Ferreira, Ó., & Baixinho, C.L. (2016). Terapêutica de posição - Contributo para um cuidado de saúde seguro. Loures: Lusodidacta
Marques-Vieira, C., & Sousa, L. (2017). Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa ao longo da vida. Loures: Lusodidacta
Marques-Vieira, C., Sousa, L. & Baixinho, C.L. (2021). (Orgs). Cuidados de Enfermagem à Pessoa com doença aguda. Sintra: SABOOKS & Lusodidacta
Potter, P. A., Perry, A. G., Stockert, P. A., & Hall, A. M. (2017). Fundamentos de Enfermagem (9 ed.). Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltd