2023

Fundamentos de Nutrição em Enfermagem

Nome: Fundamentos de Nutrição em Enfermagem
Cód.: ENF13382L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

OBJECTIVOS
Reconhecer a importância da educação para o desenvolvimento sustentável através do ODS e da Educação de qualidade expressa através do objetivo 2

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar o estudante de conhecimentos e habilidades nutricionais para a obtenção de uma otima condição de Saúde e Bem-estar Para dar resposta a este objetivo o estudante:
Aprofunda conhecimentos sobre “Princípios Nutricionais” e “Nutrição no ciclo de vida”
Adquire conhecimentos básicos sobre a importância da terapia Nutricional e dietoterapia em situação de
doença
Compreende a importância das práticas de Enfermagem no domínio da intervenção Nutricional e no apoio aos utentes nos diversos grupos etários
Conhece as variáveis envolvidas na Nutrição Humana e sua influência na condição Saúde/Doença
Identifica os grupos dos alimentos e suas características nutricionais
Contribui para a avaliação do risco nutricional através da aplicação dos conhecimentos teóricos
Conhece e aplica conhecimentos teoricos nos diversos tipos de dietas
Organiza resultados de evidência científica e organiza e apresenta um tema trabalhado em grupo

Conteúdos Programáticos

Os conteudos programáticos estão direcionados para que o estudante consiga:
Adquirir de capacidade de análise e sintese dos conceitos fundamentais sobre Nutrição e Alimentação
Distinguir Alimentos de Nutrientes
Aprender a classificação dos Nutrientes e sua importância na Nutrição Humana
Conhecer a Nutrição no ciclo de vida especificamente desde o nascimento atá ao idoso e a forma de adaptação da nutrição em diversas situações
Valorizar o conhecimento sobre a Nutrição e a sua importância e influência no processo Saúde/Doença enquanto profissional de saúde
Identificar uma Nutrição normal e modificações dietéticas necessárias para a resolução de problemas
Valorize a importancia do conhecimento no domínio da intervenção Nutricional /o enfermeiro como sinalizador de problemas nutricionais
Efetuar um trabalho em grupo sobre alimentos e alimentação saudavel e apresentação aos colegas
Será ainda proporcionada uma apresentação sobre como efetuar uma correta leitura dos rótulos dos alimentos

Métodos de Ensino

Privilegia-se a metodologia ativa de acordo com os princípios de Bolonha, promotoras da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.
Efetuam-se sessões letivas, teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial, com a finalidade de proporcionar aos estudantes espaços de análise, reflexão e questionamento, privilegiando-se o trabalho individual e/ou de grupo, orientado para a pesquisa em bases cientificas e em textos de nivel avançado, que lhe permita uma aprendizagem ao longo da sua vida.
As modalidades de avaliação serão realizadas de acordo com o preconizado pelo Regulamento Escolar. optou-se pela avaliação continua, um momento de avaliação formal (frequência 70%) e um trabalho de grupo (30%), tendo como finalidade o aprofundamento de um tema, centrado na importância do cuidado nutricional. Assim o estudante tem oprtunidade de partilhar o seu conhecimento ao apresentar o seu tema de grupo, bem como expor as suas ideias e apresentar soluções.

Bibliografia

Centro de Estudos e Investigação em Dinamicas Sociais e Saúde. (2019). Childhood Obesity Surveillance Iniciative (COSI). Portugal. Retirado de https://www.ceidss.com/pt/cosi-portugal/

Damaceno, A. N., Assumpção, P. K. & Muraro, S. (2017). Contribuições da Enfermagem Latino-Americana em relação à obesidade infantil: revisão de escopo. Enfermagem Revista, 20(3). Retirado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/17234

Direção Geral de Saúde. (2020). Programa Nacional para a promoção alimentação Saudável. Retirado de https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/