2023
Enfermagem Comunitária I
Nome: Enfermagem Comunitária I
Cód.: ENF13380L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
A enfermagem comunitária tomando como foco a comunidade no seu todo, num contexto de promoção da saúde integrando as competências e conhecimentos relevantes para a enfermagem e saúde pública.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
Adquirir bases de reflexão teóricas sobre enfermagem comunitária; adquirir bases de reflexão teóricas sobre Promoção da Saúde e sobre Metodologia de Intervenção Comunitária; Compreender no SNS a organização dos CSP e RNCCI; Compreender e fundamentar as estratégias de intervenção terapêutica na Vigilância de Saúde dos adultos; Desenvolver competências de operacionalização das responsabilidades Ético Legais nos cuidados de enfermagem comunitária. Competências: Conhece, discute e crítica os aspetos da conceptualização da enfermagem comunitária ;Demonstra compreender o processo de prestação de cuidados de enfermagem, à população Adulta, nos contextos sociais familiares e laborais, evidencia capacidade de pensamento crítico na análise e solução de problemas; Descreve explica os conceitos subjacentes à enfermagem comunitária e metodologia de intervenção comunitária de forma a dar poder ao indivíduo família e comunidade para adotarem estilos de vida saudáveis.
Adquirir bases de reflexão teóricas sobre enfermagem comunitária; adquirir bases de reflexão teóricas sobre Promoção da Saúde e sobre Metodologia de Intervenção Comunitária; Compreender no SNS a organização dos CSP e RNCCI; Compreender e fundamentar as estratégias de intervenção terapêutica na Vigilância de Saúde dos adultos; Desenvolver competências de operacionalização das responsabilidades Ético Legais nos cuidados de enfermagem comunitária. Competências: Conhece, discute e crítica os aspetos da conceptualização da enfermagem comunitária ;Demonstra compreender o processo de prestação de cuidados de enfermagem, à população Adulta, nos contextos sociais familiares e laborais, evidencia capacidade de pensamento crítico na análise e solução de problemas; Descreve explica os conceitos subjacentes à enfermagem comunitária e metodologia de intervenção comunitária de forma a dar poder ao indivíduo família e comunidade para adotarem estilos de vida saudáveis.
Conteúdos Programáticos
Enfermagem Comunitária o fundamento para populações e comunidades saudáveis.
Enfermagem de Saúde no trabalho
Promoção da Saúde - modelos
Sistema Nacional de Saúde Português Cuidados de Saúde Primários (CSP) Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI)
Programas de vigilância de saúde do Adulto e Idoso Plano Nacional de Saúde (PNS)
Orientações técnicas da DGS
Consulta de enfermagem
Planeamento em Saúde
Gestão de Recursos da Comunidade.
Continuidade de Cuidados (CSP; RNCCI)
Enfermagem de Saúde no trabalho
Promoção da Saúde - modelos
Sistema Nacional de Saúde Português Cuidados de Saúde Primários (CSP) Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI)
Programas de vigilância de saúde do Adulto e Idoso Plano Nacional de Saúde (PNS)
Orientações técnicas da DGS
Consulta de enfermagem
Planeamento em Saúde
Gestão de Recursos da Comunidade.
Continuidade de Cuidados (CSP; RNCCI)
Métodos de Ensino
Na lecionação do programa e no que se refere às horas de contacto, nas aulas teóricas será usado o método expositivo. Para além da apresentação das temáticas pelo docente, as sessões letivas, contam também com a participação dos estudantes, individualmente ou em pequenos grupos, com a orientação do professor e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em autoestudo. Nas práticas laboratoriais a turma é dividida em grupos. O método usado será a simulação de consultas de enfermagem.
As horas de orientação tutorial serão geridas presencialmente ou à distância, no sentido de facilitar o processo de desenvolvimento e consolidação de competências dos estudantes.
A avaliação contínua contemplará a participação estudantes nas diversas atividades propostas. Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevê-se a realização de dois momentos de avaliação (70%+30%).
Os estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 10 valores, ficam sujeitos a exame.
As horas de orientação tutorial serão geridas presencialmente ou à distância, no sentido de facilitar o processo de desenvolvimento e consolidação de competências dos estudantes.
A avaliação contínua contemplará a participação estudantes nas diversas atividades propostas. Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevê-se a realização de dois momentos de avaliação (70%+30%).
Os estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 10 valores, ficam sujeitos a exame.
Bibliografia
- Néné,M.,Sequeira,C.(2020).Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas , lda
- Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 3(22),841-853 doi: 10.1590/1413-81232017223.26292015
-Stanhope, M. & Lancaster, J. (2011). Enfermagem de Saúde Pública Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. Lisboa: Lusociência
- Reis, M.G.M., Casas-Novas, M.V., Serra, I., Magalhães, M.D.D.C. & Sousa, L.M.M. (2021). A importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo na perspetiva das pessoas idosas. Revista Brasileira de Enfermagem, 74, (Supl 2).1-7
- Mendes F., João C., Gemito L. & Lopes M. (2020). Plano regional de prevenção da violência sobre pessoas idosas no Alentejo. Évora: Universidade de
- Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 3(22),841-853 doi: 10.1590/1413-81232017223.26292015
-Stanhope, M. & Lancaster, J. (2011). Enfermagem de Saúde Pública Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. Lisboa: Lusociência
- Reis, M.G.M., Casas-Novas, M.V., Serra, I., Magalhães, M.D.D.C. & Sousa, L.M.M. (2021). A importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo na perspetiva das pessoas idosas. Revista Brasileira de Enfermagem, 74, (Supl 2).1-7
- Mendes F., João C., Gemito L. & Lopes M. (2020). Plano regional de prevenção da violência sobre pessoas idosas no Alentejo. Évora: Universidade de