2022

Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

Nome: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Cód.: ENF13379L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade em causa é um elemento formativo essencial para a compreensão da natureza humana e prepara os estudantes para apoiar as pessoas com alterações à sua saúde mental

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVOS:
- Compreender a importância da saúde mental nos hábitos de vida saudáveis;
- Adquirir conhecimentos sobre os quadros psicopatológicos mais frequentes;
- Desenvolver capacidades diagnósticas no âmbito das experiências humanas de saúde mental
- Adquirir conhecimentos, competências e atitudes que permitam desenvolver intervenções terapêuticas.

COMPETÊNCIAS:
- Enquadra a saúde mental nas atividades de vida quotidianas
- Conhece os quadros psicopatológicos mais frequentes;
- Relaciona os conhecimentos adquiridos e sabe utilizá-los para compreender os doentes
- Sabe selecionar intervenções de acordo com um quadro clínico

Conteúdos Programáticos

- Os padrões de experiências de saúde mental nos adultos
- A prevenção e reabilitação da saúde mental dos adultos
- Indicadores de avaliação do estado de saúde mental
- Avaliações diagnósticas com base nos indicadores definidos e em situações simuladas
- Instrumentos conceptuais de abordagem ao doente
- Instrumentos de intervenção em função das avaliações diagnósticas


Métodos de Ensino

Serão utilizadas metodologias ativas promotoras de aprendizagem que implicarão forte corresponsabilização do estudante e a sua participação ativa ao longo desta etapa do seu processo de formação. Pretende-se que o estudante seja um elemento ativo, participante e responsável pela sua aprendizagem.
Utilizar-se-á o método expositivo, o método de resolução de problemas e o método autorreflexivo. Será estimulado o diálogo, a exposição de ideias e opiniões, fundamentadas em leituras prévias indicadas pelo docente, de modo a estimular o raciocínio crítico e a capacidade de expressão oral. Nas aulas práticas será dado ênfase ao treino de competências de intervenção terapêutica.
A avaliação da unidade curricular será contínua e incluirá a participação ativa dos estudantes em todo o processo de formação. Prevê-se a realização de dois momentos de avaliação, com o formato de frequência.
Aplicar-se-á o Regulamento Escolar Interno da Universidade.

Bibliografia

Magalhães D C. (2010). Intervenções de enfermagem na redução da sintomatologia depressiva. In Sociedade Portuguesa de Saúde Mental (Eds.), Do diagnóstico à intervenção em saúde mental: II Congresso Internacional da SPESM (pp134-141)

de Jesus Cardoso, A. O., de Carvalho, G. T., & de Matos, T. S. (2020). A prática de enfermagem frente aos pacientes portadores de esquizofrenia. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem. Retirado de https://acervomais.com.br/index.php/enfermagem/article/view/5118


Pinho, L. G.; Lopes, M. J.; Correia, T.; Sampaio, F.; Arco, H; Mendes, A.; Marques, M.C. Fonseca, C. (2021). Patient-Centered Care for Patients with Depression or Anxiety Disorder: An Integrative Review. Journal of Personalized Medicine. 11(8):776. Retirado de https://doi.org/10.3390/jpm11080776