2023
Enfermagem Médico-Cirúrgica
Nome: Enfermagem Médico-Cirúrgica
Cód.: ENF13377L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento que permita adquirir competências de Avaliação diagnostica e intervenção à pessoa em situação de doença aguda ou crónica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos
- Compreender as situações de doença na pessoa relacionadas com os sistemas corporais
- Analisar dados para avaliação diagnóstica;
- Compreender a respetiva intervenção de enfermagem;
- Executar em laboratório diferentes procedimentos e técnicas de Enfermagem.
Competências
- Conhece Focos de Enfermagem na pessoa com alterações ao nível dos sistemas corporais
- Analisa os dados necessários para conseguir elaborar Diagnósticos de Enfermagem
- Analisa intervenções de acordo com a avaliação diagnóstica
- Identifica recursos para a intervenção de enfermagem
- Utiliza a evidência científica disponível
- Compreende a necessidade de preparação da pessoa para a intervenção de enfermagem
- Compreende a necessidade de agir em conformidade com a resposta da pessoa à situação vivenciada
- Compreende a necessidade de avaliação de intervenções de enfermagem
- Analisa os instrumentos necessários para a avaliação da eficácia dos cuidados
- Compreender as situações de doença na pessoa relacionadas com os sistemas corporais
- Analisar dados para avaliação diagnóstica;
- Compreender a respetiva intervenção de enfermagem;
- Executar em laboratório diferentes procedimentos e técnicas de Enfermagem.
Competências
- Conhece Focos de Enfermagem na pessoa com alterações ao nível dos sistemas corporais
- Analisa os dados necessários para conseguir elaborar Diagnósticos de Enfermagem
- Analisa intervenções de acordo com a avaliação diagnóstica
- Identifica recursos para a intervenção de enfermagem
- Utiliza a evidência científica disponível
- Compreende a necessidade de preparação da pessoa para a intervenção de enfermagem
- Compreende a necessidade de agir em conformidade com a resposta da pessoa à situação vivenciada
- Compreende a necessidade de avaliação de intervenções de enfermagem
- Analisa os instrumentos necessários para a avaliação da eficácia dos cuidados
Conteúdos Programáticos
1. A ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA
2. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR
3. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA RENAL
4. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA ENDÓCRINA E METABÓLICA
5. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA GASTROINTESTINAL
6. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA NEUROLÓGICA
7. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA ONCOLÓGICA
8. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE INTERVENÇÃO CIRÚRGICA
9. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE LESÕES POR AGENTES FÍSICOS E QUIMICOS
10. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE INTOXICAÇÃO
11. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE FIM DE VIDA
12. SUPORTE BÁSICO DE VIDA
PRÁTICAS LABORATORIAIS
2. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR
3. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA RENAL
4. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA ENDÓCRINA E METABÓLICA
5. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA GASTROINTESTINAL
6. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA NEUROLÓGICA
7. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE DOENÇA ONCOLÓGICA
8. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE INTERVENÇÃO CIRÚRGICA
9. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE LESÕES POR AGENTES FÍSICOS E QUIMICOS
10. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE INTOXICAÇÃO
11. A PESSOA EM SITUAÇÃO DE FIM DE VIDA
12. SUPORTE BÁSICO DE VIDA
PRÁTICAS LABORATORIAIS
Métodos de Ensino
No contexto desta UC pretende-se que o ensino dê particular ênfase aos objetivos e às capacidades que promovem a autonomia intelectual do estudante, a capacidade de refletir, resolver problemas, comunicar, trabalhar em equipa, liderar, inovar e de se adaptar à mudança. Prevê-se a discussão com os estudantes a fim de se encontrar a forma de implementação de metodologias de ensino e de aprendizagem mais ativas e cooperativas. Pretendendo-se desenvolver um ensino que incentive a reflexão e que valorize processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo-se a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa e os trabalhos práticos.
Nas aulas de práticas laboratoriais simulam-se ambientes de prática clínica, com um acompanhamento individual dos estudantes. Na componente teórica prevemos a realização de dois momentos de avaliação periódica, com nota mínima de 8 valores e a avaliação contínua em práticas laboratoriais, com nota mínima de 9,5 val.
Nas aulas de práticas laboratoriais simulam-se ambientes de prática clínica, com um acompanhamento individual dos estudantes. Na componente teórica prevemos a realização de dois momentos de avaliação periódica, com nota mínima de 8 valores e a avaliação contínua em práticas laboratoriais, com nota mínima de 9,5 val.
Bibliografia
- Barros, A. (2013). Diagnósticos de Enfermagem da NANDA. Porto Alegre: Artmed.
- Bulechek, Gloria M.; et al (2010). Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). Rio de Janeiro Elsevier
- Germano, A. et al. (2003). Código deontológico do enfermeiro: anotações e comentários. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
- Howard, P., Eteinmann, R. (2011). Enfermagem de Urgência. 6ª Ed., Loures: Lusociência, 2011
- Moorhead, Sue; et al. (2010). Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). Rio de Janeiro : Elsevier. 4ª ed
- Phipps, W. et al. (2010). Enfermagem médico-cirúrgica: Perspetivas de saúde doença, 8ª ed. Loures: Lusodidacta.
- Potter, P.; Perry, A. (2006) Fundamentos de Enfermagem. 5ª Ed. Loures: Lusociência.
- Rothroch, J.; McEwen, D. (2008) Cuidados de Enfermagem ao doente cirúrgico. 13ª Ed. Loures: Lusodidacta.
www.aacn.org
www.spci.org
www.cochrane.org/reviws/index_htm
http://medlineplus.gov/
www.enfersalud.com/
www.sign.ac.uk
http://web.ebscohost.com/
- Bulechek, Gloria M.; et al (2010). Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). Rio de Janeiro Elsevier
- Germano, A. et al. (2003). Código deontológico do enfermeiro: anotações e comentários. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
- Howard, P., Eteinmann, R. (2011). Enfermagem de Urgência. 6ª Ed., Loures: Lusociência, 2011
- Moorhead, Sue; et al. (2010). Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). Rio de Janeiro : Elsevier. 4ª ed
- Phipps, W. et al. (2010). Enfermagem médico-cirúrgica: Perspetivas de saúde doença, 8ª ed. Loures: Lusodidacta.
- Potter, P.; Perry, A. (2006) Fundamentos de Enfermagem. 5ª Ed. Loures: Lusociência.
- Rothroch, J.; McEwen, D. (2008) Cuidados de Enfermagem ao doente cirúrgico. 13ª Ed. Loures: Lusodidacta.
www.aacn.org
www.spci.org
www.cochrane.org/reviws/index_htm
http://medlineplus.gov/
www.enfersalud.com/
www.sign.ac.uk
http://web.ebscohost.com/