2023
Ensino Clínico I - Introdução aos Contextos e à Prática de Cuidados à Pessoa Idosa
Nome: Ensino Clínico I - Introdução aos Contextos e à Prática de Cuidados à Pessoa Idosa
Cód.: ENF13376L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Unidade Curricular com a finalidade de Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem fundamentais à pessoa idosa.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo Geral
- Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem fundamentais à pessoa idosa.
Competências:
- Demonstra conhecimento e capacidade de compreensão sobre as situações de saúde da PI
- Aplica conhecimentos e compreende os cuidados à PI
- Realiza julgamentos e toma decisões sobre as situações de cuidados à PI, em colaboração.
- Revela capacidade de autoaprendizagem.
- Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem fundamentais à pessoa idosa.
Competências:
- Demonstra conhecimento e capacidade de compreensão sobre as situações de saúde da PI
- Aplica conhecimentos e compreende os cuidados à PI
- Realiza julgamentos e toma decisões sobre as situações de cuidados à PI, em colaboração.
- Revela capacidade de autoaprendizagem.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular advêm dos contributos de distintas Unidades Curriculares antecedentes e que dão contributos relevantes a este Ensino Clínico.
- Introdução ao processo de organização dos cuidados.
- Metodologia do processo de enfermagem.
- Processo de cuidados de enfermagem à Pessoa Idosa na perspetiva de um Envelhecimento ativo.
- Raciocínio crítico e clínico associado aos cuidados de enfermagem.
- Introdução ao processo de organização dos cuidados.
- Metodologia do processo de enfermagem.
- Processo de cuidados de enfermagem à Pessoa Idosa na perspetiva de um Envelhecimento ativo.
- Raciocínio crítico e clínico associado aos cuidados de enfermagem.
Métodos de Ensino
A Unidade Curricular decorre em contexto de cuidados o mais próximo do local de vida da Pessoa Idosa. Haverá supervisão próxima permitindo ao estudante desenvolver capacidades de observação, avaliação e inter-relação com a pessoa, nas áreas fundamentais. Haverá discussão de situações problema e análise dos processos de cuidados. Deve estimular-se o raciocínio crítico, clínico e proporcionar apropriadas experiências de observação de cuidados. O processo é continuo para que o estudante se aproprie gradualmente de conhecimentos, habilidades e capacidades de observação de cuidados.
A avaliação é contínua. Semanalmente haverá momentos de avaliação formativa registados. Pretende-se criar um processo que ajude o estudante a agregar coerentemente a visão sobre A pessoa idosa como um todo.
A notação do EC resulta da avaliação da observação direta de cuidados e da sua fundamentação. A avaliação do professor corresponde a 40% da notação
A avaliação é contínua. Semanalmente haverá momentos de avaliação formativa registados. Pretende-se criar um processo que ajude o estudante a agregar coerentemente a visão sobre A pessoa idosa como um todo.
A notação do EC resulta da avaliação da observação direta de cuidados e da sua fundamentação. A avaliação do professor corresponde a 40% da notação
Bibliografia
Doenges, M. E., Moorhouse, M. F., & Murr, A. C. (2016). Nursing diagnosis manual: Planning, individualizing, and documenting client care. FA Davis.
Lopes, M. J., Pinho, L. G. D., Fonseca, C., Goes, M., Oliveira, H., Garcia-Alonso, J., & Afonso, A. (2021). Functioning and Cognition of Portuguese Older Adults Attending in Residential Homes and Day Centers. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(13), 7030.
Fonseca, C., Pereira, C., Pinho, L. (2021). Estatuto do cuidador informal em Portugal: um percurso em evolução. In Lopes, M. & Sakellarides, C. (coord.) (pp. 122-135). Imprensa da Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-189-8
Pereira, C., Fonseca, C., Pinho, L. (2021). A rede nacional de cuidados continuados integrados em Portugal. In Lopes, M. & Sakellarides, C. (coord.) Os cuidados de saúde face aos desafios do nosso tempo: contributos para a Gestão da Mudança (pp. 39-51). Imprensa da Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-189-8
Lopes, M. J., Pinho, L. G. D., Fonseca, C., Goes, M., Oliveira, H., Garcia-Alonso, J., & Afonso, A. (2021). Functioning and Cognition of Portuguese Older Adults Attending in Residential Homes and Day Centers. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(13), 7030.
Fonseca, C., Pereira, C., Pinho, L. (2021). Estatuto do cuidador informal em Portugal: um percurso em evolução. In Lopes, M. & Sakellarides, C. (coord.) (pp. 122-135). Imprensa da Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-189-8
Pereira, C., Fonseca, C., Pinho, L. (2021). A rede nacional de cuidados continuados integrados em Portugal. In Lopes, M. & Sakellarides, C. (coord.) Os cuidados de saúde face aos desafios do nosso tempo: contributos para a Gestão da Mudança (pp. 39-51). Imprensa da Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-189-8