2023

Ensino Clínico I - Introdução aos Contextos e à Prática de Cuidados à Pessoa Idosa

Nome: Ensino Clínico I - Introdução aos Contextos e à Prática de Cuidados à Pessoa Idosa
Cód.: ENF13376L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Unidade Curricular com a finalidade de Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem fundamentais à pessoa idosa.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo Geral
- Desenvolver competências para a prestação de cuidados de enfermagem fundamentais à pessoa idosa.

Competências:
- Demonstra conhecimento e capacidade de compreensão sobre as situações de saúde da PI
- Aplica conhecimentos e compreende os cuidados à PI
- Realiza julgamentos e toma decisões sobre as situações de cuidados à PI, em colaboração.
- Revela capacidade de autoaprendizagem.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular advêm dos contributos de distintas Unidades Curriculares antecedentes e que dão contributos relevantes a este Ensino Clínico.
- Introdução ao processo de organização dos cuidados.
- Metodologia do processo de enfermagem.
- Processo de cuidados de enfermagem à Pessoa Idosa na perspetiva de um Envelhecimento ativo.
- Raciocínio crítico e clínico associado aos cuidados de enfermagem.

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular decorre em contexto de cuidados o mais próximo do local de vida da Pessoa Idosa. Haverá supervisão próxima permitindo ao estudante desenvolver capacidades de observação, avaliação e inter-relação com a pessoa, nas áreas fundamentais. Haverá discussão de situações problema e análise dos processos de cuidados. Deve estimular-se o raciocínio crítico, clínico e proporcionar apropriadas experiências de observação de cuidados. O processo é continuo para que o estudante se aproprie gradualmente de conhecimentos, habilidades e capacidades de observação de cuidados.
A avaliação é contínua. Semanalmente haverá momentos de avaliação formativa registados. Pretende-se criar um processo que ajude o estudante a agregar coerentemente a visão sobre A pessoa idosa como um todo.
A notação do EC resulta da avaliação da observação direta de cuidados e da sua fundamentação. A avaliação do professor corresponde a 40% da notação

Bibliografia

Doenges, M. E., Moorhouse, M. F., & Murr, A. C. (2016). Nursing diagnosis manual: Planning, individualizing, and documenting client care. FA Davis.
Lopes, M. J., Pinho, L. G. D., Fonseca, C., Goes, M., Oliveira, H., Garcia-Alonso, J., & Afonso, A. (2021). Functioning and Cognition of Portuguese Older Adults Attending in Residential Homes and Day Centers. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(13), 7030.
Fonseca, C., Pereira, C., Pinho, L. (2021). Estatuto do cuidador informal em Portugal: um percurso em evolução. In Lopes, M. & Sakellarides, C. (coord.) (pp. 122-135). Imprensa da Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-189-8
Pereira, C., Fonseca, C., Pinho, L. (2021). A rede nacional de cuidados continuados integrados em Portugal. In Lopes, M. & Sakellarides, C. (coord.) Os cuidados de saúde face aos desafios do nosso tempo: contributos para a Gestão da Mudança (pp. 39-51). Imprensa da Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-189-8