2023

Saúde e Sociedade

Nome: Saúde e Sociedade
Cód.: ENF13374L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC contribui, através do seus conteúdos programáticos, para os ODS com os seguintes temas: custos individuais e sociais da saúde/doença; violência/género/saúde;multiculturalidade e saúde.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJECTIVOS
- Desenvolver competências de operacionalização analítica da saudificação e medicalização da sociedade
- Compreender as dinâmicas atuais do estado social e dos custos da saúde
- Adquirir bases de reflexão teórica sobre a violência interpessoal, a cronicidade e as questões de género em saúde
- Compreender a importância dos saberes transversais para a prestação de cuidados em enfermagem

COMPETÊNCIAS
- Discute a importância da saudificação e medicalização na sociedade atual
- Explica o aumento da prevalência das doenças crónicas
- Identifica e caracteriza o aumento dos custos da saúde
- Explica a violência interpessoal e as suas implicações na saúde individual
- Descreve os principais fatores inerentes à discriminação de género
- Descreve a relação entre multiculturalidade e competências culturais de cuidar
- Desenvolve a autoaprendizagem mediante a leitura e análise de textos científicos

Conteúdos Programáticos

Saudificação e medicalização da sociedade
Os custos individuais e sociais da saúde e da doença
O aumento da prevalência das doenças crónicas e a mudança de paradigma na gestão da doença
Saúde e violência interpessoal
Género e saúde
Multiculturalidade, saúde e doença

Métodos de Ensino

As metodologias de lecionação centram-se na aula magistral e sessões de debate orientadas/moderadas pelo professor.
Para além da apresentação, em aula magistral, dos temas programáticos pelo docente, as sessões letivas contam também com a participação ativa dos estudantes. Os materiais bibliográficos previamente distribuídos ou a pesquisar em autoestudo, contribuirão para dinamizar as sessões e para a aquisição de competências por parte dos estudantes.
As horas de orientação tutorial serão geridas presencialmente ou à distância, individualmente ou em grupo, no sentido de facilitar o processo de desenvolvimento e consolidação de competências dos estudantes.
A avaliação será contínua e contemplará a participação ativa do estudante nas diversas atividades propostas. Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevê-se a realização de dois momentos de avaliação (50%+50%).
Os estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 10 valores, ficam sujeitos a exame.

Bibliografia

-Campos, AC (2019).Saúde e Preconceito. Mitos falácias e enganos. Coimbra:Edições Almedina.ISBN:9789724071978
-Iriart, C.&Merhy, E.E. (2017). Disputas inter-capitalistas biomedicalización y modelo médico hegemónico.Interface-Comunicação Saúde Educação 21(63):1005-1016. https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0808
-Gomes, R. at al. (2018).Gênero direitos sexuais suas implicações na saúde.Ciência & Saúde Coletiva, 23(6):1997-2005. DOI:10.1590/1413-81232018236.04872018
-Mellum, J.S. et al. (2019). How older adults with multimorbidity manage their own care within a formal care coordination program? Geriatric Nursing. 40(1):(56-62).https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2018.06.006
-Prazeres V. (2014). Género e Saúde:Novas (In)Visibilidades. Ex aequo [online]. 30:131-143
-Williams, C.F. & Mikola, M (2018). From Multiculturalism to Superdiversity? Narratives of health and wellbeing in an urban neighbourhood. Social Work and Policy Studies: Social Justice, Practice and Theory 1(1) 1-24