2023
Intervenção Terapêutica em Enfermagem
Nome: Intervenção Terapêutica em Enfermagem
Cód.: ENF13371L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende que o estudante desenvolva competências na prestação de cuidados de enfermagem no processo saúde-doença ao Adulto e Idoso com afeções cirúrgicas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos
Desenvolver conhecimento e capacidade de compreensão sobre apreciação, diagnóstico, intervenção e avaliação à pessoa, fazendo uso de si próprio e dos instrumentos clínicos adequados.
Competências
Faz a observação da pessoa, tendo como referência a terminologia das atividades de vida;
Faz o uso de si próprio (sabe conduzir a entrevista, sabe observar, ouvir, cheirar e palpar;
Utiliza instrumentos clínicos;
Mostra capacidade de execução do Processo de Enfermagem;
Mostra capacidade de promoção de um ambiente seguro.
Usa conhecimentos e capacidade de compreensão;
Mostra capacidade de autoaprendizagem.
Desenvolver conhecimento e capacidade de compreensão sobre apreciação, diagnóstico, intervenção e avaliação à pessoa, fazendo uso de si próprio e dos instrumentos clínicos adequados.
Competências
Faz a observação da pessoa, tendo como referência a terminologia das atividades de vida;
Faz o uso de si próprio (sabe conduzir a entrevista, sabe observar, ouvir, cheirar e palpar;
Utiliza instrumentos clínicos;
Mostra capacidade de execução do Processo de Enfermagem;
Mostra capacidade de promoção de um ambiente seguro.
Usa conhecimentos e capacidade de compreensão;
Mostra capacidade de autoaprendizagem.
Conteúdos Programáticos
Apreciação, juízos diagnósticos, intervenções e avaliação das intervenções na pessoa:
- Higiene e conforto
Com alterações no autocuidado higiene e conforto
- Comer e beber
Sem e com alterações da condição física e psicológica da nutrição
Sem e com alterações da condição física e psicológica do equilíbrio hidro-electrolitíco
- Eliminação
Sem e com alterações nas características das fezes e da urina
- Respirar e circulação
Sem e com alterações da respiração, do pulso e da pressão arterial
- Controlo da temperatura
Sem e com alterações da temperatura corporal (axilar, timpânica, oral, rectal)
- Comunicação
Com dor (uso de escalas)
- Ambiente seguro
No controlo da Infeção associada aos Cuidados de Saúde
Nos procedimentos instrumentais com técnica asséptica médica e cirúrgica
Na observação do compromisso da integridade dos tecidos, feridas agudas e complexas
Na preparação, administração e conservação de medicamentos
- Sono e Repouso
Sem e com alterações do sono e repouso
- Higiene e conforto
Com alterações no autocuidado higiene e conforto
- Comer e beber
Sem e com alterações da condição física e psicológica da nutrição
Sem e com alterações da condição física e psicológica do equilíbrio hidro-electrolitíco
- Eliminação
Sem e com alterações nas características das fezes e da urina
- Respirar e circulação
Sem e com alterações da respiração, do pulso e da pressão arterial
- Controlo da temperatura
Sem e com alterações da temperatura corporal (axilar, timpânica, oral, rectal)
- Comunicação
Com dor (uso de escalas)
- Ambiente seguro
No controlo da Infeção associada aos Cuidados de Saúde
Nos procedimentos instrumentais com técnica asséptica médica e cirúrgica
Na observação do compromisso da integridade dos tecidos, feridas agudas e complexas
Na preparação, administração e conservação de medicamentos
- Sono e Repouso
Sem e com alterações do sono e repouso
Métodos de Ensino
Na componente teórica e teórico prática os estudantes serão estimulados para o desenvolvimento do conhecimento, reflexão, questionamento e análise continua, no sentido de saberem e de saberem como. Ambos os saberes serão avaliados através de provas escritas que podem ter diferentes apresentações. Esta componente na avaliação continua terá no máximo dois momentos de avaliação, será feita a média aritmética para determinação da nota final. Nota mínima 9,5 valores. As aulas de práticas laboratoriais decorrem em laboratório. Utiliza-se a simulação enquanto estratégia de aprendizagem. O professor recorre à simulação de cenários num ambiente controlado e padronizado, nos quais o estudante tem de dizer como fazer e fazer. Enquanto os estudantes não dominarem o cenário não tem condição de passar ao cenário seguinte.
A avaliação da componente prática (100%) pode ter de dois a quatro momentos de avaliação, com cotação de 50% ou 25% respetivamente.
Nota mínima da PL 9,5 valores
A avaliação da componente prática (100%) pode ter de dois a quatro momentos de avaliação, com cotação de 50% ou 25% respetivamente.
Nota mínima da PL 9,5 valores
Bibliografia
-Administração Central dos Serviços de Saúde. (2011). Manual de Normas de Enfermagem Procedimentos
Técnicos. Ministério da Saúde.
-Berman, A., Snyder, S.J., Frandsen, G. (2016). Kozier & Erbs Fundamental of Nursing, Concepts, Process, and Practice. 10ªed. Boston. Pearson.
-Direção Geral da Saúde (2010-2016). Plano estratégico dos Resíduos Hospitalares. Lisboa.
-Potter, P. A., Perry, A. G., & Stockert, P. A. (Eds.). (2019). Fundamentos de enfermería. Elsevier Health Sciences.
-Pires, D., Bellissimo-Rodrigues, F., Soule, H., Gayet-Ageron, A., & Pittet, D. (2017). Revisiting the WHO how to handrub hand hygiene technique: fingertips first?. infection control & hospital epidemiology, 38(2), 230-233.
-Vieira, C. et al. (2021). Cuidados de enfermagem à pessoa com doença aguda. Loures: Lusodidacta.
Técnicos. Ministério da Saúde.
-Berman, A., Snyder, S.J., Frandsen, G. (2016). Kozier & Erbs Fundamental of Nursing, Concepts, Process, and Practice. 10ªed. Boston. Pearson.
-Direção Geral da Saúde (2010-2016). Plano estratégico dos Resíduos Hospitalares. Lisboa.
-Potter, P. A., Perry, A. G., & Stockert, P. A. (Eds.). (2019). Fundamentos de enfermería. Elsevier Health Sciences.
-Pires, D., Bellissimo-Rodrigues, F., Soule, H., Gayet-Ageron, A., & Pittet, D. (2017). Revisiting the WHO how to handrub hand hygiene technique: fingertips first?. infection control & hospital epidemiology, 38(2), 230-233.
-Vieira, C. et al. (2021). Cuidados de enfermagem à pessoa com doença aguda. Loures: Lusodidacta.