2023

Raciocínio Clínico em Enfermagem

Nome: Raciocínio Clínico em Enfermagem
Cód.: ENF13370L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação


Compreender a importância da saúde mental nos hábitos de vida saudáveis;
Adquirir conhecimentos sobre os quadros psicopatológicos mais frequentes;
Desenvolver capacidades diagnósticas no âmbito das experiências humanas de saúde mental
Adquirir conhecimentos para realizar intervenções terapêuticas

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
1. Compreender o que é o raciocínio clínico e o que ele representa no processo de cuidar
2. Compreender a dimensão processual do raciocínio clínico no âmbito da tomada de decisão
3. Compreender diferentes modelos de tomada de decisão

Competências
- Demonstra compreender a necessidade do raciocínio clínico
- Conhece os conceitos que estruturam o raciocínio clínico
- Conhece os modelos de decisão
- Sabe reconhecer os dados clínicos específicos de acordo com um quadro teórico
- Reconhece diferentes fontes de dados e informação
- Sabe pensar criticamente sobre os dados clínicos
- Sabe analisar os dados à luz do conhecimento teórico ou evidência científica
- Sabe associar o raciocínio analítico ao intuitivo
- Sabe realizar juízos diagnósticos
- Sabe refletir sobre as decisões que tomou

Conteúdos Programáticos

• Os ambientes clínicos de enfermagem
• A natureza dos problemas clínicos
• Os conceitos de dados clínicos, raciocínio clínico, raciocínio diagnóstico, juízos clínicos, avaliação diagnóstica, tomada de decisão, pensamento crítico, processo de enfermagem e supervisão clínica
• A recolha de dados clínicos (fontes e estratégias)
• Estratégias de análise dos dados clínicos (modalidades do pensamento crítico)
Pensamento analítico
Pensamento indutivo
Pensamento dedutivo
Pensamento intuitivo e analítico
Supervisão e Reflexão sobre a ação
• A análise factual, valorativa e interpretativa dos dados clínicos
• Os juízos diagnósticos e a avaliação diagnóstica/taxionomias diagnósticas
• As decisões em contexto simulado
• As decisões em contexto da ação
• A sincronia do pensamento e da ação
• Os modelos de decisão
• A relevância de uma linguagem uniformizada
• Ensaios de reflexão na ação e sobre a ação

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são expositivas e apresentam o conhecimento disponível sobre o processo de raciocínio clínico. As aulas teórico-práticas são usadas para debate e análise de situações do quotidiano. Cada situação é objeto de análise e interpretação com recurso ao conhecimento de outras unidades curriculares e/ou evidências científicas. O recurso às bases de dados é feito a partir do juízo elaborado com base nos dados simulados. As teórico práticas treinam habilidades instrumentais e de supervisão clínica a partir de situações simuladas. A avaliação da unidade passa por uma frequência que apela à memorização de conceitos básicos e um trabalho de grupo que simula a fase de recolha de dados e juízos diagnósticos sobre os dados recolhidos.
A avaliação por exame tem uma componente teórica e outra de análise de um caso clínico.
Todos os momentos de avaliação obedecem ao regulamento académico

Bibliografia

-Magalhães, D., Lopes, M., & Fonseca, A. (2013). Processos e modelos de raciocínio na tomada de decisão: contributos conceptuais e interrogações. In F. Mendes, L. Gemito, & M. Lopes (Eds.), Enfermagem Contemporânea. Dez Temas, Dez Debates (Vol. 1, pp. 46-71). Evora: Universidade de Évora.

-Fonseca, A., Lopes, M., Sebastião, L. & Magalhães, D. (2013). Conhecimento em enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de formação inicial. In F. Mendes, L. Gemito, & M. Lopes (Eds.), Enfermagem Contemporânea. Dez Temas, Dez Debates (Vol. 1, pp. 30-45). Evora: Universidade de Évora.

Alfaro-LeFevre, R. (2013). Critical Thinking, Clinical Reasoning, Clinical Judgment: A Practical Approach. 5ª ed. Elsevier. St. Louis.

Cutcliffe, R.J. (2011) An Alternative training approach in clinical supervision. In Routledge Handbook of Clinical Supervision: Fundamental international Themed. Edited by John Cutcliffe, Kristina Hyrkäs and John Fowler