2023

Enfermagem à Pessoa Idosa

Nome: Enfermagem à Pessoa Idosa
Cód.: ENF13369L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
- Compreender o impacto de Envelhecimento nas sociedades contemporâneas
- Conhecer as políticas de promoção do Envelhecimento Ativo (EA).
- Compreender o processo de Envelhecimento (Senescência) nas distintas dimensões
- Conhecer o modelo de promoção do bem-estar
- Conhecer os fundamentos da intervenção de enfermagem na promoção do Bem-estar
- Conhecer os recursos humanos e materiais disponíveis nas comunidades a favor do EA
- Conhecer os componentes da avaliação multidimensional
- Conhecer medidas para a promoção do EA
Competências:
Mostrar conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as situações de saúde das pessoas idosas.
- Aplicar conhecimentos e mostrar compreensão sobre situações particulares do EA
- Faz julgamentos e propõe decisões sobre situações relacionadas com o EA.
- Comunica ideias, opiniões sobre o processo de envelhecimento
- Mostra capacidade de autoaprendizagem pela seleção de documentos e experiências que partilha.

Conteúdos Programáticos

1. Envelhecer ativamente: uma Política para a qualidade de vida
1.1 Impacto do envelhecimento
1.2 Determinantes do Envelhecimento Ativo
2 Perspetivas sobre o envelhecimento (senescência)
2.1 -Perspetivas Biológica, Sociocultural, Psicológica
2.2-Perspetiva holística sobre o Envelhecimento e Bem-estar
3 Envelhecimento e Bem-estar
3.1 Relação entre Bem-estar e envelhecimento Atitudes e preconceitos Idosos agentes de Cuidado
3.2 Enfermagem para o Bem-estar dos idosos Transições no curso de vida Teoria da promoção do bem-estar
4.Funcionalidade: Avaliação multidimensional
5. Promoção do Bem-estar
5.1 Recursos materiais e humanos
6. Aspetos particulares da saúde-doença (ex: quedas)

Métodos de Ensino

As metodologias procuram confrontar o estudante com o Envelhecimento enquanto processo natural e inevitável recorrendo-se a dados estatísticos sobre o fenómeno e à explicações teóricas sobre ele. Serão expostos temas incentivando a participação dos estudantes, à compreensão e responsabilidade das sociedades no desenvolvimento de programas específicos para o EA.
Haverá espaços de reflexão individual e grupal sobretudo nas aulas TP, recorrendo à utilização de técnicas de trabalho de grupo, leitura e pesquisa orientadas sobre temáticas, nomeadamente em bases de dados para integrarem a evidência científica, na aprendizagem.
A avaliação contínua tem duas componentes: um teste escrito e um trabalho de grupo e discussão sobre um tema a propor, valendo 60% e 40% respetivamente.

Bibliografia

CEDRU (2008). Estudo de avaliação das Necessidades dos Seniores em Portugal - Relatório Final. Lisboa: Fundação Aga Khan.
Figueiredo, N.,Tonini, T. (2006). Gerontologia: atuação da enfermagem no processo de envelhecimento. São Caetano do Sul (SP): Yendis Editora.
Lopes, M. (2006) A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: Formasau-. Coimbra
Meiner, S. (2011) Gerontologic Nursing 4th ed; Elsivier Mosby
Miller, C. (2015) Nursing for Wellness in Older Adults. 7th ed Philadelphia: Wolters Kluwer.
Paúl, C; Ribeiro, O. (2012) Manual de gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Porto: Lidel
Paúl, C.; Ribeiro, O. (2012) Manual de envelhecimento ativo . Porto: Lidel
Reis, M.G. (2011) Da incapacidade à atividade: O desafio de envelhecimento. Vista sobre a população da RAM, tese de doutoramento apresentada no ICBAS.
WHO (2002). Active aging. A policy framework. Geneva: DHP

Equipa Docente (2022/2023 )