2023
História e Teorias de Enfermagem
Nome: História e Teorias de Enfermagem
Cód.: ENF13363L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
Capacitar o estudante para a compreensão da enfermagem enquanto disciplina e profissão, assim como das teorias e conceitos que lhe dão suporte a partir da perspetiva histórica.
Compreender o enquadramento histórico e social da enfermagem.
Compreender a estrutura epistemológica e conceptual da enfermagem
Competências:
Analisa a evolução histórica e epistemológica da enfermagem à luz da evolução social e do papel da mulher na sociedade.
Identifica os contributos das correntes e das escolas de pensamento na construção do conhecimento em Enfermagem.
Caracteriza o tipo de teorias existentes e os padrões de conhecimento em Enfermagem.
Desenvolve pensamento critico e reflexivo sobre os marcos históricos e epistemológicos que influenciaram o desenvolvimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão.
Capacitar o estudante para a compreensão da enfermagem enquanto disciplina e profissão, assim como das teorias e conceitos que lhe dão suporte a partir da perspetiva histórica.
Compreender o enquadramento histórico e social da enfermagem.
Compreender a estrutura epistemológica e conceptual da enfermagem
Competências:
Analisa a evolução histórica e epistemológica da enfermagem à luz da evolução social e do papel da mulher na sociedade.
Identifica os contributos das correntes e das escolas de pensamento na construção do conhecimento em Enfermagem.
Caracteriza o tipo de teorias existentes e os padrões de conhecimento em Enfermagem.
Desenvolve pensamento critico e reflexivo sobre os marcos históricos e epistemológicos que influenciaram o desenvolvimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão.
Conteúdos Programáticos
1. História e Epistemologia da Enfermagem. Introdução à natureza do conhecimento em enfermagem
1.2-A história da Enfermagem no contexto Nacional e internacional: o papel da mulher na prática dos cuidados
1.3-Os Cuidados de Enfermagem e a sua evolução: Dos sistemas tradicionais ao sistema profissional.
1.4- A Enfermagem no contexto das profissões. Espaço profissional e representação social.
2 -A estrutura conceptual da enfermagem
2.1-A Enfermagem como Ciência Humana Prática.
O objeto de estudo da Enfermagem.
Identidade e finalidade da prática de cuidados
3- A estrutura epistemológica
3.1-A evolução do pensamento em Enfermagem
Período pré-paradigmático
Período paradigmático
Escolas de Pensamento
3.2- Teorias de Médio e Longo Alcance e Modelos Conceptuais de Enfermagem
1.2-A história da Enfermagem no contexto Nacional e internacional: o papel da mulher na prática dos cuidados
1.3-Os Cuidados de Enfermagem e a sua evolução: Dos sistemas tradicionais ao sistema profissional.
1.4- A Enfermagem no contexto das profissões. Espaço profissional e representação social.
2 -A estrutura conceptual da enfermagem
2.1-A Enfermagem como Ciência Humana Prática.
O objeto de estudo da Enfermagem.
Identidade e finalidade da prática de cuidados
3- A estrutura epistemológica
3.1-A evolução do pensamento em Enfermagem
Período pré-paradigmático
Período paradigmático
Escolas de Pensamento
3.2- Teorias de Médio e Longo Alcance e Modelos Conceptuais de Enfermagem
Métodos de Ensino
No decorrer da unidade curricular, procuraremos abordar conteúdos históricos, epistemológicos e conceptuais que deram contributos fundamentais para a evolução da Enfermagem como Disciplina e Profissão.
A corresponsabilização do estudante em todo o processo de formação e inerente participação ativa na perspetiva do desenvolvimento de competências, levou à seleção de estratégias metodológicas alicerçadas no trabalho de pesquisa, análise, reflexões, elaboração de sínteses, discussões e debates numa orientação integrativa de saberes
Os conteúdos serão apresentados em sessões teóricas e teórico-práticas, haverá ainda sessões de orientação tutorial.
A avaliação continua, resultará do cálculo da média aritmética, das duas (2) frequências a realizar durante o Semestre.
O aluno poderá optar pelo regime de exame de acordo com o regulamento Escolar.
A corresponsabilização do estudante em todo o processo de formação e inerente participação ativa na perspetiva do desenvolvimento de competências, levou à seleção de estratégias metodológicas alicerçadas no trabalho de pesquisa, análise, reflexões, elaboração de sínteses, discussões e debates numa orientação integrativa de saberes
Os conteúdos serão apresentados em sessões teóricas e teórico-práticas, haverá ainda sessões de orientação tutorial.
A avaliação continua, resultará do cálculo da média aritmética, das duas (2) frequências a realizar durante o Semestre.
O aluno poderá optar pelo regime de exame de acordo com o regulamento Escolar.
Bibliografia
Carper, B. (1978). Fundamental patterns of knowing in nursing. Advances in Nursing Sciences. 1(1): 13-23.
CHINN, P. L. (2001) Theory and nursing: integrated knowledge development 5ª ed. St. L.
Colliére, M. F. (1993). Promover la vida: de la práctica de las mujeres cuidadoras a los cuidados de enfermeria. Madrid. McGraw W-hill/ Interamericana.
Donahue, M. P. (2010). Nursing, the finest art: an illustrated history. 3rd ed. Philadelphia: Mosby, Inc./Elsevier
Geovanini, T. (2002). História da enfermagem - versões e interpretações 2ª ed. Rio de Janeiro: Revinter.
Meleis, A. (2012). Theoretical nursing. Development and progress. 5.ª Ed. Philadelphia. J. B. Lippincott Company.
Nightingale, F. (2005). Notas sobre Enfermagem. Lusociência
Nunes, L. (2003). Um olhar sobre o ombro: enfermagem em Portugal (1881-1998) Loures: Lusociência - Edições Técnicas e Científicas.
Kérouac, S. et. al (1996). El pensamiento enfermero. Barcelona, Doyma
CHINN, P. L. (2001) Theory and nursing: integrated knowledge development 5ª ed. St. L.
Colliére, M. F. (1993). Promover la vida: de la práctica de las mujeres cuidadoras a los cuidados de enfermeria. Madrid. McGraw W-hill/ Interamericana.
Donahue, M. P. (2010). Nursing, the finest art: an illustrated history. 3rd ed. Philadelphia: Mosby, Inc./Elsevier
Geovanini, T. (2002). História da enfermagem - versões e interpretações 2ª ed. Rio de Janeiro: Revinter.
Meleis, A. (2012). Theoretical nursing. Development and progress. 5.ª Ed. Philadelphia. J. B. Lippincott Company.
Nightingale, F. (2005). Notas sobre Enfermagem. Lusociência
Nunes, L. (2003). Um olhar sobre o ombro: enfermagem em Portugal (1881-1998) Loures: Lusociência - Edições Técnicas e Científicas.
Kérouac, S. et. al (1996). El pensamiento enfermero. Barcelona, Doyma