2023

Saúde Mental e Envelhecimento

Nome: Saúde Mental e Envelhecimento
Cód.: ENF12479L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVOS:
- Compreender o processo de envelhecimento humano;
- Perceber a importância da saúde mental na construção de um envelhecimento ativo;
- Identificar alterações de saúde mental, decorrentes do processo de envelhecimento;
- Adquirir conhecimentos, competências e atitudes que permitam desenvolver competências de intervenção terapêutica, preferencialmente em situações que envolvam o equilíbrio, o bem-estar e a saúde mental.

COMPETÊNCIAS:
- Compreende o processo de envelhecimento humano;
- Percebe a importância da saúde mental na construção de um envelhecimento ativo;
- Identifica alterações de saúde mental decorrentes do processo de envelhecimento;
- Adquire conhecimentos, competências e atitudes que permitam desenvolver competências de intervenção terapêutica.

Conteúdos Programáticos

- Saúde mental e envelhecimento
- Processo de envelhecimento
- Principais alterações decorrentes do envelhecimento.
- Critérios de avaliação do estado de saúde mental.
- Prevenção e reabilitação
- Políticas de saúde e equipamentos sociais
- Metodologias de intervenção

Métodos de Ensino

Serão utilizadas metodologias ativas promotoras de aprendizagem que implicarão a corresponsabilização do estudante e a sua participação ativa ao longo desta etapa do processo de formação. Pretende-se que o estudante seja um elemento ativo, participante e responsável pela sua aprendizagem. Utilizar-se-á o método expositivo, de resolução de problemas e autorreflexivo. Será estimulado o diálogo, a exposição de ideias e opiniões, fundamentadas em leituras prévias indicadas pelo docente, de modo a estimular o raciocínio crítico e a capacidade de expressão oral.

A avaliação da UC será contínua e incluirá a participação ativa dos estudantes em todo o processo de formação. Prevê-se a realização de um momento de avaliação individual e a participação nas atividades letivas. O momento de avaliação individual corresponde a 80% da nota final e a participação nas atividades a 20%, perfazendo um total de 100%, o que equivale a 20 valores. Aplicar-se-á o Regulamento Escolar Interno da UÉ.

Bibliografia

- Andris, D. A. (2006) – Semiologia: bases para a prática assistencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
- Fonseca, A. M. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Manuais Universitários 35 Lisboa. Lisboa: Climepsi Editores.
- Litvoc, J.& Brito, F. C. (2004) – Envelhecimento, prevenção e promoção da saúde. S. Paulo: Atheneu Editora.
- Moura, C. (2012). Processos e estratégias do envelhecimento. Intervenção para um envelhecimento ativo. Lisboa: Euedito.
- Stuart, G.; Laraia, M. T. (2002) – Enfermagem psiquiátrica. 4.ª ed., Rio e Janeiro: Reichmann & Affonso Editores.
- Townsend, M. C. (2011) – Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica: conceitos de Cuidado na Prática Baseada na Evidência. 6.ª ed., Loures: Lusociência.
- Veloso, E. (2011). Vidas depois das reformas. Políticas públicas no contexto português e práticas educativas numa Universidade da Terceira Idade em Portugal. (1.ª ed). Lisboa: Coisas de Ler Edições.