2024

Enfermagem a Pessoas com Feridas Complexas

Nome: Enfermagem a Pessoas com Feridas Complexas
Cód.: ENF12478L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
- Desenvolver competências de apreciação, de diagnóstico, de intervenção e de avaliação à pessoa com ferida complexa.

Competências
1. Enuncia itens de apreciação e registo
2. Carateriza integridade cutânea;
3. Identifica sinais de disrupção cutânea;
4. Enuncia caraterísticas de feridas complexas;
5. Identifica fatores sistémicos e locais de recuperação das feridas complexas;
6. Identifica fatores sistémicos e locais de agravamento das feridas complexas;
7. Compõe esquemas simulados de planos assistenciais;
8. Enuncia instrumentos de avaliação de feridas;
9. Estabelece resultados esperados nos planos assistenciais simulados

Conteúdos Programáticos

- Boas práticas no tratamento da pessoa com ferida complexa
a. Feridas complexas (Ulceras por pressão; Úlcera dos membros inferiores; Pé diabético; Úlceras malignas)
b. Abordagem da pessoa com ferida complexa
- Processo de cicatrização
c. Fisiologia e critérios de cicatrização
d. Ambiente “ideal” ao processo de cicatrização
- Opções terapêuticas
e. Avaliação ferida
f. Limpeza do leito da ferida
g. Gestão da infeção
h. Gestão do exsudado
i. Material de penso com ação terapêutica

Métodos de Ensino

Os estudantes serão estimulados para o desenvolvimento do conhecimento, reflexão, questionamento e análise continua, no sentido de “saberem” e de “saberem como”.
Ambos os saberes serão avaliados através de, os estudantes irão realizar de forma individual um trabalho em sala de aula, a avaliação final resulta da média aritmética das duas partes do trabalho (1ª parte - avaliação de uma pessoa com ferida complexa com recurso a instrumentos de avaliação, 2º parte – construção do plano assistencial), o total dos dois momentos do trabalho não pode exceder 8 páginas.
Para o estudante ter aproveitamento positivo na unidade curricular tem que ter obrigatoriamente nota superior ou igual a 9,5 valores.

Bibliografia

- Afonso, C., Afonso, G., Azevedo, M., Miranda, M. & Alves, P. (2014). Prevenção e tratamento de feridas. Da evidência à prática. E-book. http://care4wounds.com/ebook/flipviewerxpress.html
- Agren, M. (2016). Wound healing biomaterials. Vol 2. Functional biomaterials. London: Woodhead Publishing.
- Alves, D., Nunes, I., Marques, C. & Casas Novas, V. (2016). Qualidade de vida na pessoa com úlcera de perna. Revisão integrativa. RIASE 2(2), 454-467.
- Cancela. C., Mateus, C., Dias, J., Sadio, P. & Santos, T. (2012). Manual Elcos. Material de penso 2012-2013. Rio Tinto: ELCOS. Sociedade de Feridas.
- Lantis, J. & Paredes, J. (2017). Permissive maintenance debridement — the role of enzymatic debridement in chronic wound care. Wounds International Journal, 8(2), 7–13.
- Morison, M. (2004). Prevenção e tratamento de úlceras de pressão. Loures: Lusociência
- Parreira, A. & Marques, R. (2017). Feridas manual de boas práticas. Lisboa: Lidel.