2023
Epistemologia das Ciências de Enfermagem
Nome: Epistemologia das Ciências de Enfermagem
Cód.: ENF12477L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Compreender a estrutura conceptual, o domínio da enfermagem e o seu significado para desenvolvimento da área
- Compreender a relevância do corpo teórico de uma área científica
- Compreender o percurso da construção do conhecimento em enfermagem
- Analisar o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem à luz das teorias epistemológicas
- Conhecer as correntes teóricas do conhecimento
- Enquadrar a enfermagem nas correntes modernas e pós-modernas do conhecimento
- Reconhecer complementaridade nas áreas do conhecimento
- Compreender a relevância do corpo teórico de uma área científica
- Compreender o percurso da construção do conhecimento em enfermagem
- Analisar o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem à luz das teorias epistemológicas
- Conhecer as correntes teóricas do conhecimento
- Enquadrar a enfermagem nas correntes modernas e pós-modernas do conhecimento
- Reconhecer complementaridade nas áreas do conhecimento
Conteúdos Programáticos
- A estrutura conceptual, o domínio da enfermagem e a especificidade de uma área científica
- Diferenciar áreas de campos científicos
- O significado de um corpo teórico para o desenvolvimento de uma área científica
- O percurso de construção do conhecimento no domínio da enfermagem
- A análise do percurso à luz das teorias da revolução e da integração
- A enfermagem nas correntes teóricas do conhecimento
- A complementaridade das áreas do conhecimento
- Diferenciar áreas de campos científicos
- O significado de um corpo teórico para o desenvolvimento de uma área científica
- O percurso de construção do conhecimento no domínio da enfermagem
- A análise do percurso à luz das teorias da revolução e da integração
- A enfermagem nas correntes teóricas do conhecimento
- A complementaridade das áreas do conhecimento
Métodos de Ensino
Nas duas primeiras horas é feita uma avaliação diagnóstica. Nas duas horas seguintes é feita a apresentação do planeamento com justificação de todas as opções que ele contém e definida a data da avaliação. As seguintes 20 horas são lecionadas numa abordagem expositiva para os estudantes apreendam a linguagem, a pertinência e a consistência da reflexão epistemológica. Numa segunda fase opta-se por promover a capacidade de análise crítica de textos previamente selecionados pelo docente, que contextualizam as temáticas abordadas na primeira etapa. As análises, sob a supervisão do docente, são feitas em pequenos grupos e depois levada a debate com o restante grupo. Este trabalho é feito num período de 10 horas.
A avaliação contínua, por opção dos estudantes, consta de um trabalho escrito e individual sobre uma temática por escolha do estudante e em acordo com o docente. A nota final é resultado deste trabalho ponderado com a participação no debate
A avaliação contínua, por opção dos estudantes, consta de um trabalho escrito e individual sobre uma temática por escolha do estudante e em acordo com o docente. A nota final é resultado deste trabalho ponderado com a participação no debate
Bibliografia
- CABRAL, M D (2006) Explicação versus compreensão: antinomia insanável ou dialéctica necessária à compreensão humana. Revista Pensar Enfermagem, Vol. 10 nº1.
- CHAN, E. A. (2002). A lived experience of dualism between the natural and human science paradigms in nursing. Journal of Advanced Nursing 40(6), p.739-746.
- CODY, W. (2006). Philosophical and theoretical Perspectives for advanced nursing practice.4ªEd: Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers.
- LOPES M. J. (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica. Formasau- Formação e Saúde Lda. Coimbra.
- MEDINA J. L. (1999). La pedagogia del cuidado: Saberes y práticas en la formación universitária en enfermería. Editorial Alertes: Barcelona.
- MELEIS A. I. (1997). Theoretical Nursing: Development and progress. 3º Ed. Philadelphia: Lippincott.
- POLIFRONI, E. C. & Welch, M. (1999). Perspectives on philosophy of science in nursing. An historial and contemporary anthology. Philadelphia: Lippincott.
- CHAN, E. A. (2002). A lived experience of dualism between the natural and human science paradigms in nursing. Journal of Advanced Nursing 40(6), p.739-746.
- CODY, W. (2006). Philosophical and theoretical Perspectives for advanced nursing practice.4ªEd: Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers.
- LOPES M. J. (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica. Formasau- Formação e Saúde Lda. Coimbra.
- MEDINA J. L. (1999). La pedagogia del cuidado: Saberes y práticas en la formación universitária en enfermería. Editorial Alertes: Barcelona.
- MELEIS A. I. (1997). Theoretical Nursing: Development and progress. 3º Ed. Philadelphia: Lippincott.
- POLIFRONI, E. C. & Welch, M. (1999). Perspectives on philosophy of science in nursing. An historial and contemporary anthology. Philadelphia: Lippincott.