2023
Patologia Médico-Cirúrgica
Nome: Patologia Médico-Cirúrgica
Cód.: CMS13381L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo geral
Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar a sintomatologia;
planear, implementar, executar e avaliar os cuidados de saúde essenciais, com base nas necessidades biopsicossociais da pessoa com doença, de âmbito médico ou cirúrgico.
Objetivos específicos
-Descreve a fisiopatologia, sintomatologia e diagnóstico, de doenças agudas e crónicas mais comuns com especial enfoque no adulto e no idoso;
-Compreende os regimes terapêuticos associados às afeções médicas e cirúrgicas;
-Caracteriza o tratamento e formas de vigilância em doenças agudas e crónicas mais comuns ou que impliquem risco de vida, com especial enfoque no adulto e no idoso.
Competências
- Conhecimento e capacidade de compreensão sobre doença do âmbito médico e cirúrgico
- Aplicação de conhecimentos e compreensão sobre doenças de foro médico e cirúrgico
- Comunicação com análise das situações de doença
- Autoaprendizagem pela leitura crítica da informação científica
Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar a sintomatologia;
planear, implementar, executar e avaliar os cuidados de saúde essenciais, com base nas necessidades biopsicossociais da pessoa com doença, de âmbito médico ou cirúrgico.
Objetivos específicos
-Descreve a fisiopatologia, sintomatologia e diagnóstico, de doenças agudas e crónicas mais comuns com especial enfoque no adulto e no idoso;
-Compreende os regimes terapêuticos associados às afeções médicas e cirúrgicas;
-Caracteriza o tratamento e formas de vigilância em doenças agudas e crónicas mais comuns ou que impliquem risco de vida, com especial enfoque no adulto e no idoso.
Competências
- Conhecimento e capacidade de compreensão sobre doença do âmbito médico e cirúrgico
- Aplicação de conhecimentos e compreensão sobre doenças de foro médico e cirúrgico
- Comunicação com análise das situações de doença
- Autoaprendizagem pela leitura crítica da informação científica
Conteúdos Programáticos
Introdução à história clínica
Fisiopatologia e manifestações semiológicas como, por exemplo, a Dor e a Febre
Fisiopatologia relacionada com os Sistemas: Circulatório, Respiratório, Digestivo, Geniturinário, Hematológico, Endócrino e Metabólico, e Neurológico. Inclui, ainda, as áreas de Infeciologia, Ortopedia e Reumatologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia
Patologias médicas e cirúrgicas, mais prevalente (reconhecidas por indicadores epidemiológicos), relacionadas com cada um dos sistemas e áreas atrás identificados, apresentando-se os sinais e sintomas e os exames complementares de diagnóstico mais adequados
Ações e medidas educativas e de abordagem terapêutica das situações patológicas médicas ou cirúrgicas, em contexto de equipas multidisciplinares e em ambientes hospitalar e comunitário ;
Informação pertinente a conter nos registos
Principais determinantes da saúde e medidas de promoção da saúde e prevenção da doença, no contexto familiar e comunitário.
Fisiopatologia e manifestações semiológicas como, por exemplo, a Dor e a Febre
Fisiopatologia relacionada com os Sistemas: Circulatório, Respiratório, Digestivo, Geniturinário, Hematológico, Endócrino e Metabólico, e Neurológico. Inclui, ainda, as áreas de Infeciologia, Ortopedia e Reumatologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia
Patologias médicas e cirúrgicas, mais prevalente (reconhecidas por indicadores epidemiológicos), relacionadas com cada um dos sistemas e áreas atrás identificados, apresentando-se os sinais e sintomas e os exames complementares de diagnóstico mais adequados
Ações e medidas educativas e de abordagem terapêutica das situações patológicas médicas ou cirúrgicas, em contexto de equipas multidisciplinares e em ambientes hospitalar e comunitário ;
Informação pertinente a conter nos registos
Principais determinantes da saúde e medidas de promoção da saúde e prevenção da doença, no contexto familiar e comunitário.
Métodos de Ensino
Dê particular ênfase aos objetivos e às capacidades que promovem a autonomia intelectual do estudante e a sua capacidade de comunicar. Prevê-se a exposição da matéria e a discussão de forma a facilitar uma aprendizagem mais ativa e cooperativa
Os conteúdos serão separados em função da sua dimensão, em médica ou cirúrgica
Pretendendo-se desenvolver um ensino que incentive a reflexão e que valorize processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo-se a aquisição de conceitos através de um processo de pesquisa.
Prevêem-se horas para orientação tutorial
Para a avaliação serão realizadas 2 provas de avaliação escritas, utilizando questões abertas e fechadas, com a duração de duas horas cada, e que incidirá sobre os conteúdos programáticos abordados ao longo da Unidade Curricular. Haverá a possibilidade, complementar a estas duas provas de se realizar uma Prova Oral pública, para os alunos que se prepuserem
As restantes provas de avaliação serão as decorrentes do REI
Os conteúdos serão separados em função da sua dimensão, em médica ou cirúrgica
Pretendendo-se desenvolver um ensino que incentive a reflexão e que valorize processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo-se a aquisição de conceitos através de um processo de pesquisa.
Prevêem-se horas para orientação tutorial
Para a avaliação serão realizadas 2 provas de avaliação escritas, utilizando questões abertas e fechadas, com a duração de duas horas cada, e que incidirá sobre os conteúdos programáticos abordados ao longo da Unidade Curricular. Haverá a possibilidade, complementar a estas duas provas de se realizar uma Prova Oral pública, para os alunos que se prepuserem
As restantes provas de avaliação serão as decorrentes do REI
Bibliografia
Brunicardi, F., Brandt, M., Andersen, D., Billiar, T., Dunn, D., Hunter, J.;Pollock, P. E. (2011). Schwartz's Principles of Surgery ABSITE and Board Review. (9th ed.). New York: The McGraw-Hill Companies, Inc.
Kasper, D., Fauci, A., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J., Loscalzo, J. (2012). Harrison's Principles of Internal Medicine. (18th ed.). (Vol.1 & 2). New York: The McGraw-Hill Companies
Papadakis, M., McPhee, S.J., Rabow, M.W. (2014). CURRENT Medical Diagnosis and Treatment. (53rd ed.). New York: The McGraw-Hill Education.
Porter, R.S. (Editor) (2011).The Merck Manual of Diagnosis and Therapy. (19th ed.). West Point: Merck Sharp Dohme Corp.
Smeltzer, S. C., Bare, B. G., Hinkle, J. L., Cheever, K. H. (2011). Brunner & Suddarth Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica (12ª ed.). (Vol. 1& 2). Rio de Janeiro: Edi Guanabara Koogan
Kasper, D., Fauci, A., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J., Loscalzo, J. (2012). Harrison's Principles of Internal Medicine. (18th ed.). (Vol.1 & 2). New York: The McGraw-Hill Companies
Papadakis, M., McPhee, S.J., Rabow, M.W. (2014). CURRENT Medical Diagnosis and Treatment. (53rd ed.). New York: The McGraw-Hill Education.
Porter, R.S. (Editor) (2011).The Merck Manual of Diagnosis and Therapy. (19th ed.). West Point: Merck Sharp Dohme Corp.
Smeltzer, S. C., Bare, B. G., Hinkle, J. L., Cheever, K. H. (2011). Brunner & Suddarth Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica (12ª ed.). (Vol. 1& 2). Rio de Janeiro: Edi Guanabara Koogan