2023
Anatomofisiologia II
Nome: Anatomofisiologia II
Cód.: CMS13375L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Estimular o desenvolvimento pessoal e envolver os estudantes em novas ferramentas de ensino e aprendizagem, contribui-se, assim, de forma interativa e lúdica para atingir objetivos e competências.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
- Adquirir conhecimentos relativamente aos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.
- Desenvolver conhecimentos sobre a constituição e funcionamento do corpo humano.
Competências:
- Compreende o processo de integração e controlo, de regulação e manutenção reprodução e desenvolvimento do organismo humano
- Identifica as principais características estruturais e funcionais dos órgãos que compõem os sistemas do organismo humano
- Explica o funcionamento dos vários órgãos do corpo humano de forma integrada.
- Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da relação (da anatomia neurológica e estesiológica (Sistema nervoso central e periférico, e órgão dos sentidos)
- Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da Esplancnologia e da Endocrinologia.
- Adquirir conhecimentos relativamente aos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.
- Desenvolver conhecimentos sobre a constituição e funcionamento do corpo humano.
Competências:
- Compreende o processo de integração e controlo, de regulação e manutenção reprodução e desenvolvimento do organismo humano
- Identifica as principais características estruturais e funcionais dos órgãos que compõem os sistemas do organismo humano
- Explica o funcionamento dos vários órgãos do corpo humano de forma integrada.
- Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da relação (da anatomia neurológica e estesiológica (Sistema nervoso central e periférico, e órgão dos sentidos)
- Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da Esplancnologia e da Endocrinologia.
Conteúdos Programáticos
Modulo I Sistemas de Integração e de Controlo
- Sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal
- Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e raquidianos
- Os sentidos
- Sistema endócrino
Modulo II Sistema de Regulação e Manutenção
- Aparelho digestive:
Anatomia, e funções do aparelho digestivo
Histologia do tubo digestivo
- Aparelho urinário
Anatomia e histologia do rim
Funções do aparelho urinário
Modulo III Reprodução e Desenvolvimento
- Aparelho sexual e reprodutor feminino e masculino
Anatomia e fisiologia dos aparelhos sexuais e reprodutores
- Desenvolvimento, crescimento, e envelhecimento
Desenvolvimento pré-natal
Fases do ciclo de vida (nascimento, adolescência, envelhecimento e morte)
- Sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal
- Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e raquidianos
- Os sentidos
- Sistema endócrino
Modulo II Sistema de Regulação e Manutenção
- Aparelho digestive:
Anatomia, e funções do aparelho digestivo
Histologia do tubo digestivo
- Aparelho urinário
Anatomia e histologia do rim
Funções do aparelho urinário
Modulo III Reprodução e Desenvolvimento
- Aparelho sexual e reprodutor feminino e masculino
Anatomia e fisiologia dos aparelhos sexuais e reprodutores
- Desenvolvimento, crescimento, e envelhecimento
Desenvolvimento pré-natal
Fases do ciclo de vida (nascimento, adolescência, envelhecimento e morte)
Métodos de Ensino
As metodologias deverão ser interativas e conducentes à participação ativa e corresponsabilização dos
estudantes.
Utiliza-se:
A exposição em sala de aula, utilizando o programa Power-point e o programa Prezi.
Orientação tutorial, poderá ser presencial e/ou por videoconferência (Skipe, Mensager, Colibri).
Os recursos utilizados serão: o quadro interativo, os modelos anatómicos e o moodle. Este último será usado frequentemente para apresentação do conteúdo a lecionar e para a realização de testes formativos.
A metodologia e-learning será utilizada para divulgação do conteúdo e como complemento das aulas teórico e teórico-práticas presenciais.
Conforme preconizado no regulamento escolar interno da Universidade de Évora os estudantes podem optar
pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. A avaliação contínua prevê a realização de 2 teste
presencial via Moodle.
Os aluno que não obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores ficam sujeitos a exame.
estudantes.
Utiliza-se:
A exposição em sala de aula, utilizando o programa Power-point e o programa Prezi.
Orientação tutorial, poderá ser presencial e/ou por videoconferência (Skipe, Mensager, Colibri).
Os recursos utilizados serão: o quadro interativo, os modelos anatómicos e o moodle. Este último será usado frequentemente para apresentação do conteúdo a lecionar e para a realização de testes formativos.
A metodologia e-learning será utilizada para divulgação do conteúdo e como complemento das aulas teórico e teórico-práticas presenciais.
Conforme preconizado no regulamento escolar interno da Universidade de Évora os estudantes podem optar
pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. A avaliação contínua prevê a realização de 2 teste
presencial via Moodle.
Os aluno que não obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores ficam sujeitos a exame.
Bibliografia
Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2015). Gray's anatomia clínica para estudantes (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Guyton & Hall.(2006). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier. 11ªed. ISBN 978-85-352- 1641-7
Marques, E. (2011). Anatomia e Fisiologia Humana. São Paulo: Martinari, ISBN 978-85-89788-94-6
Netter, F. (1989). Rinones, ureteres y vejiga urinaria. Barcelona: Salvat Editores, ISBN 84-345-1447-8
Netter, F. (1989). Sistema endócrino y enfermidades metabolicas. Barcelona: Salvat Editores, ISBN 84-345-1445-1.
Netter, F. (1990). Sistema Digestivo: higado, vias biliares y pancreasconduto superior. Barcelona: Salvat Editores, ISBN 84-345-1538-5.
Seeley, R., Stephens, D. & Tate, P. (2011). Anatomia & fisiologia. 8:ªed, Lisboa : Lusodidacta. ISBN 978- 972-8930-62-2.
Tortora, G. J., & Derrickson, B. H. (2016). Princípios de anatomia e fisiologia (14 ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Guyton & Hall.(2006). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier. 11ªed. ISBN 978-85-352- 1641-7
Marques, E. (2011). Anatomia e Fisiologia Humana. São Paulo: Martinari, ISBN 978-85-89788-94-6
Netter, F. (1989). Rinones, ureteres y vejiga urinaria. Barcelona: Salvat Editores, ISBN 84-345-1447-8
Netter, F. (1989). Sistema endócrino y enfermidades metabolicas. Barcelona: Salvat Editores, ISBN 84-345-1445-1.
Netter, F. (1990). Sistema Digestivo: higado, vias biliares y pancreasconduto superior. Barcelona: Salvat Editores, ISBN 84-345-1538-5.
Seeley, R., Stephens, D. & Tate, P. (2011). Anatomia & fisiologia. 8:ªed, Lisboa : Lusodidacta. ISBN 978- 972-8930-62-2.
Tortora, G. J., & Derrickson, B. H. (2016). Princípios de anatomia e fisiologia (14 ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Ana Maria Aguiar Frias [responsável]