2023
Processos Saúde Doença
Nome: Processos Saúde Doença
Cód.: CMS13372L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJETIVOS:
- Compreender a complexidade do processo de saúde-doença;
- Conhecer os processos adaptativos do organismo à agressão e contributos da susceptibilidade individual para a doença;
- Analisar a importância da Microbiologia para a compreensão das doenças transmissíveis;
COMPETÊNCIAS :
- Analisa fatores intervenientes no processo saúde-doença;
- Explica as reações do organismo a fatores endógenos e exógenos dos processos de doença;
- Explica a influência de microorganismos patogénicos no processo saúde-doença.
- Compreender a complexidade do processo de saúde-doença;
- Conhecer os processos adaptativos do organismo à agressão e contributos da susceptibilidade individual para a doença;
- Analisar a importância da Microbiologia para a compreensão das doenças transmissíveis;
COMPETÊNCIAS :
- Analisa fatores intervenientes no processo saúde-doença;
- Explica as reações do organismo a fatores endógenos e exógenos dos processos de doença;
- Explica a influência de microorganismos patogénicos no processo saúde-doença.
Conteúdos Programáticos
I. Conceitos (Saúde e Doença)
II. Epidemiologia e Saúde
III. Introdução à Patologia Geral;
a. Respostas celulares às agressões: Adaptação, Lesão e Morte celular
b. Inflamação e Reparação
c. Disturbios Hemodinâmicos, Doenças Tromboembólicas e Choque
d. Disturbios Genéticos
e. Doenças da Imunidade
f. Neoplasia
IV. Doenças Infeciosas.
II. Epidemiologia e Saúde
III. Introdução à Patologia Geral;
a. Respostas celulares às agressões: Adaptação, Lesão e Morte celular
b. Inflamação e Reparação
c. Disturbios Hemodinâmicos, Doenças Tromboembólicas e Choque
d. Disturbios Genéticos
e. Doenças da Imunidade
f. Neoplasia
IV. Doenças Infeciosas.
Métodos de Ensino
Os conteúdos são expostos em aulas teóricas, em que se incentiva a participação dos alunos. Realizam-se três seminários para apresentação e discussão de temas inovadores.
Para se considerar avaliação contínua o estudante deverá realizar uma prova individual escrita (80%) e apresenta um trabalho de grupo (20%) na 3ª edição do festival de curtas metragens SOS saúde. São aprovados os alunos cuja classificação final seja igual ou superior a 10.
Para se considerar avaliação contínua o estudante deverá realizar uma prova individual escrita (80%) e apresenta um trabalho de grupo (20%) na 3ª edição do festival de curtas metragens SOS saúde. São aprovados os alunos cuja classificação final seja igual ou superior a 10.
Bibliografia
- Brooks, G. F., Carroll, K. C., Butel, J. S., Morse, S. A. & Mitzner, T. A. (2013). Jawetz, Melnick, & Adelberg's - Medical Microbiology (26ª ed.). San Francisco: McGraw-Hill.
- Guyton, A. C., & Hall, J. E. (2006). Tratado de fisiologia médica (11ª ed.), Rio de Janeiro: Elsevier.
- Kumar, Viny; Abbas, Abul; Fausto, Nelson (2005). Robbins&Cotran Patologia, Bases Patológicas das Doenças (7ª ed.), Rio de Janeiro: Elsevier, 1592 p.
- Pinto, Anabela Mota. (2013). Fisiopatologia Fundamentos e Aplicações (2ª ed.), Lisboa: LIDEL - Edições técnicas, 543p.
- Guyton, A. C., & Hall, J. E. (2006). Tratado de fisiologia médica (11ª ed.), Rio de Janeiro: Elsevier.
- Kumar, Viny; Abbas, Abul; Fausto, Nelson (2005). Robbins&Cotran Patologia, Bases Patológicas das Doenças (7ª ed.), Rio de Janeiro: Elsevier, 1592 p.
- Pinto, Anabela Mota. (2013). Fisiopatologia Fundamentos e Aplicações (2ª ed.), Lisboa: LIDEL - Edições técnicas, 543p.