2023

Anatomofisiologia I

Nome: Anatomofisiologia I
Cód.: CMS12441L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
- Analisar os conceitos explicativos da organização do corpo humano
- Analisar processos de síntese e reparação tecidular
- Analisar elementos da anatomia e fisiologia humana.

Competências
- Compreende os processos de síntese e reparação tecidular;
- Aplica conceitos de organização do corpo humano;
- Descreve a anatomia do esqueleto humano;
- Explicita a miologia humana;
- Aplica os princípios da anatomia humana passiva e ativa na compreensão da anatomia funcional;
- Aplica os princípios da anatomia humana passiva e ativa na compreensão da anatomia funcional;
- Compreende sistemas de regulação e manutenção.

Conteúdos Programáticos

Módulo I – Organização do organismo Humano Anatomia topográfica.
Citologia.
Histologia.
Sistema tegumentar.

Módulo II – Osteologia e artrologia
Esqueleto axial e apendicular;
Artrologia: classificação e elementos articulares.

Módulo III – Miologia, anatomia funcional e de superfície
Miologia da cabeça;
Miologia do pescoço;
Miologia do dorso;
Miologia do tórax;
Miologia do abdómen;
Miologia do membro superior;
Miologia do membro inferior;
Anatomia funcional da coluna vertebral;
Anatomia funcional do tórax;
Anatomia funcional do membro superior;
Anatomia funcional do membro inferior;
Referências ósseas, musculares e cutâneas da cabeça, pescoço, tronco e membros;
Postura e marcha.

Módulo IV – Sistemas de Regulação e Manutenção
Tecido sanguíneo
Sistema linfático.
Sistema circulatório
Sistema respiratório

Métodos de Ensino

As metodologias visam produzir aprendizagens e tornar os estudantes mais autónomos nos processos formativos. Associam-se estratégias de transmissão de conteúdos com discussão e análise de temas propostos, articulando o conhecimento da anatomofisiologia com a utilidade clinica e conceptual em enfermagem. Estratégias convergentes com o desenvolvimento de competências incluem produção de
textos, revisões teóricas, apresentações em sala de aula e debates. A orientação dos estudantes é centrada na análise das situações problema propostas pelos estudantes. Competências de escrita e oralidade são desenvolvidas paralelamente com a aquisição de conhecimentos.

A avaliação é contínua:Realizada em três provas individuais. A classificação final é a média aritmética dos resultados obtidos. Os estudantes podem optar por avaliação final, realizada por prova individual.

Bibliografia

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Motricidade Humana.
Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2015). Gray's anatomia clínica para estudantes (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. R. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8 ed.). Rio de
Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.
Netter, F. H. (2014). Atlas de Anatomia Humana (4 ed.). São Paulo: Elsevier.
Pina, J. A. E. (2007). Anatomia Humana do coração e vasos. Lisboa: Lidel.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana da Locomoção (5 ed.). Lisboa: Lidel.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel.
Rouviére, H., & Delmas, A. (2006). Anatomia humana descriptiva, topográfica e funcional (11ª ed. Vol. I, II, III). Barcelona: Masson SA.
Seeley, R. R., Stephens, T. D., & Tate, P. (2011). Anatomia e Fisiologia (8ª ed.). Loures:Lusodidata