2024

Pós-produção e Efeitos Especiais

Nome: Pós-produção e Efeitos Especiais
Cód.: VIS12793L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido competências nos cuidados a ter na produção
audiovisual de forma a potenciar a utilização de pós-produção de imagem e som e a inclusão de efeitos especiais
no objecto final, bem como a sua operacionalização através das ferramentas disponíveis neste âmbito.

Conteúdos Programáticos

Registo fotográfico de imagem e som no contexto da pós-produção de imagem e efeitos especiais. Sistemas
LIDAR.
Animação e captura de performance (facial e corporais).
Digital Asset Management Systems (DAMs) e metadados
Técnicas de pós-produção de imagem: rotoscopia, criação e manipulação de imagens matte, manipulações de
cor e exposição, filtros de distribuição espacial, transformações bidimensionais e tridimensionais, chroma
keying, fotogrametria e fotocartografia.
Técnicas de pós-produção de som: overdubbing, efeitos sonoros, equalização, redução de ruído e mistura final.
Genéricos e motion graphics.

Métodos de Ensino

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta resulta da soma de a) e b).

Bibliografia

Sawicki, M. (2007). Filming the Fantastic. Burlington, MA: Focal Press.
Fielding, R. (1985). The Technique of Special Effects Photography (4 ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Kitagawa, M., & Windsor, B. (2008). MoCap for Artists. Burlington, MA: Focal Press.
Bratt, B. (2011). Rotoscoping. Burlington, MA: Focal Press.
Hullfish, S. (2008). The Art and Technique of Digital Color Correction. Burlington, MA: Focal Press.
Wright, S. (2010). Digital Compositing for Film and Video (3rd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Rose, J. (2009). Audio Postproduction for Film and Video (2nd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Brinkmann, R. (2008). The Art and Science of Digital Compositing (2nd ed.). Burlington, MA: Morgan Kaufmann.

Equipa Docente (2023/2024 )