2023
Multimédia Tangível II
Nome: Multimédia Tangível II
Cód.: VIS12792L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arte Multimédia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido competências de proficiência intermédia nas
técnicas e tecnologias utilizadas em projetos de multimédia tangível, ou numa perspectiva mais alargada,
processos computacionais e informação digital transferidos para forma física, especificamente, peças
escultóricas produzidas digital ou procedimentalmente, representações tridimensionais de informação, bigdata
e meta-dados usando impressão tridimensional.
técnicas e tecnologias utilizadas em projetos de multimédia tangível, ou numa perspectiva mais alargada,
processos computacionais e informação digital transferidos para forma física, especificamente, peças
escultóricas produzidas digital ou procedimentalmente, representações tridimensionais de informação, bigdata
e meta-dados usando impressão tridimensional.
Conteúdos Programáticos
Impressoras 3D: características, materiais e técnicas.
Digitalização tridimensional de objectos. Limpeza e afinação de resultados.
Técnicas de escultura e modelação digital manual e procedimental.
Repositórios e armazenamento local de dados. Criação de representações tridimensionais de dados usando
Python.
Exportação de objectos para impressão.
Integração de sensores, controladores e atuadores em peças impressas.
Digitalização tridimensional de objectos. Limpeza e afinação de resultados.
Técnicas de escultura e modelação digital manual e procedimental.
Repositórios e armazenamento local de dados. Criação de representações tridimensionais de dados usando
Python.
Exportação de objectos para impressão.
Integração de sensores, controladores e atuadores em peças impressas.
Métodos de Ensino
O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
Classificação Final: soma de a), b) e c).
2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
Classificação Final: soma de a) e b).
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
Classificação Final: soma de a), b) e c).
2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
Classificação Final: soma de a) e b).
Bibliografia
EVANS, B. (2012). Practical 3D Printers. Berkeley, CA: Apress. http://doi.org/10.1007/978-1-4302-4393-9
FISHER, G. (2013). Blender 3D Printing Essentials. Birmingham, UK: Packt.
FISHER, G. (2013). Blender 3D Printing Essentials. Birmingham, UK: Packt.
Equipa Docente (2022/2023 )
- João Miguel de Carvalho Lopes Mesquita [responsável]